Inteligência Artificial ajudou a desenvolver antibiótico capaz de vencer espécie mortal de superbactéria
Domingo 28/05/23 - 8h27Cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, fizeram uma descoberta importante ao utilizar inteligência artificial para desenvolver um novo antibiótico capaz de combater uma espécie mortal de superbactéria.
O medicamento experimental, denominado "abaucin", agora será submetido a testes de segurança antes de ser utilizado em seres humanos.
Essa conquista representa a primeira evidência de que a IA pode ser aplicada no desenvolvimento rápido de medicamentos, de acordo com os pesquisadores.
As superbactérias representam um desafio significativo para a área médica.
Elas são formas evoluídas de bactérias que desenvolveram resistência aos antibióticos comumente utilizados pelos médicos, exigindo, assim, pesquisas contínuas para o desenvolvimento de novos medicamentos.
Neste estudo em particular, os pesquisadores concentraram-se na espécie Acinetobacter baumannii, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das três superbactérias mais "críticas".
Essa bactéria tem a capacidade de adquirir DNA de outras espécies bacterianas presentes no ambiente, incluindo genes de resistência a antibióticos, e demonstra resistência a praticamente todos os antibióticos atualmente disponíveis.