Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Sobrado ao lado do Centro Cultural, onde morou o primeiro vigário da Matriz, mulher e 8 filhos, agora é do município e vai perpetuar a história

Sexta 05/09/25 - 14h19

A Prefeitura de Montes Claros acaba de comprar o imóvel histórico conhecido mais recentemente como Sobrado de Hildebrando Mendes, ao lado do Centro Cultural.

A ideia é integrar o casarão ao Centro Cultural Hermes de Paula e ampliar a estrutura voltada para atividades culturais na cidade.

VIGÁRIO

No local, morou o primeiro vigário da Matriz, em 1835.


Padre Paulo Barbosa foi o primeiro vigário da Matriz de Montes Claros, assumindo em 1835, época em que a então vila se consolidava como centro religioso e administrativo no norte de Minas.

Ele se estabeleceu no solar próximo à matriz, que também serviu como residência de sua família.


Embora sacerdote, teve oito filhos reconhecidos, que se tornaram figuras de destaque na sociedade local, dando origem a ramos familiares importantes da região.

Esses descendentes tiveram atuação em áreas como política, economia e cultura, ajudando a formar a liderança do município no século XIX.


Padre Paulo Barbosa marcou a história de Montes Claros tanto pela função de primeiro vigário da Matriz quanto pela descendência numerosa, que deixou presença na formação social e cultural da cidade.

No mesmo período, pouco antes, o cônego Chaves - pai de Antonio Gonçalves Chaves, governador de 2 estados brasileiros - exerceu forte liderança eclesial, administrativa e política em M. Claros. Exerceu o poder por longo período e deixou destacada descendência, que inclui também o poeta João Chaves e seu irmão, o jornalista Monzeca, nomes de expressão nacional.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais