Última sessão da cúpula dos Brics será nesta segunda-feira, no Rio, com megaesquema de segurança
Segunda 07/07/25 - 6h25Encerrando sua programação já nesta segunda-feira, chega ao fim a 17ª Cúpula dos Brics, realizada no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.
O encontro, com a tradicional "foto de família" dos líderes e convidados, foi marcado por debates sobre meio ambiente, a COP30 e a saúde global, além de inovação e tecnologias emergentes.
Na primeira sessão do dia, líderes de Brasil, Índia, África do Sul, China, Rússia, além de parceiros como Indonésia e Egito, discutiram temas centrais.
Foi adotada uma nova declaração conjunta com compromissos em saúde, combate a doenças socialmente determinadas, governança da inteligência artificial e financiamento climático.
Um dos momentos foi a sessão sobre meio ambiente, com ênfase em ações climáticas alinhadas à COP30, refletindo o interesse do bloco em fortalecer a liderança global do Sul .
Os líderes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, não compareceram e foram representados por seus delegados.
A declaração final, divulgada no domingo, reforçou compromissos em saúde, inteligência artificial e mudanças climáticas.
A partir das 9h, acontecerá a última sessão, com previsão de participação das delegações no Museu de Arte Moderna.