Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - terça-feira, 9 de agosto de 2022

Alerta: vírus da raiva achado em morcego, também na Vila Guilhermina, dispara "ação de bloqueio" a 500 metros da sede da Prefeitura de M. Claros. Cães e gatos precisam ser vacinados rapidamente, independente da última vacina recebida

Terça 21/06/22 - 13h12


Divulgação da Prefeitura de M. Claros:

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros iniciou na manhã desta terça-feira, 21, uma ação de bloqueio contra a raiva, após a confirmação da doença em um morcego encontrado na Vila Guilhermina. Cães e gatos estão sendo vacinados em frente ao prédio da Prefeitura, que fica na mesma região.

Joel Fontes Souza, médico veterinário e responsável técnico do Centro Controle de Zoonoses, informa que “moradores que residem em um raio de até 500 metros da Prefeitura de Montes Claros devem levar os animais para serem imunizados. Toda vez que a gente encontra um morcego positivo para o vírus da raiva precisamos fazer esse bloqueio em um raio de quinhentos metros, com a vacinação de todos os cães e gatos da área”.

Ainda segundo o profissional, é de fundamental importância que os moradores levem os animais, mesmo que estejam sendo vacinados todos os anos, para que a população, tanto humana quanto animal, não corra o risco de contrair a doença.

A ação de bloqueio acontece até a próxima sexta-feira, 24, das 7h30 às 16h30, no Pátio da Prefeitura de Montes Claros. O bloqueio vai proteger os bairros da região da Vila Guilhermina, Cândida Câmara e adjacentes. A prevenção é a melhor forma de cuidar do seu bicho de estimação.

“A população deve ficar em alerta pelo risco iminente da transmissão da raiva, uma vez que está circulando em animais silvestres. O Município se preocupa em fazer intervenções pontuais para que essa contaminação não chegue a animais domésticos e nem ao ser humano”, conclui o médico veterinário.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais