Trump admite que viajará à Venezuela. Última viagem de um presidente dos EUA foi em 1997
Sexta 13/02/26 - 18h43O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira 13 que pretende fazer uma visita à Venezuela.
A declaração foi feita a jornalistas na Casa Branca, mas Trump não definiu data para a viagem.
"Eu vou fazer uma visita à Venezuela. Ainda não decidimos quando", disse o presidente americano. Trump elogiou a relação com a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, classificando a parceria como "nota dez" e destacando a cooperação na área de petróleo.
Perguntado se reconhece oficialmente o governo de Rodríguez, Trump respondeu afirmativamente, dizendo que os Estados Unidos estão negociando diretamente com ela.
O anúncio ocorre pouco mais de um mês após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro em uma ação militar americana em Caracas, no dia três de janeiro.
Maduro e sua esposa estão detidos em Nova York, aguardando julgamento por acusações de tráfico de drogas.
A aproximação entre os dois países vem se intensificando nos últimos dias.
O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, esteve na Venezuela nesta semana e se reuniu com Delcy Rodríguez.
Além disso, o governo Trump anunciou a flexibilização de sanções ao setor energético venezuelano, autorizando cinco grandes petroleiras estrangeiras, incluindo Chevron e Shell, a retomarem operações no país.
O governo interino da Venezuela, por sua vez, tem feito concessões, como a libertação de presos políticos e a aprovação de reformas para abrir o setor de petróleo ao capital estrangeiro.
A visita de Trump, se confirmada, será a primeira de um presidente americano em exercício ao país desde 1997.


