Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - segunda-feira, 15 de junho de 2026

Preço do petróleo registra forte queda. E bolsas da Ásia e da Europa abriram em alta nesta segunda-feira após o acordo pela paz entre Irã e Estados Unidos

Segunda 15/06/26 - 6h04

Bolsas da Ásia e da Europa abrem em alta nesta segunda-feira, dia 15, após anúncio do acordo de paz entre Estados Unidos e Irã.

O entendimento preliminar prevê o fim da guerra e a reabertura do Estreito de Ormuz, uma das rotas mais importantes para o transporte de petróleo no mundo.

Na Ásia, o índice Nikkei, de Tóquio, saltou 5%, atingindo máxima histórica de 69 mil 317 pontos. Na Coreia do Sul, o Kospi avançou 5,2%. Na China, o Shanghai Composite subiu 1,6%.

Na Europa, o DAX, da Alemanha, avançou 1,7%. O CAC 40, de Paris, também subiu 1,7%. Em Londres, o FTSE 100 teve alta de 0,8%.

Nos Estados Unidos, os índices futuros de Nova York sinalizam abertura positiva, com o S&P 500 em alta de 1,2%.

O preço do petróleo registrou forte queda.

O barril do tipo Brent recuou 4 dólares e 8 centavos, cotado a 83 dólares e 25 centavos.

O petróleo referência nos Estados Unidos caiu 4 dólares e 51 centavos, negociado a 80 dólares e 37 centavos.

Apesar do alívio nos mercados, analistas alertam que a estabilização completa dos preços de combustíveis e fretes marítimos pode levar meses.

Empresas de navegação e seguros aguardam garantias de que o acordo será cumprido.

A assinatura formal do texto está prevista para sexta-feira, dia 19, na Suíça.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais