Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - sábado, 30 de setembro de 2023

Veja o que fazer caso perca o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda, que vence às 23h59m de hoje

Quarta 31/05/23 - 6h43

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2023 termina às 23h59 desta quarta-feira (31).

Os contribuintes que não acertarem as contas com o leão até esse horário ficarão sujeitos a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e limite máximo de 20% do valor do imposto.

Para agilizar o processo e tentar declarar a tempo, os especialistas recomendam algumas dicas.

O primeiro passo é baixar o programa de preenchimento do IR 2023 no site da Receita Federal ou usar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" disponível para Android e iOS.

Se você tiver acesso à declaração pré-preenchida, que está disponível para contas nível prata ou ouro, é uma ótima opção.

Ela importa automaticamente dados cadastrais, bem como informações enviadas por bancos, prestadores de serviços e pela própria Receita Federal.

Caso não tenha acesso à declaração pré-preenchida ou ela não esteja atualizada, comece preenchendo as informações que afetam a base de cálculo do Imposto de Renda. É importante enviar a declaração dentro do prazo, mesmo que esteja incompleta, pois é possível realizar uma retificação posteriormente.

A estratégia de enviar a declaração incompleta e depois retificar não prejudica o contribuinte, desde que a retificação seja feita o mais breve possível.

A declaração retificadora substitui integralmente a declaração original e pode ser enviada a qualquer momento, mas é essencial enviar a declaração original dentro do prazo.

No entanto, após o prazo, não é possível alterar o modelo da declaração (de simples para completa, ou vice-versa). Além disso, se as informações resultarem em mais impostos a pagar, a diferença será recolhida com multa e juros.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais