Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 14 de julho de 2024

Estados Unidos enviam submarino nuclear de ataque rápido para sua base em Cuba. (Ali perto estão 4 navios de guerra da Rússia, 2 deles com capacidade atômica)

Quinta 13/06/24 - 18h17

Os Estados Unidos enviaram o submarino nuclear de ataque rápido USS Helena para a Baía de Guantánamo, Cuba, após a chegada de navios de guerra russos a Havana para exercícios militares.

O governo norte-americano não considere a movimentação russa uma ameaça, mas a Marinha dos EUA monitorará de perto, designando embarcações e aviões para vigiar os exercícios, conforme afirmou Conselho de Segurança.

A parada do submarino em Guantánamo é parte de uma "visita de porto rotineira" durante sua viagem pela região do Comando Sul.

O USS Helena já está nas águas da base militar, onde os EUA operam desde 1903.

Os quatro navios de guerra russos, em Cuba para exercícios militares, são parte de uma colaboração entre os dois países anunciada no início do mês.

Dois dos navios russos têm capacidade nuclear, mas nenhum deles está carregando armas nucleares, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores cubano.

Os exercícios, que não representam uma ameaça segundo os EUA, estão sendo monitorados por uma frota americana que inclui três destróieres lançadores de mísseis, um navio da Guarda Costeira e uma aeronave de patrulha marítima.

A movimentação dos navios russos está prevista para durar até 17 de junho.


***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais