Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 22 de julho de 2024

Telescópio Espacial James Webb descobre as primeiras estrelas do Universo. O tamanho delas - chamadas de "estrelas monstruosas "- é 10 mil vezes maior do que o Sol

Terça 30/05/23 - 6h52

Cientistas utilizando o Telescópio Espacial James Webb detectaram indícios das primeiras estrelas a se formarem no universo.

Os dados coletados revelaram a presença de estrelas supermassivas, também conhecidas como "monstruosas", que possuem um tamanho cerca de 10 mil vezes maior do que o Sol.

Essas estrelas estão presentes nos registros de 100 mil a 1 milhão de estrelas dos aglomerados globulares, compartilhando características semelhantes, inclusive em seus períodos de formação.

A descoberta dessas "estrelas monstruosas" pode fornecer informações valiosas sobre os primórdios do universo, sendo consideradas como "fósseis" pelos cientistas.

Estudos adicionais sobre os aglomerados globulares e a formação dessas estrelas podem contribuir para uma melhor compreensão desses fenômenos.

Imagens dos aglomerados globulares, como o NGC 2419, têm sido divulgadas pela NASA, destacando a importância dessas descobertas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais