Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Polícia Civil faz operação para combater furto especializado de máquinas agrícolas e equipamentos de usinas solares, ao longo do ano: grupo atua (também) na área de Pirapora e Buritizeiro

Terça 02/12/25 - 9h57

9h31m, terça-feira, da Polícia Civil:

Grupo é investigado por furtos de equipamentos agrícolas e de usinas solares

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na última sexta-feira (28/11), a operação Lux Fracta, voltada ao combate a uma organização criminosa especializada em furtos qualificados de máquinas agrícolas pesadas, equipamentos de usinas solares e materiais de alto valor.

O grupo atuava nas regiões de Buritizeiro e Pirapora, no Norte do estado, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de diversos materiais probatórios, incluindo cinco celulares, quatro chips telefônicos, cinco chaves e cadeados de máquinas agrícolas, uma caixa de drone, uma fonte estabilizadora, uma máquina de cartão, além de documentos e equipamentos eletrônicos.

Durante o cumprimento de um dos mandados, em Uberlândia, um dos alvos foi preso em flagrante por crime ambiental.

Investigações

As apurações tiveram início após o registro de furtos ocorridos ao longo do ano. O grupo criminoso é suspeito de subtrair maquinários pesados – como trator-esteira e caminhões – e grandes quantidades de cabos de cobre de empresas envolvidas na implementação de parques solares e na distribuição de cabeamento em torres de alta tensão.

Segundo a investigação, o grupo apresentava alto grau de especialização. Os integrantes tinham conhecimento técnico para operar o maquinário das vítimas – chegando a usar pás-carregadeiras do canteiro de obras para carregar materiais furtados, transportando-os nos caminhões das empresas – além de domínio sobre rotinas de segurança dos locais. Havia ainda divisão clara de tarefas entre executores, operadores de máquinas e receptadores.

Próximos passos

As investigações prosseguem para identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa, recuperar bens subtraídos e delimitar a real extensão da atuação do grupo, que tem causado prejuízos significativos a empresas do agronegócio e do setor de geração de energia na região.

A operação foi realizada pela Delegacia de Polícia em Buritizeiro, com apoio da 4ª Delegacia Regional em Pirapora.

Lux Fracta

O nome da operação faz alusão direta ao principal foco das ações criminosas, que são as usinas de energia solar e seus componentes, estabelecendo uma relação simbólica entre a fragmentação da luz e o desmantelamento da organização criminosa.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais