Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Divulgado hoje: Brasil afunda no índice de corrupção e fica muito abaixo da média global, inclusive nas Américas. Repetiu a segunda pior nota da série histórica

Terça 10/02/26 - 7h19

O Brasil mergulha numa percepção muito ruim de corrupção no cenário internacional.

Segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2025, divulgado nesta terça-feira pela organização Transparência Internacional, o país obteve 35 pontos em uma escala que vai de 0, considerado muito corrupto, a 100, muito íntegro.

Com essa nota, o Brasil ocupa a 107ª posição entre 182 países e territórios avaliados, repetindo sua segunda pior pontuação da série histórica, que começou em 2012.

O resultado representa uma estagnação, já que a pequena variação de um ponto em relação a 2024 é considerada estatisticamente insignificante pelos especialistas.

O desempenho coloca o Brasil bem abaixo da média global e também abaixo da média das Américas, que é de 42 pontos.

Países como Dinamarca, Finlândia e Cingapura lideram o ranking com as melhores notas.

O índice, que é o principal termômetro mundial sobre o tema, não mede casos concretos de corrupção, mas sim a percepção de especialistas, pesquisadores e executivos sobre a integridade do setor público.

Paralelamente ao índice, a Transparência Internacional divulgou um relatório analisando o ano de 2025 no Brasil.

O documento destaca um cenário contraditório, com avanços em algumas investigações, mas também a ocorrência de grandes escândalos de corrupção e um agravamento da infiltração do crime organizado em setores do Estado.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais