Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pesquisa indica que 1,6 milhão de pessoas - homens na quase totalidade - trabalham como motoristas ou entregadores de aplicativos no Brasil

Quinta 13/04/23 - 7h08

Pesquisa inédita realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) identificou que 1.660.023 pessoas trabalham atualmente como motoristas ou entregadores de aplicativos no Brasil.

A pesquisa analisou informações fornecidas por empresas como iFood, Uber, 99 e Zé Delivery, além de entrevistar mais de 3 mil trabalhadores dessas categorias profissionais, coletando dados como faixa etária, gênero, raça e escolaridade.

Os resultados revelaram que a idade média dos motoristas é de 39 anos e que 60% deles possuem ensino médio completo.

Já entre os entregadores, a idade média é de 33 anos e 59% possuem ensino médio completo.

A pesquisa identificou que 62% dos motoristas e 68% dos entregadores são pretos ou pardos.

Em relação ao gênero, 95% dos motoristas e 97% dos entregadores são homens.

A pesquisa também levantou informações sobre a ocupação prévia dos entregadores, identificando que 26% tinham ocupação prévia, mas abandonaram o posto para se dedicar exclusivamente aos aplicativos, enquanto 31% mantiveram suas atividades mesmo depois de iniciar o trabalho com entregas.

28% dos entregadores estavam procurando trabalho, 7% não estavam procurando trabalho e 2% nunca haviam trabalhado antes.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais