Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 17 de maio de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°39817
De: Luiz de Paula Data: Sábado 18/10/2008 08:54:58
Cidade: Montes Claros/MG

(Do livro "Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos" - Parte 49)

A CHEGADA DA SUDENE

A colonização do Brasil se fez do litoral para o interior e cedo se evidenciou o desequilíbrio no desenvolvimento do país, com o interior, de um modo geral, e o Nordeste, em especial, perdendo o compasso do crescimento, situação que foi se agravando no Nordeste com o fenômeno das secas.
Historicamente aqui onde vivemos já pertenceu à Bahia, até a margem direita do Rio das Velhas. A região pagava tributos à Bahia e as igrejas eram providas de vigários pelo bispo de Salvador.
A partir do século XIX o Nordeste passou a ser um sorvedouro de verbas federais, no geral mal aplicadas ou não aplicadas. Criara-se a chamada “indústria das secas”.
Mas o crescente interesse mundial pelo desenvolvimento econômico e pelos conceitos e idéias de planejamento econômico começou a penetrar nos círculos oficiais e profissionais brasileiros.
Dentro dessas novas perspectivas, em dezembro de 1959 foi criada a Sudene, que passou a coordenar o desenvolvimento regional do Nordeste, a partir da formação de infra-estrutura material e humana, mediante a construção de rodovias, geração e distribuição de energia elétrica, saneamento básico, programas de pesquisas, de educação e outros. E ofereceu incentivos fiscais e creditícios ao empresariado, convocando-o para participar do processo mediante a implantação de indústrias para a transformação da matéria prima regional em produto acabado, com emprego da mão-de-obra da região.
Nunca se louvará bastante o quanto a SUDENE foi importante para o desenvolvimento econômico e social desta região.
Foi tão decisivamente marcante a presença da Sudene, que em qualquer avaliação que se faça do desenvolvimento do Norte de Minas há de se reconhecerem duas fases distintas: antes e depois da Sudene.

Em 1962 o Governador Magalhães Pinto, por intermédio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, liderou um projeto para implantação do Frigorífico Norte de Minas – Frigonorte, para abater o boi e industrializar a carne bovina, beneficiando-se dos incentivos da Sudene. E convidou-me para integrar a diretoria desse primeiro projeto de Minas Gerais a dar entrada na Sudene.
É oportuno esclarecer que a diretoria não era remunerada. Era um múnus público, como o exercício da vereança. Bons tempos, aqueles. O Brasil era uma nação séria.
Não fui remunerado com honorários. Mas fiquei conhecendo a legislação incentivadora da Sudene e aprendi como elaborar e implantar um projeto. Em meu entendimento chegara a hora de se pensar numa fábrica de tecidos para a região.
Havia na cidade uma pequena e antiga fábrica de tecidos grossos, com equipamento de 50 anos atrás, totalmente ultrapassada. Era seu proprietário o Dr. Simeão Ribeiro Pires, na ocasião Prefeito Municipal, líder político altamente conceituado.
Procurei-o para fazermos uma fábrica nova. E convidei-o para irmos a Recife e Fortaleza, a fim de nos entendermos com o Superintendente da Sudene e com o presidente do Banco do Nordeste.
Tendo ele aceitado o convite, fiz contatos com Recife e Fortaleza e convidei para irem conosco o gerente local do Banco do Nordeste, Hélio de Moraes, o comerciante de tecidos, Edílson Carneiro, o mecânico Antônio Aquino e o motorista Walter Ramos. O dr. Simeão convidou o dr. Geraldo Gomes, seu cunhado.
Fomos por terra. Saímos daqui no dia 6 de fevereiro de 1963. A viagem durou duas semanas.
Naquele tempo a Sudene dispunha de recursos abundantes e estava à cata de bons investidores. Fomos muito bem acolhidos e incentivados na Sudene. O mesmo aconteceu no Banco do Nordeste, cujo presidente, o saudoso Dr. Raul Barbosa, colocou o BNB à nossa disposição para financiar o empreendimento com juros diferenciados, a longo prazo.
Minha iniciativa foi matéria de primeira página na imprensa local.
Em nossa estada na Sudene, em Recife, o Superintendente em exercício, Dr. José Aristóphanes Pereira, deixou escapar que a Sudene estava igualmente interessada na recuperação de fábricas antigas.
Ao chegar a Montes Claros, o Dr. Simeão Ribeiro demonstrou maior interesse na recuperação de sua fábrica ao invés de se implantar uma fábrica nova.
Agradeci a ele a proposta para acompanhá-lo e ofereci-lhe algodão com um ano de prazo para ajudá-lo em seu projeto de melhoria da fábrica. E fiquei com o meu sonho de construir uma fábrica moderna para Montes Claros.
O Frigorífico era um grande projeto. Mas eu sonhava mais alto. Em minha condição de usineiro de algodão o passo à frente, em minha atividade industrial, era a fábrica de tecidos.
Mas o investimento situava-se acima de minhas possibilidades. Era preciso encontrar um sócio.
Foi disso que passei a cuidar.

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39816
De: Marden Carvalho Data: Sábado 18/10/2008 07:38:19
Cidade: Londres  País: Inglaterra

ESTAREMOS TODOS CONECTADOS!?
Uma nova revolução tecnológica irá ocorrer na próxima década. E dentre todas as novidades ou aperfeiçoamentos que irá surgir, será a conectiviade! Haverá antenas de internet banda-larga assim como existem hoje antenas de telefonia móvel. Antenas com capacidade de levar internet a mais de 200km com uma velocidade superior de 20Mbps, conhecidas como WiMAX (nos dias atuais temos velocidades de 1Mbps com distancias de 200metros, WiFi). Nossos celulares terão cameras digitais com mais de 50MegaPixel e micros cartoes que poderão amarzenar mais de 250GB de informação (atualmente os celulares modernos tem cameras de 8Mpixel e memórias de 4GB).
E tudo isso custará quase nada, ou pelo menos 10 vezes menos que os preços atuais. Celulares se conectarão com a tecnologia VoIP, de forma totalmente gratuita como se faz hoje com o programa Skype. Nossas ligações de telefone celular, mensagens ou video-mensagens custarão ZERO, bastando para isso aceitar alguns vídeos publicitários de empresas que pagarão os custos de nossos telefones. Desaparecerá o computador de mesa (desktop), todos teremos um computador móvel (laptop, notebook). Também irá desaparecer muitas das profissões que temos hoje e outras novas irão surgir. Iremos viver mais e trabalhar menos. Nosso ganho será maior, com uma melhor produtividade.
Tendo mais tempo disponível, dedicaremos mais tempo à familia, aos amigos, ao nosso bairro, à nossa comunidade como um todo. Todos com celulares à mão, seremos como uma espécie de repórteres do futuro. Registraremos tudo em qualquer parte e com isso ajudaremos na resolução de muitos crimes que hoje ficam impunes. Seremos uma espécie de cidadão-policial. Estaremos melhor informados. Faremos partes de comunidades virtuais e juntos exerceremos uma força maior para discutirmos e resolvermos os nossos problemas. Estudaremos de forma diferente, estaremos mais acostumados com palavras do tipo e-learnig. Estudaremos em casa, na praia ou na fazenda. Estudaremos aquilo que mais gostamos. Escolheremos o melhor professor para atender aos nossos anseios. Ficará mais fácil e mais barato aprender um segundo ou terceiro idioma. E nossa universidade poderá ser no Brasil, Estados Unidos ou em qualquer pais da Europa.
Ganharão as empresas que estiverem melhor informadas. As que apostarem mais na qualidade de vida de seus funcionários. Com a era da industrialização o mundo rural deixou de ser o que era e o mesmo está ocorrendo com o mundo industrializado de hoje, está sendo suplantado pela era da informatização. Podemos chamar isso de: menos = mais. Menos trabalho físico e uma maior produtividade. Espero que estejamos todos preparados para essa nova era, a era da informatização. E deixo aqui uma pergunta aos nossos dirigentes e orgãos competentes: ESTAREMOS TODOS CONECTADOS?

(Marden Carvalho, de 34 anos, nasceu em Montes Claros, imigrou aos 21 anos para o Japão, onde morou por dois anos. Depois de breve retorno à terra natal, foi para Portugal, onde permaneceu por 5 anos, seguindo para a Espanha (3 anos). Atualmente, está na Inglaterra onde trabalha em duas áreas: computadores, reparacao, e como barman)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39811
De: Aparecido Data: Sábado 18/10/2008 01:56:49
Cidade: Montes claros - mg

Em S. Paulo, a maior cidade do Brasil, a candidata a prefeito hoje prometeu internet banda larga para toda a população. De graça. Em M. Claros os serviços pagos nesta área continuam extremamente caros, caros e muito deficientes, funcionando a reboque das necessidades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39802
De: Cida Data: Sexta 17/10/2008 18:11:32
Cidade: Moc

Ufa! Novamente 38 graus e 17 por cento de umidade do ar. Por diversos bairros da cidade, há sinais de fumaça, sinal de que alguém queima alguma coisa. Em Bh choveu. Aqui, no meio da tarde, nuvens se adensaram e acenderam a esperança. Que não veio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39800
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 17/10/2008 17:44:56
Cidade: Brasilia/DF

A mensagem 39784 é alvissareira, mas só faltou dizer qual o equipamento será utilizado no trecho MOC/BH e vice versa.A meteorologia aqui está informando que para o DF e todo o norte de Minas o fim de semana terá chuvas para amenizar um pouco o calor causticante que anda na região. Pelo menos uma esperança.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39794
De: laura correa Data: Sexta 17/10/2008 16:27:03
Cidade: Montes Claros

Já não bastasse o barulho dos carros dos candidatos, o calor infernal, agora são as malditas muriçocas que não deixam ninguém dormir. Aqui no bairro Morada do sol, elas só faltam nos carregar . é um zummmmmm na orelha a noite toda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39793
De: Rodrigo Data: Sexta 17/10/2008 16:19:46
Cidade: BH  País: Brasil

Neste momento aqui em BH, às 16:15hs, cai um temporal muito forte com fortes raios e trovoadas, o tempo escureceu bastante parecendo estar anoitecendo. Espero que a chuva possa caminhar para nossa querida Montes Claros e região que tanto necessita...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39791
De: Waldyr Senna Data: Sexta 17/10/2008 14:16:05
Cidade: Montes Claros/MG

Votos que decidem

Waldyr Senna Batista

O reagrupamento de forças para o segundo turno da eleição em Montes Claros deu-se na forma esperada: Luiz Tadeu Leite (PMDB), recebeu o apoio dos deputados Jairo Ataíde (DEM), Ana Maria Resende (PSDB) e Carlos Pimenta(PDT); e Athos Avelino ( PPS), o do deputado Rui Muniz ( DEM). Como de costume, em todos os casos deve ter havido acertos envolvendo apoios futuros e concessão de espaços na eventual administração, mas disso não se saberá tão cedo. Todos jurarão, de pés juntos, que tudo se deu em homenagem aos mais elevados interesses do município.
Mas sempre há o que explicar. Jairo deve ter aderido ao seu velho e ferrenho adversário, junto com Ana Maria, movido pela notória aversão a inimigo integrante do grupo do atual prefeito com quem não compartilha a mesma mesa. Mas consta que sua justificativa foi de outra ordem. Teria dito a adepto seu que “onde estiver o Athos, eu estarei do outro lado”. Resquícios da campanha de 2004, em que Athos esperava ser seu candidato, mas, por influência do governador Aécio Neves, o então prefeito ignorou o trato, alinhando-se ao deputado Gil Pereira, na época favorito, e que, devido a esse acordo, não chegou sequer ao segundo turno. Além disso, o atual prefeito não mede palavras quando se refere à chamada “herança maldita” que lhe foi transferida pelo antecessor e para cuja regularização, segundo ele alega, tomou-lhe quase dois anos do mandato.
Já o deputado Carlos Pimenta, que apoiou a atual administração desde o início, bandeou-se para o lado de Rui Muniz com direito a indicar o irmão vereador como candidato a vice, alegando que não teve tratamento adequado durante os três anos e meio em que freqüentou a prefeitura. Perdida a eleição, retornou ao aprisco de Tadeu, onde iniciou sua trajetória, com quem rompera por ter sido preterido em campanha passada na indicação do vice-prefeito na chapa do PMDB.
Os três ( Jairo, Ana Maria e Carlos) compuseram a coligação que lançou a candidatura de Rui Muniz, sem grande empenho, limitando-se a ligeiros pronunciamentos nos programas de televisão. Foi um apoio simbólico, como aqui referido antes e agora confirmado por Rui na entrevista em que anunciou sua decisão. Ele desdenhou da influência dos três ao rotular como seus 24 mil dos 35 mil votos obtidos, sublinhando que eles serão transferidos integralmente a Athos, cuja campanha prometeu abraçar. Na sua opinião, o jogo assim está empatado, pois essa é precisamente a diferença de votos entre os dois que se classificaram para a segunda etapa.
Argumento típico de palanque, pois é incerto o destino que costuma ter o acervo eleitoral dos candidatos eliminados. Dificilmente ele se transfere por inteiro a um dos postulantes, havendo, a rigor, duas outras hipóteses: distribuição meio-a-meio, não tendo influência, portanto, no resultado do primeiro turno; e parte considerável desses eleitores opta pelo candidato que apresenta mais chance de vitória, o chamado efeito manada, característica dos que querem levar vantagem em tudo. Há teorias para todos os gostos, dependendo do interesse de quem manipula os números.
O certo é que, no conjunto de quase 200 mil votos apurados, tirar diferença de 25 mil constitui tarefa extremamente difícil. A não ser que, na curta duração da segunda etapa, surja denúncia com efeito demolidor, capaz de desestabilizar o candidato classificado em primeiro lugar.
Que não é o caso do texto que freqüentou as redações e os murais eletrônicos no início desta semana, dando conta de que o promotor Felipe Gustavo Gonçalves Caires pediu a quebra do sigilo bancário do candidato Luiz Tadeu Leite nos dois períodos em que ele exerceu o mandato de prefeito. A informação procede, houve o pedido do Ministério público, mas em processo antigo, razão pela qual a divulgação de agora não provocou qualquer impacto. É possível até que esse processo tenha contribuído para a inclusão do nome do ex-prefeito na “lista suja” da ABM ( Associação brasileira de magistrados), situação amplamente explorada na atual campanha. Ou seja, já provocou o estrago que tinha de produzir.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39790
De: Adeilson Evangelista Nascimento Data: Sexta 17/10/2008 14:01:51
Cidade: Brasília/DF

Titulo da notícia: 21 mil já trocaram de operadora; em M.Claros, mudança chegará entre 8 de novembro e 6 de dezembro
Comentário: A Portabilidade do número de telefone, para a troca de prestadora de serviços será possível a partir de 10 de novembro, data exata da ativação comercial em toda a área 38. No entanto, a regra da Portabilidade já esta valendo quando se trata de mudança de endereço ou alteração do plano de serviços (inclusive de pré-pago para pós-pago ou vice versa) ou quando se deseja a Portabilidade de códigos não geográficos (0800). Além de poder manter o número, as novas regras impostas pela Anatel proporcionarão aos usuários melhores condições de negociação com as prestadoras já que a solicitação da Portabilidade significará a denuncia do contrato com a prestadora atual e a efetivação da mesma o cancelamento do contrato com a antiga prestadora, mesmo se o usuário estiver em débito ou sob vigência de contrato de fidelidade (Art. 44 do Regulamento Geral de Portabilidade). O usuário terá ainda 2 (dois) dias para cancelar uma solicitação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39784
De: Joaquim Cruz Data: Sexta 17/10/2008 11:30:14
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Quinta-feira, 16 de Outubro de 2008 15:40 De: "Rosangela Souza - Airminas" Adicionar remetente à lista de contatos Para: [email protected]: [email protected] Sr, Boa Tarde Agradecemos pelo seu contato com AIR MINAS. Conforme solicitação, informamos que estaremos operando o trecho de Montes Claros apartir de 25/01/2009, nos horários: Belo Horizonte (PLU) Montes Claros(MOC) 18:00 19:00 Montes Claros(MOC) Belo Horizonte(PLU) 07:00 08:00 Informamos que estaremos operando este trecho com tarifas promocionais apartir de: R$ 179,00(Cento e sententa e nove Reais) de acordo com assentos disponíveis. Atenciosamente Rosangela Souza Central de Reservas 0300 210 2112

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39783
De: Data: Sexta 17/10/2008 11:17:50
Cidade: MONTES CLAROS

Dez horas da manhã em M. Claros. E, no centro, os termômetros já marcam 34 graus. A mesma temperatura que, ontem, foi a segunda maior do ano em Belo Horizonte. Lá, a maior temperatura do ano foi 35 graus. Ontem, aqui, tivemos temperatura de 38. E outras iguais estão na previsão, e até mais. Brasília, que tinha um dos piores índices de umidade do ar do Brasil, já perdeu esta condição para M. Claros. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39782
De: Edmilson Data: Sexta 17/10/2008 11:04:26
Cidade: Montes Claros

Recomeçam os murmúrios de que a Câmara de Vereadores vai construir seu "palácio" no começo da avenida Correia Machado, numa área ocupada por campo de futebo bem de frente da praça dos mortos Jatobás. A idéia surgiu há cerca de 3 anos. Os vereadores chegaram a fazer uma cerimônia no local e fixaram uma rica placa de bronze, que foi furtada na mesma noite. A reação da população à construção do "palácio" fez com que os autores da idéia recuassem. Agora, volta-se a falar na construção, consumindo milhões dos poucos recursos públicos da população. Desconhecem o resultado das urnas. Dos 15 vereadores, apenas seis permaneceram na fuinção. Foi fechar as urnas, há 15 dias, e a conversa do palácio recomeçou. Vai desgastar a Câmara, antes que tomem posse os novos vereadores. A população demonstra novamente que não vai aceitar calada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39777
De: Alice Data: Sexta 17/10/2008 09:29:18
Cidade: Moc

Passei ontem à noite por aquela vegetação que protege a nascente (olho dágua) que sustenta a lagoa do parque municipal de M. Claros. A área, como chamou a atenção a mensagem do sr. Ucho Ribeiro, está sendo entulhada, virou depósito de lixo, por ação de terceiros. Ontem, a degradação chegou a um nível pior, pois havia fogo no local. O mato ressequido na beira do asfalto era comido por chamas, que marchavam em direção ao olho dágua. A umidade do ar em M. Claros está muito abaixo do nível mínimo, mínimo, para a vida humana, e nem assim defendemos com unhas e dentes (e mais o que houver) a vida que agoniza perto de nós!! Estamos soterrando pequenas lagoas urbanas e deixando de socorrer nascentes perenes, que alimentam de pouca água o principal parque urbano de M. Claros. Até onde o nosso descaso e desinteresse ficarão impunes??? Por favor, façamos algo, todos nós.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39776
De: Luís Data: Sexta 17/10/2008 09:18:20
Cidade: Montes Claros/MG

Muito barulho, baixa umidade e calor nas alturas. É o que nos espera em Montes Claros até o domingo das eleições, dia 26, pela previsão da meteorologia divulgada hoje. Das três coisas - barulho, umidade baixa e calor - a única que está ao nosso alcance modificar é o barulho. Apelamos aos políticos para que tenham pena de nós e reduzam, pelo Amor de Deus, o barulho que semeiam por toda a cidade. Ninguém aguenta mais! Já sabemos quem são os candidatos, já sabemos os seus propósitos, parem de atormentar a população! Pelo menos isto! Quanto a melhorar a umidade, a solução é fazer o que quis (e fez em parte) o prefeito Toninho Rebello - implantar lâminas dágua pela cidade. O lago norte, hoje popularmente chamado de Pampulha, melhora a umidade da cidade na região leste. O outro, que deveria ser construído na região da Vargem Grande (e que teria mudado o clima da cidade), foi cancelado pelos políticos. No local, hoje, existem bairros que sofrem, ao contrário, com a excessiva umidade, pois o local é um baixio, área que foi pântano. Todos ganharíamos se o lago ali existisse, como planejou o melhor prefeito que M. Claros já viu, e que o tempo e a história confirmarão. Agora, para fazer chover e baixar a temperatura, a solução é só uma: rezar. Onde estão as tradicionais procissões de antigamente, onde pessoas simples e devotas, com pedras na cabeça e flores, faziam procissão por velhos cruzeiros pedindo chuva e cantando - "oh que nuvem tão bonita, boa de Deus mandar chover; chuva que chove e o santo que alumeia - ora pro nobis!!"

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39775
De: Lourrane Data: Sexta 17/10/2008 09:12:59
Cidade: moc

a missa de 7º dia de Vinicius sera dia 18/10(sabado) 07:00 horas da manha na igreja Sao Noberto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39773
De: Simone Data: Sexta 17/10/2008 08:33:28
Cidade: Montes Claros

Gente, pelo amor de Deus! não vejo a hora da campanha eleitoral acabar! Ontem estava uma verdaeira balbúrdia na praça Dr. Carlos. A gente sai do trabalho cansada, stressada por causa do calor, da baixa umidade do ar, da luta de cada dia e se depara com aquela confusão. Manifestantes dos dois canditados travando uma verdadeira batalha para ver quem consegue barulhar mais...como se não bastassem as carrocinhas de cd que fixam ali naquele horário de pico. "PÁRE O MUNDO QUE QUERO DESCER...!!!!!!!"

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39772
De: Raphael Reys Data: Sexta 17/10/2008 06:42:19
Cidade: Moc - Mg  País: Br

DUAS DE PARAQUEDAS E DUAS DE BAIANEZ.
Maroto, notório chofer de praça com seu Odsmobile preto, trabalhou na cidade de 1940 a 1990. Era também piloto de aeronaves, notívago e Don Juan tupiniquim. Tinha um Teco-Teco amarelo com o qual cruzava os céus de Figueira.
Certa feita foi às Alterosas e trouxe o famoso pára-quedista Ricardo, um galã para fazer o primeiro salto sobre Montes Claros. O fato foi anunciado pelos quatro costados da urbe. No domingo marcado para o “show”, a população lotou o aeroporto local.
A bruxa, entretanto, estava solta e quando houve o lançamento do pára-quedista um forte vento com redemoinho o arrastou para uma mata próxima. Uma pequena multidão de afoitos e campesinos locais correu para prestar socorro ao “homem show” e como não conheciam o local, nove deles caíram dentro de uma cisterna abandonada. O pára-quedista se salvou, mas nenhum curioso escapou com vida!
Já em 1957, época da comemoração do Centenário da cidade, um avião Hércules da Força Aérea, com pára-quedistas, sob o comando do Tenente Álvaro, veio abrilhantar as nossas comemorações. A população delirava com a perspectiva do “show” e feitos os lançamentos novamente o vento do Romãozinho levou os pára-quedistas para longe.
Foram cair na chácara de Joaquim Costa, onde hoje fica o Bairro Santo Inácio. Enroscaram-se no bananal existente no local e foram encontrados todos besuntados de banana amassada...
Leônidas Lino, notório halterofilista com academia montada ao lado do campo do Ateneu, cheio de valentia e bazófia, por ter proteção de políticos para os quais prestava serviço de quebra-faca, costumava bagunçar nos lupanares após se encharcar de gole.
Certa tarde chegou ao Bar Maravilhoso, “point” central dos cabarés de outrora em pleno centro da urbe. Lá bebia e abafava um estranho recém chegado, vestindo terno de linho branco, sapato furadinho no bico, lenço de seda no bolso do paletó, abotoaduras e prendedor de gravatas de ouro. Estava com a mesa cheia das melhores e mais apetitosas mariposas da noite.
Leônidas chegou e logo enciumou em cima do galã baiano, recendendo a perfume “Nuit de Noel”. Beirou o homem, mexeu, desacatou, chamou para a briga. O dândi baiano se vendo pressionado pediu um cabide. Pendurou a camisa de seda, paletó e gravata. Tirou os adereços de ouro, o sapato de pelica e foi para fora para encarar a briga.
Aplicou dois rabos de arraia no nosso Leônidas e o botou de cara no chão. Ficaram só as bolotas dos olhos brilhando, o resto se encharcou de pó. Ao se levantar, recebeu mais duas chaves de pernas no pescoço e capotou em definitivo no solo tupiniquim!
O segundo coro aconteceu no Parque de Diversões instalado nos lotes vagos de Pedro Paulino, na rua General Carneiro, no bairro Morrinhos. Corria farta jogatina nas barracas ali instaladas e as cobras criadas da casa depenavam a população que se divertia arriscando um troco!
Chega um caboclo moreno, mal vestido, de sandálias de tiras, jeito de roceiro. Na verdade, era um baianinho, cobra criada no Recife e Fortaleza onde quebrava qualquer banca de apostas. Conhecia todas as treitas e roubos em jogos de azar! Como começou a ganhar sem parar, os donos da espelunca chamaram os policiais a paisano, que davam segurança à noite.
Detido sob falsa acusação, o baianinho, uma cobra criada, sabia o que o esperava e deu uma de sofredor abrindo o barreiro e pedindo à população para socorrê-lo. Flechou de gente em cima, atendendo aos gritos de desespero do pequeno homem que vendo seus braços soltos baixou a capoeira e deu a maior sova na dupla!
Ai choveu amarra-cachorros, puxa-sacos, cupinchas, mas não deu nem para começar. O homem era uma autêntica cobra da vida. Deu muita pernada, distribuiu porrada a valer e, logo após, saiu correndo como uma ventania sem que ninguém o alcançasse.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39770
De: Wellington (Ton) Data: Quinta 16/10/2008 23:32:38
Cidade: Tres Marias - MG  País: Brasil

Referente a mensagem N° 39719.
Querida Tânia, sempre vejo o jornal Montes Claros. com para matar a saudade da nossa querida Montes Claros. Vi a reportagem sobre o acidente, olhei as fotos e não conseguia reconhecer o Cléber. O nome não batia, mas o olhar do jovem era igual o da Kiu na foto postada, me deixou com uma certa amargura, e infelizmente vim saber do ocorrido. Que dizer numa hora dessas... Fica a saudade, mas a certeza absoluta: Cleber e seus amigos são sinais vivos da ressurreição de Cristo Senhor. Oremos sempre por eles e pelos nossos outros amigos que partiram. Saudades sempre do Tio Bida, Tio Borges, Dna. Euny, Cléber, Dedé, Dedê, Márcia. Fraterno consolo a todos.
Ton

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39769
De: Tristeza Data: Quinta 16/10/2008 21:14:17
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Boa noite! Gostaria que quem soubesse o horário e o local da missa de 7º dia de Vinícius, por favor, divulgasse aqui no site. Obrigada!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39767
De: J. Alves Data: Quinta 16/10/2008 18:34:36
Cidade: Montes claros

"Após bancos, Europa promete ajudar indústrias"
Esta é a manchete da BBC de Londres, de agora, quando já é madrugada lá. Mostra a pronta atuação das autoridades da Europa em socorrer os setores da economia atingidos pela grave crise. Chamo atenção para o fato de o setor rural do Norte de Minas estar em agonia há cerca de duas décadas, afligido pelas secas anuais e principalmente pelos bancos; os agricultores e criadores gritam, gritam, perdem a voz de tanto gritar, pedindo socorro, mas ninguém os ouve. Esta é uma das causas do esvaziamento do campo e do inchaço das cidades, como toda a consequências que ambos os casos produzem. Viveremos em guetos, com os campos transformados em vastidões desérticas e calcinadas? Até quando?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39766
De: Virgílio Data: Quinta 16/10/2008 18:13:00
Cidade: M. Claros

Foi insuportável a canícula em Montes Claros, hoje à tarde. Ás 3 horas, o calor atingiu os 38 graus e a umidade relativa do ar baixou novamente para os 15 por cento. Uma lástima. E não há notícias do plantio de novas árvores em M. Claros, mesmo nas novas praças e avenidas. E há denúncias de que nascentes de água próximas ao centro estão sendo aterradas, como foi foi o caso do Max-Min Clube e nas proximidades do Parque Municipal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39765
De: Prefeito Data: Quinta 16/10/2008 18:07:35
Cidade: Monte azul/MG

(...)O prefeito eleito de Monte Azul, Joaquim de Deja, pelo visto terá que provar que não é analfabeto e ainda que não praticou crime de falsificação. É que ele está sendo acusado de ter apresentado diploma falso à justiça eleitoral. Os documentos comprobatórios foram encaminhados ao cartório eleitoral pela advogada Francisca Gabriela Batista. Eles também estão sendo investigados pela Polícia Federal. Segundo a advogada, no diploma apresentado consta de que ele foi aprovado no 4º ano em dezembro de 1970. Como nasceu em 1928, estava com 40 anos estudando na sala de crianças. Cita ainda que a diretora da Escola Florêncio Ferreira Lima, Maria Elvira Machado Teles, nega que a assinatura seja sua e que a própria professora que assina o diploma, Lídia Maria Primo, não lecionava no educandário na época em que ela era diretora

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39753
De: Silva Data: Quinta 16/10/2008 13:35:33
Cidade: Moc/MG

Foram detidos no bairro Melo, aproximadamente às 11:40h, dois ladrões que haviam roubado uma residência e já estavam roubando a segunda, quando foram surpreendidos pelos policiais que foram chamados por transeuntes e com o auxílio destes conseguiram efetuar a prisão. Os moradores estão assustados com o grande número de assaltos que vem ocorrendo nequela região. Pois este de hoje mesmo, foi de grande tumulto na rua principal do bairro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39752
De: Clarisse Data: Quinta 16/10/2008 13:31:09
Cidade: Montes Claros

Palavras me tocaram!
Palavras de um pai poeta,
Que perdeu um filho tão inspirador
Quanto a própria poesia!
Que exemplo de filho!
Nem o conheci, mas já o admiro
Mesmo que já foi entregue a Deus.
Que exemplo de pai!
Poeta e Homem.
Que Deus retribua o presente
Com o conforto da Alma
E com a calma no coração!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39751
De: Carlos Data: Quinta 16/10/2008 13:26:41
Cidade: Montes Claros

Pesso a Deus que o proximo prefeito eleito combata a poluição sonora, apesar dos dois candidatos que disputam a prefeitura serem os maiores poluidores sonoros com seus carros e bicicletas de som.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39750
De: Cléa Data: Quinta 16/10/2008 12:58:43
Cidade: montes claros  País: brasil

Realmente foi um absurdo que fizeram com o bairro Alcides Rabelo, deixaram o bairro sem entrada, estar um horror pq temos como disse o José Geraldo temos que ir quase la no chimarrão para fazer o retorno, por favor ajude, e tome uma providência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39749
De: Jose Geraldo Lopes Data: Quinta 16/10/2008 12:26:25
Cidade: Montes Claros

Queria pedir aos engenheiros responsáveis pela duplicação da Av Magalhães, que façam uma rotatória para o bairro alcides rabelo. Simnplesmente isolaram nosso bairro. Temos que ir ao chimarrão e retornar para entrar no bairro. E qdo queremos ir ao max mim, temos que vir até o alto são joão. Que que é isto ??? Por favor publiquem, Grato

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39748
De: LEONARDO Data: Quinta 16/10/2008 11:39:57
Cidade: Montes Claros

Gostaria de corroborar com tudo que foi dito acerca do "Garoto" Vinícius. Garoto, que há alguns anos era conhecido por "chaveirinho" do Capítulo MOntes Claros da Ordem Demolay. Chaveirinho pelo tamanho brando...porém um caráter majestoso, uma ser que nos três anos de convivência jamais o vi fazer mal a qualquer pessoa. Pessoas como você irmão não pertencem a este mundo cruel, cheio de maldades e exploração da pessoa humana. Vá em paz meu amigo, agora que certamente estás em um lugar melhor que nós! Á família, meus sinceros sentimentos!Ogrigado!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39747
De: Sissa Data: Quinta 16/10/2008 11:13:43
Cidade: M.Claros

16/10/08 - 11h01 - "Deus, entrego-te meu filho"
Calem-se todos. Valor (muito) mais alto se alevantou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39746
De: Jr. Data: Quinta 16/10/2008 11:13:27
Cidade: montes claros - mg

Quando o Evangelho de Jesus Cristo for difundido em toda a terra e na sua pureza doutrinária original, as pessoas entenderão que a morte não existe e que a vida continua depois do túmulo. Breve é o tempo em que isto ocorrerá...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39745
De: Carlos Alberto Data: Quinta 16/10/2008 10:43:46
Cidade: Montes Claros

DENTRE NÓS HAVIA UM ANJO

Até 12 de outubro de 2008 éramos seis. Seis pessoas normais: com desejos, encantos, desencantos, alegrias e sofrimentos.

Mãe e Pai, Irmãs e Neta. Dentre seis havia um anjo.

Anjo Vinícius! Homenagem ao Poetinha.

Vinícius Silva Pereira. Antes dele éramos quatro. Helena escondeu o sexo do rebento, não quis falar da sua virilidade.

A mãe presenteara o pai: “nasceu o seu companheirinho” (...)

E nasceu mesmo, filho lindo, mulato ou pardo, marca do pai. Nasceu pronto para ser amigo. Dormia agarrado à camisa do velho, talvez para não perder o cheiro (e diminuir a distancia dos quatrocentos quilômetros de BH).

Cresceu entre pipas que empinaram juntos, sonhos voados nos ares abençoados de Montes Claros. Vocação para anjo alado: gostava de pipas e ventos.

Companheiro de pescarias e de sonhos.
Musical como o velho; tocavam o mesmo instrumento.

Acabaram as pescarias. Acabaram as pipas. Acabaram os ventos. Morreu o rebento; e o pai morto por dentro.

O filho agora é ANJO. A festa é de Deus.
Quero vê-lo na festa, nem que seja um pouquinho. Quem sabe um dia...

DEUS, entrego-te meu filho. E peço que me perdoe pela incompreensão e ira de perdê-lo. Quero forças para acreditar...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39741
De: Marlon Arlen Data: Quarta 15/10/2008 23:30:42
Cidade: Santa Catarina

(...)"Um acidente banal de trânsito, sem vítimas, está causando polêmica em Brasília e embaraços ao embaixador do Paraguai, Luiz Gonzáles Arias. Tudo porque seu filho, o estudante de medicina Sebastian González Ayala, de 19 anos, dirigindo sem habilitação e com visíveis sinais de embriaguez, bateu em dois outros veículos e, após se recusar a fazer teste de bafômetro, saiu impune do local, sob escolta de uma viatura do Batalhão Rio Branco, da Polícia Militar.O acidente ocorreu ontem no setor central de Brasília. Com dificuldade para se expressar, Sebastian assumiu a culpa e admitiu ter bebido antes de pegar no volante. Mas pela Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário desde 1965, ele não responderá a processo e não perderá a permissão de dirigir, como determina o Código de Trânsito Brasileiro. Nem mesmo terá de pagar a multa de R$ 957 por dirigir alcoolizado. Ele nem sequer foi levado para a Delegacia para prestar depoimento. A inviolabilidade, segundoo comandante do Batalhão, tenente coronel Alair Garcia Júnior, é extensiva aos familiares dos diplomatas e alcança as esferas penal, civil e administrativa. "Uma das nossas atribuições é garantir que as imunidades sejam respeitadas porque, do contrário, o Brasil estaria desrespeitando norma de direito internacional", explicou. "É difícil de aceitar, mas é a lei: mesmo que fosse um crime mais grave, não poderíamos algemá-lo ou sequer detê-lo", acrescentou o comandante.O caso é recorrente na capital do País, onde circulam mais de 2 mil veículos diplomáticos, mas a reação indignada cada vez que isso ocorre está levando o Itamaraty, a exemplo de outros países, a adotar medidas para conter abusos praticados por pessoas beneficiadas por imunidade. A partir de janeiro de 2009, por proposta da sua Coordenação Geral de Privilégios e Imunidades, os veículos de embaixadas passam a integrar o Registro Nacional de Veículos (Renavan). Em tese, eles ficarão com isso equiparados aos brasileiros em geral, no que diz respeito a multas de trânsito.Embora não tenha de pagá-las, por conta da imunidade, a medida funcionará no mínimo como constrangimento, tática adotada por vários países para conter os abusos de pessoas com imunidade diplomática."
Enquanto isso, aqui embaixo....As leis são diferentes...


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39734
De: Tomé Data: Quarta 15/10/2008 16:46:43
Cidade: Montes Claros-MG

Qua foi o motivo da explosão da picape com os fogos de artificio? O transporte estava sendo feito à noite ( com temperatura amena e umidade maior). Só a pericia para nos dizer.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39730
De: Anderson Alves de Oliveira Data: Quarta 15/10/2008 15:39:58
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Tragédia envolvendo o garoto Vinícius...Que Deus o tenha na sua mais alta misericórdia meu caro Vinícius... há muitos anos não o via, mas fica em minha mente as recordações do seu tempo de infância e adolescência os quais eram comuns você brincar de soltar pipa na rua da sua casa (Av. Santos Guimarães)... o tempo passou e você virou homem, pequeno no tamanho, mas gigante na bondade e humildade e no carinho para com as pessoas ao seu redor. Você deixará muitas saudades. Um grande abraço e minhas condolências à família (Michelle, Joyce, Helena e Carlinhos).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39729
De: Michelle Silva Pereira Data: Quarta 15/10/2008 14:33:55
Cidade: Montes Claros/MG

A morte do Vincius foi uma trágedia para todos nós. Não é fácil perder uma pessoa que se ama tanto. Ele foi uma pessoa maravilhosa, um excelente filho e mais que um irmão para mim. Quero agradecer a todos que enviaram mensagens de carinho e conforto para nós. Muito obrigada. Michelle Silva Pereira

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39719
De: Tânia Rachel de O. M. Leite Data: Quarta 15/10/2008 10:32:49
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: Ranger com fogos de artifício explode, mata comerciante e deixa duas pessoas feridas, entre M. Claros e Bocaiúva

Comentário: Amigos, O nome do comerciário não é o que está escrito e sim: Cleber Floramy de Oliveira, cujo a idade é de 42 anos. Nascido em 14/11/1965. Portanto ele iria fazer 43 anos no próximo mês.Como irmã e amiga do trio é que aproveito a oportunidade para agradecer a todos que neste momento partilha conosco a nossa tristeza e quero dizer que os três amigos estão destribuindo alegrias com fogos de artifícios no céu com todos os anjos e santos transmitindo alegrias à todos aqui na terra. Sem mais, Atenciosamente, Irmã do Cleber Floramy de Oliveira

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39718
De: Luiz de Paula Data: Quarta 15/10/2008 10:31:08
Cidade: Montes Claros/MG

(Do livro "Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos" - Parte 48)

COMO NASCEU A COTEMINAS

Minha história pessoal é simples. Sou personagem do êxodo rural. Nasci na roça e aos 8 anos e meio de idade vim para Montes Claros, para aprender a ler, escrever e contar, como se dizia naquele tempo.
Meu pai era pequeno comprador de algodão no povoado e dispunha de galpão com tulhas de algodão. Meu convívio com o algodão começou brincando nessas tulhas. Dessa época ficou o cheiro de algodão que até hoje carrego na memória.
Meu primeiro emprego foi em uma firma compradora de algodão, aos 18 anos. Três anos depois essa firma associou-se a uma empresa beneficiadora de algodão e se instalou em Montes Claros, então a maior praça algodoeira do Estado.
Nessa ocasião eu estudava contabilidade à noite e fui transferido, como escriturário, para a nova empresa, da qual assumi a contabilidade três anos depois, com participação nos lucros.
Nove anos após, durante os quais trabalhei como contador e gerente, um dos sócios resolveu mudar de atividade e me vendeu 35% do capital da empresa. Passados mais oito anos, adquiri os restantes 65% e mudei o nome da empresa para Algodoeira Luiz de Paula S.A.
Estávamos em 1960.
O que era naquele tempo o Norte de Minas?
Não era a potência que hoje conhecemos.
Longe dos centros de decisão do Estado e mal servido de meios de comunicação, o Norte de Minas era a região menos conhecida e mais atrasada do Estado. A decantada prosperidade de Minas encontrava no setentrião mineiro, uma área de exceção. Outras regiões do Estado, situadas mais próximas da Capital ou do Rio e São Paulo prosperavam e constituíam a Minas Gerais conhecida. A Minas Gerais dos grandes políticos, dos banqueiros, das riquezas minerais, da propalada prosperidade. O Norte de Minas era chamado de terra dos “baianos cansados”, numa referência aos colonizadores da região e aos milhares de bons nordestinos que vieram depois em demanda de São Paulo e Paraná e se deixaram ficar nestas plagas que tanto se identificavam com sua terra de origem.

Em 1960 a população da cidade era de 46.531 habitantes, segundo dados do IBGE. Hoje, como sabemos, é de 320.000.
No setor primário, destacavam-se a pecuária e a cotonicultura como atividades principais.
No secundário, a posição de Montes Claros, no ano de 1960, era bastante modesta. A força de trabalho aplicada à indústria não alcançava, àquela época, 1.000 empregos diretos, sendo estimada em 2.000 para todo o Norte de Minas.
Dois produtos se revelaram da maior importância para a colonização e desenvolvimento do Norte de Minas, por sua adaptação às condições regionais de clima e solo – o boi e o algodão.
Por longos anos o boi era vendido “em pé”, para as charqueadas e frigoríficos de Minas, São Paulo e Rio. E o algodão era vendido bruto e só mais tarde passou a ser descaroçado na região e remetido em fardos para as fábricas de tecidos também de Minas, São Paulo e Rio.
O Norte de Minas produzia apenas matéria prima.

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39716
De: Débora Ireno Data: Quarta 15/10/2008 07:53:06
Cidade: Barbacena/MG

Titulo da notícia: Morreram os três ocupantes da Ranger que explodiu com fogos de artifício, sábado
Oi. Meu nome é Débora Ireno. Sou prima do Cleber, que estava no acidente. Nossa, quanta dor! Peço a Deus que abençoe tio Nilson e todos os primos. E que dê o descanso eterno ao meu primo, que tanto nos fez sorrir nesta vida! Cleber, bjs para vc!!! Saudade demais do seu sorriso!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39713
De: Jair de Medeiros Data: Terça 14/10/2008 23:31:45
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Convivi relativamente pouco com o Vinícius, apesar de q minha mãe é amiga da mãe dele há mtos anos. Tocamos na mesma banda por uns 6 meses eu acho (ele tocava contrabaixo). No entanto, esse pouco tempo foi mais q o suficiente pra perceber o quanto ele era uma pessoa especial, tinha uma energia boa q simplesmente não sei explicar, um cara que transpirava alegria, com aquele sorriso q era marca registrada dele. Não preciso dizer o qto ele fará falta. Só sei dizer q realmente sinto mto neste momento, pela família dele e principalmente por ele. Nunca vou esquecer dos bons momentos q passamos juntos. Um grande abraço pra vc, cara, onde quer q esteja. Que Deus te ilumine e hj e sempre. Que ele esteja sempre com você!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39712
De: Nome: vinicius versiani Data: Terça 14/10/2008 22:27:58
Cidade: China  País: Extremo Oriente

Estamos na China neste momento ouvindo a 98 fm .Mande um abraco pra (....) por favor. Vinicius da Star Promocoes e Ronaldo veloso. Abs..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39706
De: Flávya Data: Terça 14/10/2008 16:21:42
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Boa Tarde, venho em nome de toda minha familia agradecer todas as mensagens de apoio e orações, por causa do falecimento de Vinicius. Muito Obrigada a todos vocês e peço que continuem rezando por todos nós, principalmente por meus tios e minhas primas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39697
De: Mariana Data: Terça 14/10/2008 13:03:24
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: Ladrões assaltam joalheria no centro, mototaxista no bairro São Judas e mercearia no Jardim Palmeiras
Comentário: O que me deixou indignada foi a tranquilidade do bandido em sair da joalheria, pegar a bicicleta, de revolver em punho descer a rua no quarteirão fechado, as pessoas gritando e não aparecer um policial.Ele ñ correu apenas mostrava a arma para as pessoas.Em que mundo nós estamos?Onde estão as autoridades?Recorrer a quem?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39694
De: Rubens Santana Data: Terça 14/10/2008 11:41:49
Cidade: montes claros

Cada uma hora de atividade física rende duas horas a mais de vida A prática de Atividade Física é de fundamental importância para uma melhor qualidade de vida. O sedentarismo e o estresse são causadores de muitas doenças: 37% das mortes por câncer, 54% dos óbitos por doenças cardiovasculares e 50% dos derrames fatais. É bom ressaltar que cada hora dedicada à atividade Física rende duas horas a mais de vida. Aos 30 anos a absorção de cálcio diminui e a densidade óssea fica 0,5% menor a cada ano. Atividades de médio impacto, como caminhada, ginástica localizada e ciclismo, estimulam as células produtoras de ossos a trabalhar com mais vigor, prevenindo o enfraquecimento ósseo. Aos 40 anos as veias e artérias tendem a perder elasticidade. Com os vasos sangüíneos mais rígidos, a pressão arterial aumenta. Exercícios aeróbicos como pedalar, andar nadar e dançar ajudam a preservar o tônus do músculo cardíaco impedindo a perda da elasticidade. Aos 45 anos o ritmo respiratório fica lento. Atividades aeróbicas como natação, caminhada e hidroginástica ajudam a preservar o ritmo respiratório. Aos 50 anos o músculo cardíaco fica menos elástico. Atividades corriqueiras passam a exigir um esforço muito maior do coração. As articulações ficam menos flexíveis e os movimentos começam a ficar mais restritos. A prática da musculação treina o coração para esforços intensos. Exercícios de alongamento ajudam a manter as articulações em bom estado. Aos 60 anos a massa magra (muscular) é de 30% a 50% menor do que era na mocidade. O depósito de gordura, por sua vez, é 11% maior. Atividades aeróbicas, como natação, caminhada e hidroginástica aumentam o nível de oxigênio nos músculos, o que lhes garante um bom funcionamento. Exercícios de força, entre eles a musculação e a ginástica localizada, recuperam o tônus muscular.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39693
De: Oseias Data: Terça 14/10/2008 11:09:53
Cidade: Montes Claros/MG

O olho vivo, que funciona em BH há bastante tempo, e que começou em M. Claros muito recentemente (até com promessa de ampliação, não cumprida), começa a sofrer críticas. A população argumenta, com razão, que não adianta filmar, se não há policiamente eficiente. Filmar, ajuda a investigar, depois, auxilia a polícia judiciária, mas não garante o cidadão dos riscos que estão em toda parte. Em Bh, um homem foi estupidamente morto com pauladas na cabeça, na madrugada de ontem, tudo diante das câmeras do olho vivo.O autor foi preso, minutos depois, mas a vítima, de 31 anos, estava bem morta, com a cabeça empastada. Portanto, é preciso vigiar e prevenir. Do contrário, o máximo que chegaremos é ter a nossa insegurança filmada, como num filme de terror. REal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39692
De: Vasconcelos Data: Terça 14/10/2008 10:56:43
Cidade: Brasília DF

A bolha que estourou no mundo grande lá fora, a bolha pode estourar muito mais coisas do que imaginamos. Agora, é só prestar atenção na bolha perto de nós. Lula, na Espanha, e depois na Índia, e depois em outro lugar qualquer do mundo, até perto do fim das eleições, talvez ainda não saiba o que pode fazer a tal bolha com o seu governo. Prestem atenção na bolha. Ela vai estourar, e re-estourar por várias vezes. A bolha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39690
De: MM Data: Terça 14/10/2008 10:02:35
Cidade: Montes Claros/MG

É muito dolorosa a história deste acidente que matou 3 pessoas na explosão de uma Ford Ranger com fogos de artifício, na estrada Moc-Bocaiúva, perto do Pentáurea, na madrugada de sábado. A versão mais difundida é de que o jovem Vinicius, de 24 anos, e Kleber, de 42, já haviam deixado o carro logo que principiou sinal de fogo. Voltaram, para tentar salvar o motorista Gérson Antônio Neto, que tinha dificuldades para sair. Neste momento, teria ocorrido a explosão que matou Gérson, empregador e amigo de Kleber, e jogou à distância o seu funcionário e também o amigo e vizinho Vinicius. Vinícius teria pedido socorro. Os dois estariam vivos não fosse o gesto de nobreza de retornar para salvar o amigo em dificuldades. É a versão mais aceita. Ao acidente que comove a cidade, junta-se agora o relato do gesto de heroísmo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39686
De: Evangelista Data: Terça 14/10/2008 08:53:28
Cidade: Montes claros

A política, aqui e em toda parte, virou um empurra-empurra de péssimo mau gosto. Vejam o caso de M. Claros: de um lado, Athos Avelino, Humberto Souto e Ruy Muniz. Do outro lado, Tadeu Leite, Jairo Ataíde e sua mulher Ana Maria. Pergunto: há alguma coerência nesses arranjos? Os partidos nada significam. As idéias muito menos. Nós, nós viramos os bobos da corte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39685
De: guilherme Data: Terça 14/10/2008 08:48:19
Cidade: martinópolis  País: brasil

Quanto tem motivos para dar graças a DEUS.Então começe a dar graças a ele.De onde ele te tirou,e onde ele te colocou,ele prometeu te colocar.Ele disse que vai te colocar no lugar de vencedor e não de perdedor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39683
De: Renata Juliana Martins Data: Terça 14/10/2008 08:38:55
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: Ranger com fogos de artifício explode, mata comerciante e deixa duas pessoas feridas, entre M. Claros e Bocaiúva
Uma perda muito grande para nossa sociedade,Netinho foi um grande empresário e marcou a história da nossa cidade, o Cleber cresceu com minha família nas ruas do bairro Funcionários e na Lagoa da Barra, deixa os amigos com muitas saudades e lembranças da sua alegria,sorriso e sua eterna presença,é uma das melhores pessoas que já conheci.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°39681
De: Verônica Data: Terça 14/10/2008 08:27:48
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

É triste demais receber uma noticia assim, Vinicius tão querido, doce, educado. Nós vizinhos, sentiremos muitas saudades do carinho e da amizade que ele sempre ofertou a todos nós. Deixo meus pêsames a minha amiga Michele, á Helena, Joyce e Carlinhos. Que Deus possa confortar todos vocês.(... fica sempre um pouco de perfume, das mãos que oferecem rosas, das mãos que sabem ser generosas...) Vinicius, sentiremos saudades!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: