Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - segunda-feira, 19 de maio de 2025

Centro-direita venceu a eleição em Portugal, neste domingo, mas ainda sem maioria para governar sozinha

Segunda 19/05/25 - 6h20

Portugal realizou sua terceira eleição legislativa em três anos, refletindo instabilidade política.

A coligação de centro-direita Aliança Democrática, liderada por Luís Montenegro, venceu o pleito com 28,8% dos votos e conquistou 80 dos 230 assentos no Parlamento, ficando aquém da maioria absoluta de 116 cadeiras.

O Partido Socialista (PS), anteriormente no poder, obteve 28% dos votos e 78 assentos, representando uma perda significativa em relação às eleições anteriores.

O partido de direita Chega emergiu como a terceira força política, alcançando 18,1% dos votos e aumentando sua representação parlamentar de 12 para 50 deputados.


Montenegro descartou formar uma coalizão com o Chega, citando diferenças ideológicas e preocupações com a estabilidade governamental.


A participação eleitoral foi de 59,9%, a mais alta desde 2005, indicando um aumento no engajamento.

A ascensão do Chega e a fragmentação do parlamento sinalizam uma mudança no cenário político português, tradicionalmente dominado por dois partidos principais.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais