Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°83154
De: Petrônio Braz Data: Segunda 5/3/2018 08:01:35
Cidade: Montes Claros/MG

Tradição e Cultura

Não tivessem as tradições vinculadas à cultura de qualquer povo, primitivo ou civilizado, sido preservadas não teriam chegado aos nossos tempos os valores da Grécia clássica e, na Europa, os edifícios e as obras de arte medievais teriam desaparecido.
Aqui pelo Norte das Gerais pouco se cuida da preservação do nosso passado histórico. Nem mesmo em Montes Claros, cidade universitária, os valores culturais edificados têm sido resguardados, como deviam ser.
Se assim fosse, para que estudar História? O passado deveria morrer. Ser esquecido. Nem mesmo de nossos pais, filhos ou avós, que se foram, deveríamos nos lembrar. É passado. No entanto, nem os bárbaros esqueciam os seus mortos. Eles - os bárbaros - não deixavam sair da memória das gerações as suas tradições.
O que somos está vinculado ao que éramos. Faz parte do processo evolutivo da humanidade. Até hoje não me conformo, por exemplo, com a demolição do Mercado Central da Praça Dr. Carlos. A Administração Municipal poderia ter retirado dele os comerciantes, como Cristo expulsou os vendilhões do Tempo, transformando o local em um Centro Cultural ou em um Museu do Tropeiro. Em Jerusalém os vendilhões foram expulsos, mas as ruínas do Templo ainda se fazem presentes no contexto urbano da cidade.
Falando em tradição, há pouco mais de três anos percorri parte da Estrada Real, na região do Parque Nacional da Serra do Cipó. Em Ipoema, distrito de Itabira, que se localiza no curso da mesma Estrada, presenciei as comemorações do 5º Aniversário da instalação do Museu do Tropeiro. Ali, no Centro de Minas Gerais, as tradições são resguardadas e o povo se orgulha delas. Vive-se o passado com os pés no presente. O progresso não apagou da memória as andanças a cavalo, a vida rural em sua inteireza plena. As ruas e a própria estrada (ainda de terra) com incontáveis cavaleiros, orgulhosos de serem ruralistas. Na lembrança revivi os meus próprios tempos de vaqueiro, quando na mocidade auxiliava, nas férias escolares, os trabalhos de campo na fazenda de meu pai, em São Francisco. Por que, em Montes Claros, ainda não se lembraram de fixar o passado de nossos vaqueiros, dos tropeiros? Verdade que as vaquejadas retêm em nossa memória parte desse passado. Mas não é tudo que se espera, para essa preservação.
Na realidade presente, os caminhões substituíram os vaqueiros no árduo e edificante trabalho de conduzir boiadas. O berrante do vaqueiro foi substituído pela buzina do caminhão. Quem leu Euclides da Cunha viu o vaqueiro nordestino em sua essência física.
Como era eletrizante o topar de um boi na aguilhada de um vaqueiro! Nunca me animei a tanto. Como era dramático o estouro de uma boiada! Presenciei a um, e pretendo descrevê-lo um dia.
A modernidade não deve e não pode apagar as tradições do passado. O Departamento de História da UNIMONTES tem sobre os seus ombros a grande responsabilidade da manutenção da lembrança e da preservação de nossas tradições culturais, que devem ser tratadas com especial carinho.
Preservar a cultura é um dever de cidadania.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83153
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 4/3/2018 14:55:05
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

A SECA DO BIÊNIO 39/40 E AS INUNDAÇÕES DE 1965

Chuva é coisa de Deus. É a água! Além de ser viva... Ela é responsável pela VIDA de toda biosfera. Desde Rinoceronte, passando por nós até o menor dos benton’s.

As “previsões” não precisas, até pelo fato de não serem a “precisão”.
O que mais se ouve é a seguinte pergunta: Cadê a Chuva? Alguns vão logo respondendo a própria (?). - Também desmataram tudo! Correram com ela! Realmente, nestes cinco anos seguidos as chuvas minguaram e para piorar as tempestades solares vieram em forma de calor de rachar mamona.

Montes Claros quando amanhece com o sol de esturricar o solo e os céus. Pode esperar - o consumo de água vai aumentar. Amplia o número de banhos - a mangueira d’água serve para apagar poeira e lavar passeios. Assim são necessários os famosos rodízios.
Mas, o ciclo da água ainda é incógnito. São anos de estudos (monitoramentos), e ainda existem fenômenos misteriosos.

Antigamente na esquina da Rua João Souto c/ R. General Carneiro existia uma Estação Climatológica que era monitorada por Dona Joaninha; era comum as professoras do Grupo Escolar Francisco Sá nos levar para visitá-la. Atentamente ficávamos ouvindo as explicações da observadora meteorológica. Aprendemos “mais ou menos” o que era milímetros de chuva com Dona Joaninha. Lá no ano 1965 Montes Claros a chuva era tanto que me induzia ir à Estação para perguntar o tanto que tinha chovido para narrar ao meu avô “Seu Ponciano”.

Neste ano a gente olhava para a Serra do MELO e assistia as grotas cheias de cachoeiras – era muito bonito. Na baixa toda inundada. A Serra fazia parte da Fazenda MELO que pertenceu a família Tupynambá; onde hoje o Bairro do Melo, Ibituruna e São Luiz, mais tarde, parte dela foi vendida a família Marcondes.
Neste ano tomar banho na chuva e deitar nas enxurradas era a felicidade na nossa infância.

Voltando às chuvas e seu Ciclo; muitas vezes o meu avô José Ponciano me contou que no biênio 1939 / 1940 na Comunidade do Sitio; Granjas Reunidas; Dolabela e Bocaiúva enfrentaram uma das maiores secas - choveu muito pouco - quase nada – nos registros da Rede Ferroviária e da Firma Dolabela Portela, consta que foram menos de 300 milímetros no período de chuva, de Setembro/39 a Abril/40. Segundo meu avô e minha avó, diziam que a seca foi tanta, que não houve chuva sequer para plantar milho; os pastos acabaram ocasião que muitos animais morreram e até gente.

Narravam que o Rio Jequitai em varias partes secou; tinham noticias que o Rio São Francisco oferecia condições de atravessar andando em Pirapora e também em São Romão.

Este fenômeno aconteceu há 78 anos época que não havia tanto desmatamento; a emissão de substâncias gasosas como: dióxido de carbono e metano eram insuficiente para provocar o Efeito Estufa. Digo isso embasado na teoria dos “especialistas”. - Mas, como é possível explicar por que aconteceu a seca bienal no Norte de Minas 39/40?

Deus queira que chova bastante no próximo ciclo chuvoso – como em 1965. Não temos mais a Dona Joaninha para explicar sobre o ciclo hidrológico, mas, acreditamos que muitos mistérios terrestres e celestiais ainda estão para serem desvendados... como o ciclo da Lua e principalmente a influência das tempestades solares no ciclo das chuvas.

- Deus queira que chova. Sem as incursões das gotículas nas nuvens.

(*) José Ponciano Neto é Coordenador da Estação Meteorológica situada na Barragem de Juramento e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83152
De: Manoel Hygino Data: Sábado 3/3/2018 08:16:59
Cidade: Belo Horizonte

Petróleo, ainda

Manoel Hygino

Energia é problema, de modo geral. A que chega pela fiação das distribuidoras de eletricidade e a que move aparelhos de locomoção e transporte, em todas as regiões do planeta. O Brasil mal está saindo de um desafio, porque as chuvas acomodaram as represas, afastando embora temporariamente o risco de racionamento.
Energia, contudo, não é nem será tema ultrapassado. Há os seus preços, que pesam em todos os orçamentos: os industriais, públicos, comerciais, das famílias. Um professor da Universidade de Upsala, Suécia, integrante de um grupo de trabalho, defendeu a teoria de que a capacidade produtiva de petróleo no mundo, não conseguirá acompanhar o aumento de demanda e entraria em declínio de 2013. Estamos nesse período.
Em resumo: iniciamos o processo de redução da produção de petróleo barato, até porque a extração está mais cara. Produção cai, custos aumentam. O presidente da Shell no mundo advertiu que poderá haver um próximo ciclo de disparada nos preços do petróleo, caso a economia cresça. Seria uma nova e grave crise mundial. Para os estudiosos, ela resulta de os respectivos problemas não serem considerados em tempo hábil.
O jornalista Dídimo Paiva comentou: “Com a aprovação do Projeto Regulatório do Pré-Sal (Petrosal), todos pensamos que estávamos iniciando a grande tarefa de ressurreição do Brasil. Alguns órgãos do governo da União informaram que nessa obra já temos cerca de 250 mil pessoas qualificadas na sua execução. Uma tarefa grandiosa, tanto mais que até hoje não conseguimos resolver o problema de educação de qualidade para todos”.
Devemos voltar aos Beatles e conformar-nos com a ideia que o sonho acabou? A verdade é que não terminou o consumo elevado e o brasileiro quer carro, se possível mais de um. A descoberta do pré-sal despertou esperanças, que se vão desvanecendo, principalmente com a recente política de preços. Que, por sinal, já vai mudar.
Os piratas que dirigiram a Petrobras deixaram um rastro de prejuízos e suspeição, que só o tempo se encarregará de vencer, se possível. Mas a gente deste país paga alto preço pelo enriquecimento ilícito de muitos. A empresa, no período áureo, promoveu o maior investimento da indústria mundial de petróleo.
E agora? Evidentemente se cuida do assunto, que é essencial, mas os horizontes ainda não podem ser esplêndidos. O buraco, a cratera, é enorme, sequer foi medida em termos de extensão e profundidade.
Como sair dessa tragédia? Qual o prazo? Qual o preço? Evidentemente, os números serão fantásticos e não nos desvencilhemos da maior crise econômica e moral de nossa administração pública.
Investiga-se e julga-se, enfrentando os meliantes com poder de fogo extremamente elevado. Não se trata de um caso como o de um criminoso do naipe do Rogério 157, sucessor do já preso Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que comandava a venda de entorpecentes em boa parte do Rio de Janeiro. O negócio agora é outro: petróleo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83151
De: Ítalo Teles de Oliveira Data: Sexta 2/3/2018 16:06:20
Cidade: Montes Claros - MG

MGC 479 Januária a Chapada Gaúcha - O DEER-MG divulga edital de concorrência para Elaboração de Projeto de Engenharia Rodoviária para Melhoramentos, Pavimentação e Obras de Arte Especiais numa extensão de 160 Km. com orçamento de R$8.036.936,38. O Projeto foi dividido em dois trechos, de Januária a Rio Pardo (São Joaquim) em extensão de 99,5 Km com orçamento de R$4.901.020,95.
O segundo lote de Rio Pardo a Chapada Gaúcha em uma extensão de 60,5 Km com orçamento de R$3.135.915,43.
A abertura das propostas será dia 17 de abril de 2018.A empresa vencedora , após ordem de início, terá 360 dias para entrega dos projetos. Este projeto irá beneficiar o Projeto Jaiba, que vem desde 2009 reivindicando do governo mineiro esta medida que irá encurtar a distancia ao Planalto Central em mais de 400 Km.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83150
De: Calculista Data: Sexta 2/3/2018 17:32:30
Cidade: Moc/MG

Conforme a mensagem 83144, de 28/02/2018, em janeiro e fevereiro deste ano choveu um total de 364,6 mm na região da barragem de Juramento, sendo 82,4 mm em janeiro e 282,2 mm em fevereiro (maior volume de fevereiro, desde 1991). Por outro lado, fiz a soma de vários valores de precipitação de chuva em mm, em Montes Claros, nos mesmos meses, tendo encontrado 116 mm em janeiro e 384 mm em fevereiro, sendo o total, portanto, de 500 mm. Portanto os números indicam que na barragem citada, de onde vem o maior volume de água que abastece Montes Claros, choveu 135,4 mm a menos do que em Moc, mesmo com as incursões do avião sobre a represa, visando induzir maiores precipitações.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83149
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 2/3/2018 10:07:56
Cidade: Montes Claros-MG

Tragédia em Januária MG - Pai, mãe e filha morreram em consequência de um incêndio em residência na cidade de Januária; duas filhas estão hospitalizadas em estado estável, mas requer um tratamento intensivo. Segundo os vizinho do bairro Jardim Stela.; o incêndio aconteceu nesta madrugada , provável mente foi provocado pelo próprio pai que era Professor em uma Escolinha na cidade. A cidade está comovida, porém, muitos pais aliviados, pois, acreditam que poderia ser muito pior se repetisse a tragédia de Janaúba. Em tempo: - Estamos diante de um Mundo muito cruel onde um pequeno desentendimento é motivo de vingança. (*) José Ponciano Neto

***

Polícia Militar - A Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio do Comando do 30o Batalhão de Polícia Militar, vem a público informar que nesta data, 02 de março de 2018, foi acionada por uma mulher e por um policial militar da reserva, informando acerca de incêndio ocorrido em residência, localizada à rua D, no 15, Bairro Jardim Estela. Acionado Corpo de Bombeiros da cidade de Januária, estes se deslocaram com o apoio das viaturas policiais, sendo a perícia acionada pelo Coordenador de Policiamento da Unidade do turno. Notícias dão conta de 04 moradores na residência, sendo eles: um homem, sua esposa e duas filhas. O fato ocorreu por volta das 7h15min, e segundo levantamentos iniciais, o homem teria ateado fogo em sua residência com o uso de gasolina e impedido a saída das vítimas. Logo em seguida, o indivíduo que teria iniciado o incêndio, suicidou-se. Foram confirmados 04 óbitos, sendo um homem de 43 anos, responsável pelo crime, possuidor de passagem pela polícia por lesão corporal, uma mulher, sua esposa, de 38 anos e 02 adolescentes, uma de 11 e outra de 16 anos. Polícia Militar, Bombeiros e perícia continuam no local realizando os trabalhos.

***

Estado de Minas - Homem coloca fogo em casa e mata a mulher e duas filhas em Januária - Luiz Ribeiro - 02/03/2018 10:18 - Um homem morreu depois de atear fogo à própria casa e matar a mulher e duas filhas na manhã sexta-feira, em Januária, no Norte de Minas. As quatro mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros. O crime aconteceu por volta das 7h15, no Bairro Jardim Stela, na Região Central de Januária, que fica situada às margens do Rio São Francisco. Equipes da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros ainda permanecem no local, mas o fogo já foi controlado. O autor do incêndio é um professor e ainda não se sabe o que o levou a incendiar o imóvel. Conforme testemunhas, ele se trancou com a mulher dele em um quarto da casa, onde dormiam as duas filhas menores. Em seguida, com o uso de gasolina, ateou fogo ao cômodo. Para impedir a saída da mulher e das filhas, ele havia colocado uma moto na porta do quarto. Os corpos do professor e das outras tres vitimas foram carbonizados. Os documentos deles também foram queimados, dificultando a identificação.

***

O Tempo - Professor incendeia casa e mata família carbonizada em Januária - 02/03/18 - 11h08 – Natália Oliveira - Uma mulher de 39 anos e as duas filhas dela viveram momentos de muito desespero ao serem presas por um professor de 43 anos, marido e pai das vítimas, dentro de um quarto onde ele ateou fogo, na manhã desta sexta-feira (2). Segundo a Polícia Militar, era por volta de 6h da manhã quando o suspeito fechou a família em um quarto da casa e ainda utilizou uma motocicleta para travar mais a porta e evitar que as mulheres saíssem. O crime chocou a população de Januária, no Norte de Minas. Ainda segundo a polícia, apesar de toda a família ter morrido e não se saber precisamente o que ocorreu, o pai é suspeito pelo crime pela dinâmica em que os corpos foram encontrados carbonizados e pela motocicleta dele ter sido colocada travando a porta do lado de dentro do quarto. Não havia sinais de arrombamento na casa. O homem teria ateado fogo primeiro na família e depois nele mesmo. Para a polícia, ainda é um mistério o que teria motivado o suspeito a dar fim à vida da própria família, mas existe a suspeita que a mãe queria terminar o relacionamento e o homem não aceitava. Por esse mesmo motivo um homem deu fim a vida da filha de 5 anos em Sete Lagoas, na região Central de Minas, na última quarta-feira (28). O suspeito amarrou a criança em uma cadeira e colocou fogo na casa, ele queria se vingar da mãe da pequena. A menina morreu carbonizada na casa, o suspeito chegou a ser socorrido, mas também morreu. No caso de Januária, toda família foi encontrada carbonizada pelo Corpo de Bombeiros. Os corpos dos adultos estavam em cima da cama. A adolescente de 17 anos foi encontrada dentro do guarda-roupas. Já a menina de 11 anos estava caída entre duas camas. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal de Januária onde será feito laudo de necropsia que vai ajudar a entender a ordem cronológica das mortes. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83148
De: Carlos C. Data: Sexta 2/3/2018 09:07:53
Cidade: Brasília DF

A presidente do Supremo Tribunal Federal, de família de Espinosa, mas nascida em M. Claros, ontem fez um importante desabafo em reunião com os governadores no Palácio do Planalto.

Disse o que todo mundo pode dizer, em qualquer parte do Brasil:

- Não cabe ao judiciário procurar culpas pelos problemas na área de segurança pública pelos quais o País passa, mas, sim, de encontrar soluções.

- O Estado democrático de direito garante ao cidadão o "direito ao sossego". É esse direito que faz a população confiar que o Estado vai cuidar disso.

- "Uma democracia vive disso e só disso, da confiança de que o Estado não vai permitir que, pela força, lhe tire os direitos. E é isso que não se está tendo no mundo de hoje, no Brasil de hoje".

Sempre ouvida pelos presidentes da República, do Senado e da Câmara Federal, e por governadores, a presidente do Supremo contou que, há 20 anos, pegava ônibus em BH, onde morava, mas hoje não faria o mesmo pela falta de segurança.

- “Eu tomava um ônibus e chegava perfeitamente, descia na praça Sete, em Belo Horizonte, sem o menor problema e as onze horas da noite ia pra casa. Hoje tenho medo de repetir esse gesto. O mesmo medo que muitos são obrigados a ter que assumir porque não podem ter que deixar de passar por aquela área”, afirmou.

A presidente do STF então contou que sofreu um assalto na pequena Espinosa, há 2 anos, como acontece todo dia, em toda parte, com todo mundo:

- 3 assaltantes invadiram a residência da família durante a madrugada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83147
De: Polícia Militar Data: Quinta 1/3/2018 13:48:32
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar realiza operação região mais segura - A Polícia Militar, por meio da sua 11ª Região, realiza, nesta quinta-feira (1º de março), a “Operação Região Mais Segura”, que tem por objetivo reduzir a incidência criminal e, consequentemente, aumentar a sensação de segurança da população ordeira em toda a sua área de atuação. A operação está sendo realizada nos 77 (setenta e sete) municípios da 11ª RPM, abrangendo a área das Unidades que a integram (10º e 50º BPM, 11ª Cia PM Ind MAT e 11ª Cia PM Ind PE, sediadas em Montes Claros; 30º e 51º BPM, sediados em Januária e Janaúba, respectivamente; 2ª e 13ª Cia PM Ind, sediadas em Taiobeiras e São Francisco, respectivamente), com emprego, inclusive, de policiais militares que exercem atividades administrativas, os quais realizam diversas operações policiais, tais como: blitz policial, incursão em aglomerados e batida policial. A operação consiste no combate sistemático à criminalidade, atuando preventiva e repressivamente, como forma de propiciar à comunidade a presença real da Polícia Militar no contexto da Segurança Pública e tem por objetivo inibir práticas delituosas, mormente relacionadas aos crimes de posse, uso e/ou tráfico de armas e substâncias entorpecentes ilícitas, infrações e crimes ambientais e de trânsito, dentre outros. Em Montes Claros, estão sendo empregados, aproximadamente, 300 (trezentos) policiais militares. O lançamento da Operação ocorrerá, simultaneamente, nos quartéis do 10º BPM, no bairro Cintra, e do 50º BPM, no bairro Ibituruna, às 14 horas. Mais informações poderão ser obtidas na Assessoria de Comunicação Organizacional pelos telefones (38) 3201-0205 e/ou 3201-0225. O resultado da referida operação será divulgado oportunamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83146
De: Polícia Militar Data: Quinta 1/3/2018 09:58:25
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar prende autor de tentativa de roubo à mão armada e apreende simulacro de arma de fogo - A Polícia Militar ontem, 28, por volta das 15h40min, compareceu na Av. Mestra Fininha, bairro Sagrada Família, nesta cidade, um estabelecimento comercial, onde, segundo informações, ocorria um roubo à mão armada e que 01 (um) dos autores, de posse de uma arma de fogo, ameaçava o gerente e4 funcionários do estabelecimento. Durante o adentramento ao local, um dos policiais militares avistou 01 (um) dos autores, posteriormente identificado como V. S. F. S., 25 anos, nas escadas do estabelecimento e percebeu quando este direcionou a mão à cintura e retirava 01 (uma) arma de fogo, tipo pistola, cor prateada, e ameaçou efetuar disparos contra o policial militar, que se identificou, verbalizou e determinou que soltasse a arma, não sendo as ordens acatadas pelo indivíduo; diante da iminente agressão e visando preservar a sua vida, dos companheiros e das vítimas, em pronta resposta, efetuou 01 (um) disparo atingindo o indivíduo na altura da barriga, tendo este caído ao solo, sendo preso. Equipe do SAMU compareceu ao local, prestou os primeiros socorros e o conduziu ao HPS, onde ficou internado, sob cuidados médicos e sob escolta policial. Perícia compareceu ao local, porém não realizou os trabalhos periciais, visto que o local não se encontrava idôneo. Posteriormente ficou constatado que o indivíduo portava 01 (um) simulacro de arma de fogo, idêntica a uma pistola, e 01 (um) aparelho celular; que foram apreendidos e entregues na DP. Foi constatado ainda que com o autor havia outro indivíduo, seu comparsa, que o aguardava no estacionamento do estabelecimento, em uma motocicleta Honda Titan, cor vermelha, que, ao perceber a chegada da Polícia, evadiu, já identificado, contudo, ainda não foi localizado. Durante pesquisa aos sistemas ficou constatado que os indivíduos possuem passagens pelos meios policiais por “assalto”, tráfico de drogas e outras. O policial militar, bem como a arma por ele utilizada, foram recolhidos ao Quartel para adoção de providências de Polícia Judiciária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83145
De: Aluízio Data: Quarta 28/2/2018 19:07:52
Cidade: M. Claros

Há uma semana, um policial foi morto, de madrugada, em tentativa de assalto em restaurante na Avenida Mestra Fininha com Avenida Sanitária.
Toda a cidade viu as imagens: o autor entra por porta lateral, rouba celulares em cima das mesas, inclusive do PM que estava sem farda, numa das mesas. Este, sacou sua arma e tentou imobilizar o assaltante, enquanto os clientes da casa tentavam. se proteger. Na luta, o policial foi morto. Dois suspeitos morreram depois em enfrentamento com a polícia, já no dia seguinte.

Hoje, perto deste mesmo local, 2 quarteirões acima, e em plena tarde, 2 rapazes que seriam assaltantes tentaram roubar supermercado, que fica defronte ao posto policial construído na área interna da Escola Normal, bem na esquina. A polícia foi acionada pelo botão de pânico e chegou rápido.

Um dos rapazes fugiu, de moto, mas o outro, que estava com arma na mão, que depois se soube ser uma réplica, foi ferido a tiro e levado a hospital. O segundo envolvido já estaria identificado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83144
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 28/2/2018 17:09:10
Cidade: Montes Claros - MG

DADOS DA BARRAGEM DA COPASA EM JURAMENTO – FEVEREIRO/ 2018


Cota: 632,38
Volume acumulado: 16.576.880 m3 (representa 36,72% do volume total) – No mesmo período em 31/01/2017 – 33,97 %.

Total de chuva no mês de FEVEREIRO/18= 282,20 mm: (região de Juramento) – em 27 anos foi o maior índice de chuva registrado nos meses de Fevereiro (desde 1991)
- O nível está 7,87 metros abaixo da cota de transbordo 640,25 –
Do dia 31/01/18 a 28/02/18, Subiu 3,24 mts no N.A.
Menor nível/índice em 2018 29/01/2018: Cota 629,10 / 20,65 %

Vazões dos mananciais: Em 28/02/2018 RIO CANOAS 0,30 l/seg; RIO JURAMENTO 180,00 Litros por segundo - o RIO SARACURA com vazão 250,00,0 litros por segundo (vazão sazonada à pluviosidade local) –
. Chuvas 2018 em milímetros: Janeiro 82,40= Fevereiro 282,20 Total do Calendário Civil 2018: 364,60. milímetros
Total Calendário AGRÍCOLA de JULHO 2017 a JUNHO 2018 = 759,92 milímetros. –
Quantidade de chuva precipitada sobre os mananciais nas últimas 24 horas: 0,0 milímetros.

BARRAGEM JURAMENTO: Vazão média aduzida 28/02: 201,00 litros por segundo. - Devido à estiagem prolongada, a COPASA incorporou vários POÇOS Profundos na oferta de água no Sistema de distribuição.

VOLUME E VAZÕES: Com relação ao mesmo período do ano passado: - Barragem de Juramento: informações acima.

Os mananciais do PARQUE DA LAPA GRANDE (Pai João); REBENTÃO DOS FERROS - PACUÍ-PORCOS e POÇOS PROFUNDOS que têm suas águas aduzidas para Estação de Tratamento de Água - ETA DO MORRINHO, estão atualmente com suas vazões normalizadas devido às chuvas do mês. Atualmente a ETA/Morrinho está operando com 303,00 Litros p/ segundo.
Poços profundos com tratamento direto na rede de distribuição: Q 94,0 L/ seg.

Vazão total distribuída para o abastecimento de Montes Claros: Σ 598,00 litros por segundo; sendo: Verde Grande= 201,00 – Morrinho= 303,00 – Poços 94,00

NOTA: Os rodízios continuarão por tempo indeterminado até as recomendações contrarias da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário – ARSAE. - A medida visa garantir a distribuição equalizada. Podendo ser alterado conforme o regime pluviométrico doravante. Porém, o uso racional dos recursos hídricos engloba a educação ambiental e organização comunitária.

Acontecimentos Obras: A nova captação no Rio Pacui – o assentamento dos tubos já começou concomitantemente com a fundação da Estação de Tratamento de Água – ETA; Acima de 35 quilômetros (62,5%) de adutora de água (tubos) já estão assentados da captação do Rio Pacui a Montes Claros. Total do Projeto 56 quilômetros.

CURIOSIDADES E ACONTECIMENTOS do mês FEVEREIRO :

Há 218 anos 22/02/1800 era fundado o Seminário de Olinda: O ideário da Revolução de 1817 era fruto dos ensinamentos propalados no Seminário de Olinda, cuja “alma e cérebro” foi o bispo Azeredo Coutinho.

Este, em 22 de fevereiro de 1800, fundou o Seminário que, segundo Pedro Calmon, era um “dos núcleos revolucionários mais intensos e influentes desse tempo.” No Seminário o professor de desenho era o padre João Ribeiro Pessoa, que eram maçom e foi “a alma da Revolução de 1817".

Pereira Costa afirma que em 1809 foi criada, em Pernambuco, uma loja maçônica com objetivos exclusivamente políticos. Dela faziam parte os padres João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, Miguel Joaquim de Almeida Castro (“Frei Miguelinho”) e Luiz José Cavalcanti. Os dois primeiros eram professores do Seminário de Olinda, e o último, vigário de Santo Antonio. Devido à participação de muitos sacerdotes no evento insurrecional, Pedro Calmon batizou-a de “Revolução dos Padres”. Foram relacionados sessenta padres e dez frades (entre eles, FREI CANECA), que participaram do movimento, quase todos maçons, sobretudo a liderança do movimento.


Há 138 anos em 02/02/1880, foi instalada a Escola Normal de Montes Claros no prédio n. 46, na antiga Rua Direita, hoje Justino Câmara. Dois anos depois 24/02/1884 sai o primeiro numero do jornal semanário “Correio do Norte”
REFLEXÃO:
- Os recursos da Natureza são vitais para a sobrevivência dos seres vivos. O solo e a água pertencem à mãe Natureza, um bem precioso que só nos é emprestado por momentos, aliado às nossas necessidades. Todos deveriam controlar o desejo insaciável de desperdiçar a água que chegam às torneiras. O consumo racional é a atitude mais cabível nesta época em que todos dependem de todos para dividir o pão – digo a água.
Em breve, acredito que o racionamento, que é a formula racional de distribuição da água - chegará ao fim. Depende de cada um de nós.

(*) José Ponciano Neto: Tec. Recursos Hídricos – Membro da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco - Conselheiro do Comitê da Bacia da Hidrográfica– SF06 CBH Jequitaí - Pacui e Membro DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MONTES CLAROS.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83143
De: Carlos C. Data: Quarta 28/2/2018 10:31:05
Cidade: Brasília DF

Notícia aqui em Brasília:

"O Senado aprovou hoje (27.fev.2018) a criação de 3 universidades federais: Delta do Parnaíba, no Piauí, Agreste, em Pernambuco e Rondonópolis, no Mato Grosso".

Enquanto isto, a universidade federal prometida a M. Claros, especialmente por ocasião da morte do ex-vice-presidente José Alencar, segue na promessa. Na ocasião, a criação ficou como tributo à memória do vice morto, cujo nome seria dado ao campus da universidade federal a ser criada. Assim é o Brasil. Sempre assim.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83142
De: Arthur Data: Quarta 28/2/2018 10:12:58
Cidade: M. Claros

"Gostaria de relatar um roubo no cemei do bairro de loudes Onde várias crianças tiveram que voltar para casa pelo motivo do fato....roubo de botijao de gás e merendas (...)"

Infelizmente, os furtos, assaltos, roubos em M. Claros ainda não diminuíram. Estão, como em todo o Brasil, em próspero avanço.
Todo mundo sabe de um caso para contar, ao redor. (...)
Apenas os assaltos e roubos, furtos, etc., deixaram de chegar ao conhecimento da população. A antiga e centenária regra - de quebrar o termômetro para "desaparecer" a febre.
Com a divulgação, a população poderia, pelo menos, ficar alerta para o chamado "modus operandi" dos criminosos, tomando mais cuidado, precaução. Sem a divulgação, mais desamparados ficamos todos, abandonados à própria sorte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83141
De: Evertom Lima Costa Data: Quarta 28/2/2018 09:30:16
Cidade: Montesclaros/Mg

Gostaria de relatar um roubo no cemei do bairro de loudes Onde várias crianças tiveram que voltar para casa pelo motivo do fato....roubo de botijao de gás e merendas (...)

***

Polícia Militar - A Polícia Militar ontem, 28, por volta das 09 horas, compareceu na rua Andradita, bairro de Lourdes, nesta cidade, E. M. “CEMEI Amiguinhos da Adelour”, onde, segundo testemunha, ao chegar para trabalhar no establecimento deparou com o local arrombado. No local os policiais militares depararam com um buraco no forro do banheiro de uma das salas e outro no forro da cantina; segundo a Diretora foram subtraídos do local 10 (dez) quilos de arroz; 04 (quatro) pacotes de biscoitos; extrato de tomate; 14 (quatorze) pacotes de feijão; 03 (três) latas de milho verde, em conserva; 04 (quatro) latas de óleo e 03 (três) botijões de gás. Perícia compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83140
De: Manoel Hygino Data: Quarta 28/2/2018 07:26:41
Cidade: Belo Horizonte

Perguntas e Dúvidas

Manoel Hygino

É Quaresma. Espaço de quarenta dias de jejum, desde a Quarta-feira de Cinzas, inclusive, até Domingo de Páscoa, exclusive. A paisagem natural, como o roxo das plantas demonstram, que chegado é o tempo, já não mais respeitado do jejum que marcou o passado.
Na Quaresma, ao findar a última semana de fevereiro, uma tempestade desabou sobre Belo Horizonte, deixando um rastro de destruição e uma morte. O tempo fechado, plúmbeo, parecia prenunciar o desastre sobre a montanha. Aconteceu.
Terminado o Horário de Verão, que incomodou grande parte dos brasileiros, reencorpadas as represas hidrelétricas, afastou-se temporariamente a inquietude com o provável alongamento do racionamento de água e energia em determinadas regiões, porém permanecem ou surgiram novas preocupações. Este é um ano de eleição e, se a economia dá sinais de melhoria, muitas outras perspectivas são sombrias.
Anuncia-se que os partidos políticos terão mais de R$ 888 milhões de fundo público para o pleito, sendo muitos candidatos à Presidência da República e aos demais cargos em disputa. Indaga-se o brasileiro sobre alguém, que, honesto e patrioticamente, poderá exercer tão excelsas funções. Dúvidas cruéis.
O Carnaval 2018 ficou para trás, com euforia belo-horizontina de quem aprecia Momo e seus folguedos, ignorando as frustrantes filas à rede pública de saúde. A febre amarela ameaça. Pelas rádios e tevês, há a notícia de que o gás de cozinha triplica o preço desde que sai da refinaria até chegar ao consumidor. Como?
Em Jacarepaguá, Estado do Rio, um subcomandante de Unidade Pacificadora foi morto a tiros e executado após entregar a arma. Trata-se do terceiro militar morto desde a nomeação do general Braga Neto para interventor federal de segurança pública. Tinha 26 anos e apanhava um lanche no comércio para alimentar-se.
Ainda naquele Estado, um juiz federal, foi flagrado dirigindo o Porsche apreendido do notório empresário Eike Batista. O magistrado se viu condenado pela própria Justiça Federal a 52 anos de prisão. Que exemplo!
Minas, Espírito Santo e São Paulo temem a fuga em massa dos criminosos do Rio para seus territórios. Há natural medo de que os delinquentes, perigosos e poderosos, se escondam além dos limites fluminenses. É melhor prevenir, se é que ainda há tempo.
Vinte milhões de casas no Brasil já são abastecidas pela energia gerada pelo vento, o que significa 11% do país, com o que o país descoberto por Cabral ultrapassa o Canadá e Itália no uso dessa fonte. Não se informou, contudo, como o vento fornecerá alimentos às residências. Há jeito?
Depois das notícias e considerações, pergunto-me com relação à Constituição, tão citada em discursos e sentenças. A Carta Magna, quando falou do júri, usou o termo “soberania”. Quer dizer: o último poder, sobre o qual outro não existe. Sem embargo, a jurisprudência mudou o espírito da Constituição e se permitiram recursos a tribunais superiores. As decisões são soberanas?
Com tais inquirições, perde-se o sono.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83139
De: Manoel Hygino Data: Terça 27/2/2018 07:10:05
Cidade: Belo Horizonte

Lenta e serenamente

Manoel Hygino

No Brasil, a violência chegou a tal ponto que as chuvas, longa e ansiosamente aguardadas, chegaram em “pancadas”. Os fatos de que se toma diário conhecimento demonstram que não estamos no melhor dos mundos, embora o outro – o de resto do planeta – não seja dos mais pacíficos.
Cito um exemplo: o Zoológico de Montes Claros será desativado definitivamente, depois de um jacaré-de-papo-amarelo ser encontrado morto. A PM informou que o bicho, com mais de 30 anos, fora morto com um “instrumento perfuro-cortante”, possivelmente um arpão. Não constituía fato isolado. Anteriormente, os humanos atacaram um macaco. Os animais remanescentes serão doados a outros zoos. Terão vida mais longa e proteção?
Em Brasília, por aquela época, um caminhão de Bombeiros foi interceptado por PM, pela madrugada, ao cruzar em alta velocidade em direção ao Congresso. Explicou-se: um sargento bombeiro, de 44 anos, furtou a viatura e saiu “louco em disparada na Esplanada”. Não tinha autorização para retirar o caminhão e queria explodi-lo contra o prédio do Parlamento. Tratava-se, talvez, de um surto psicótico, tão comum em atentados nos EUA.
Prepararam-se multidões para o Carnaval em 2018, no Brasil, em que se julga o período de alegria máxima do ano. Mas o acontecimento momesco me faz, em contraposição, evocar o sepultamento, em janeiro, do carroceiro João Faria, mestre do Segundo Termo de Catopês, de Nossa Senhora do Rosário, em Montes Claros. O som dos tambores e caixas cessou para que houvesse silêncio total. O sucessor, irmão mais velho, em voz rouca enquanto o corpo descia à derradeira morada, advertia: “não cabe a nós contrariar a vontade de Deus. Vai em paz, meu irmão”. Aí, a cantoria recomeçou repetindo
um ritual de dois séculos. Ou mais, quem sabe? Depois que a matéria desceu ao solo, ainda molhado pela invernada de janeiro, em pleno verão, crédulos e incrédulos acompanhavam os boletins da meteorologia. Mais chuva? Seja o que Deus quiser.
Depois dos folguedos, acorreram-me da memória as declarações do papa emérito Bento 16, que fará 91 anos em abril: “no lento enfraquecimento de minha força física, interiormente estou em peregrinação para a Casa do Senhor”. Seu secretário pessoal observou que o pontífice, renunciante em fevereiro de 2013, estava “apagando como uma vela, lenta e serenamente”.
Neste mosaico de fatos e pensamentos, vejo-me, coagido a repetir com Juscelino, após 1964, humilhado e ofendido: “nenhuma ferrugem na alma nem na vontade. As declarações e os sofrimentos da revolução não conseguiram quebrar a fibra íntima. Sinto-me ainda capaz de grandes aventuras, tais como Brasília. Esta graça Deus conferiu-me. Se não me permite ver o mundo num halo de esperança, também não o fechou nas trevas da desilusão. Compreendo os homens. São seres que não atingiram ainda o status profetizado por Teilhard de Chardin – a igualdade com Deus. Estão numa escala que exigirá ainda milênios ou bilênios para chegarem ao aperfeiçoamento. Sei, portanto, perdoar as falhas. De vez em quando, uma ingratidão mais forte desequilibra a nossa crença. Com o tempo refazemos”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83138
De: Petrônio Braz Data: Domingo 25/2/2018 16:49:11
Cidade: Montes Claros/MG

Há de gemer por ele o gaturamo

Petrônio Braz

Há já uns poucos anos, faleceu sozinho e pobre, excluído dos Quadros da OAB, em um quarto qualquer, de uma casa qualquer, de uma rua qualquer, em Belo Horizonte, o causídico Charles Emerson Bispo. Faleceu sem a assistência de um amigo, de um parente, de uma mulher. Separado da esposa e dos filhos, vivia só.
Nos dias finais de sua vida, desprovido de afetos pessoais, amargurado, não se maldizia do destino, embora vivesse recolhido dentro de uma roldana de magoas e dissabores. Em seu fadário, a melancolia entremeada de amarguras como feridas abertas eram suas companheiras.
A vida não lhe foi amena. No silêncio das noites, no idear da imaginação dos tempos vividos, nos últimos anos de sua vida esteve acorrentado como Prometeu à montanha de suas desilusões. Faleceu sozinho, absolutamente só. Apenas um amigo distante, residente em Montes Claros, ao ter conhecimento do doloroso desenlace, chorou por ele: Antônio Gonçalves de Oliveira, o Lieta. Chorou com emoção, com verdadeiro sentimento de perda.
Em um cemitério qualquer, em Belo Horizonte, dorme ele o sono da eternidade. Piedosas e anônimas beatas haverão de orar por ele, ao pé da cruz abandonada que identifica a presença de seu sepultado corpo. Ele não estará só.
Esta realidade da cruz abandonada fez-me lembrar a poema “A Cruz da Estrada” de Castro Alves. O profissional do Direito, Charles Emerson Bispo, teve os seus dias de glória. Brilhou por alguns anos na tribuna da defesa do Tribunal do Júri, em algumas Comarcas do Norte de Minas e em Belo Horizonte. Tendo Décio Fulgêncio na Tribuna de Acusação, ele atuou na Tribuna da Defesa, em júri no Fórum Lafayete, em Belo Horizonte. Orador brilhante, culto e destemido. Enveredando-se pelo Direito Eleitoral, foi advogado do PDS de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos anos 80, o maior Partido Político do Ocidente naquela época. Advogado com poderes para requisitar avião para conduzi-lo a qualquer cidade de Minas Gerais, onde os interesses do Partido estivessem em jogo. A seu convite, estive com ele em Capelinha, naqueles tempos idos, para suspender a posse de um Prefeito por decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
Com o testemunho do professor Ivo das Chagas, posso atestar ter sido ele, no seu devido tempo, um dos maiores advogados mineiros.
O bacharel de invejável cultura, leitor assíduo dos clássicos, diplomado pela UFMG, deixou-se suplantar pelo homem. E o homem comum que nele existia foi capaz de destruir o advogado. Coisas da vida.
Os desacertos, os despropósitos de seu final de vida não são tão fortes que possam apagar o seu efetivo valor cultural, que prevalece vivo em nossas mentes. Nesta hora de lembranças, prefiro esquecer-me do homem que jogou pelo ralo sua vida, para recordar-me do profissional, enquanto foi um advogado.
Lembro-me do jovem graduado pela Faculdade de Direito da UFMG, que chegou a São Francisco com os arroubos da juventude, e fez carreira. Recordo-me do advogado que brilhou em Pirapora, Januária, Manga, Brasília de Minas, São Romão e Belo Horizonte, esquecendo-me do homem que ele foi e que dele nunca se afastou; que o destruiu, depois.
No silêncio de sua sepultura ele descansa sem a presença de amigos e parentes, dormindo em seu leito de desventuras, que a vida dentre as selvas do asfalto lhe compôs. Ali, nas palavras de Castro Alves, “há de gemer por ele o gaturamo”..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83137
De: Aluízio Data: Sábado 24/2/2018 19:18:00
Cidade: S. Paulo

Noticiado que grupo empresarial estuda instalar fábrica de painéis solares em Montes Claros:

- O investimento pode ultrapassar os 100 milhões de reais. Temos kits completos, transformadores, inversores etc. Vemos aqui uma união muito forte das lideranças e queremos que todos participem do empreendimento como acionistas também, por sermos uma S/A.

Os investidores são do Paraná e do Mato Grosso.

Devem se apressar, pois é sabido que o Norte de Minas é uma das melhores regiões do planeta para aproveitamento de energia solar. Apesar disso, a região sequer é um polo nacional no aproveitamento do que mais tem e abunda - sol.

Precata-se para que, desta vez, não aconteça o mesmo que aconteceu com a fábrica de tratores New Holland, que depois de trombeteada simplesmente suverteu, virou pó, mesmo depois de "comprar" uma vistosa área, intocada até hoje. Gato comeu, isto é, as eleições ficaram para trás.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83135
De: Consumidor Data: Sábado 24/2/2018 18:48:06
Cidade: Montes Claros/MG

"Sex 23/02/18 - 20h16 - Grande parte de Montes Claros está sem energia elétrica desde antes das 8h da noite" - na minha residência a interrupção teve 38 minutos de duração, entre 19h52m e 20h30m, e atingiu, além de Moc, mais 14 municípios.

Passei, então, a um levantamento de alguns dados de desligamentos da rede de distribuição da nossa cidade, em 2017, que havia anotado, e de outros citados em jornal eletrônico, que julguei muito importantes para nossa reflexão, até recebermos as informações da CEMIG sobre o de ontem:

10/8/2017 - duração de 53 minutos, entre 12h19m e 13h12m; causa: defeito em disjuntor da subestação Montes Claros 1, afetando parte de Moc, Bocaiuva, Coração de Jesus, Grão Mogol, Cristália, Botumirim e parte do município de Francisco Sá.

3/10/2017 - duração de 55 minutos, entre 10h25m e 11h20m; causa: cabo partido na Av. Mestra Fininha, afetando a região central de Moc e bairros adjacentes;

Houve 3 apagões em 20 dias, no Centro de Moc (em 10/8, um semelhante a esse em 18/8 e um terceiro em 30/8 devido a acidente na rede subterrânea), com reclamações dos lojistas.

Que em 2018 o desempenho da rede de distribuição da CEMIG seja melhor do que em 2017, apesar da ocorrência de ontem, que, como outras, sempre trazem transtornos para os consumidores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83134
De: Manoel Hygino Data: Sábado 24/2/2018 07:25:10
Cidade: Belo Horizonte

Um patrimônio valioso

Manoel Hygino

O escritor Franklin Jorge presta um relevante serviço ao país que lê ao selecionar textos de Luís da Câmara Cascudo no volume “Actas Diurnas”, que acaba de ser publicado em Natal (RN) por Adriano de Souza, sob patrocínio do Novo Jornal e do Instituto Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, presidido por Ana Maria Cascudo Barreto, presidente.
Neste tempo que atravessamos, em que se fala do Estado nordestino por atos de violência ali praticados, com ênfase na rebelião ou rebeliões no presídio de Mossoró, é de suma importância saber-se que naquele pedaço de Brasil, tão visitado por suas bela praias, há mais, muito mais. Para lembrar, por exemplo, a produção intelectual e literária de Cascudo, representante das mais belas tradições da terra e de sua gente. Ana Maria e o jornalista Cassiano Arruda Câmara, este de “O Novo Jornal”, honram, assim, o compromisso de preservar, divulgar e gerenciar o patrimônio cultural de quem fala tão alto entre os potiguares.
O Rio Grande do Norte tem gloriosa história, a começar porque os portugueses apareceram por lá, com dom Nuno Manoel, em 1501, um ano após descoberta a terra. Mas não só os lusos se interessavam por ela e a ocuparam. Os franceses lhes seguiram os passos. Só em março de 1597, um ataque simultâneo por terra e mar, expulsou os súditos de Paris, naquela que é considerada entre as mais importantes operações de guerra do Brasil colonial. Foi a retomada do território, verdadeiro marco no controle do Nordeste, como registra Ivan Alves Filho. Terminava ali a ocupação francesa, nas proximidades da fortaleza dos Reis Magos, como conta o jesuíta Serafim Leite.
Muita história, pesquisada e relatada, inclusive pela voz popular, exatamente por Câmara Cascudo, que precisa ser mais difundido. Não se esquecerá das lutas históricas que lá tiveram lugar, como a rebelião comunista de 1935, a Intentona, que chegou a instalar um governo provisório em Natal.
Tudo isso de que eu falo passou por Cascudo, que focalizou a história dos Santos Reis do Oriente, considerando-a como uma vitória da tradição oral, da cultura popular, sobre a secura dos textos religiosos. O historiador sentencia: “foi uma veneração que o povo soube levar até o culto e derramá-la pelo universo cristão”.
De fato, dos evangelistas apenas Mateus foca o assunto, enquanto Marcos, Lucas e João guardam silêncio, sendo conveniente observar que mesmo o único a registrar o fato nada diz sobre a individualização dos visitantes à manjedoura onde nascera o filho de Deus. Revelou simplesmente: “Eis que uns magos vieram do Oriente”, não dizendo quem era e quais seus nomes, a cor da pele. E olhe que a visita já estava profetizada nos Salmos de David e de Salomão e em Isaías.
Pois Cascudo comenta: “os cristãos simpatizaram com aqueles homens que tinham vindo de longe procurando o Rei dos Judeus, guiados pelo clarão de uma estrela miraculosa, a nossa Estrela do Natal, que está no escudo da nossa cidade que usa o divino nome”.
Os três sábios não mais intervieram em nada na vida terrena de Jesus, mas Cascudo realça que São Tomé ainda os encontrou vivos e velhinhos e lhes concedeu as águas do batismo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Há muitas razões, pois, para elogiar o esforço de Franklin Jorge, do Ludovicus, de O Novo Jornal. Cascudo é um patrimônio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83133
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 24/2/2018 00:26:01
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

O ABUSO SEXUAL INFANTIL DENTRO DA FAMÍLIA

* Marcelo Eduardo Freitas

Não tenho o hábito de assistir novelas. Nada contra àqueles que assistem. Até admiro a paciência dos que dedicam seu tempo a essa forma de descontração. Acredito, contudo, que uso os meus dias com coisas melhores. Essa semana, no entanto, um dos folhetins lançou um tema muito importante e pouco debatido na sociedade: o abuso sexual infantil, principalmente dentro da família.

Caro leitor, o cientista francês Louis Pasteur dizia que “quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser”. Fico imaginando, assim, o caminho que estamos seguindo em sociedade. Os dados são alarmantes e exigem atenção de cada um de nós.

Para se ter uma dimensão do problema, de acordo com levantamentos do Ministério da Justiça, no Brasil são registradas ao ano mais de 21 mil denúncias de exploração infantil. Cerca de 67,7% das crianças e jovens que sofrem abuso e exploração sexuais são meninas. Os meninos representam 16,52% das vítimas. Os casos em que o sexo da criança não foi informado totalizaram 15,79%.

Lado outro, os dados sobre faixa etária mostram que 40% dos casos são referentes a crianças de 0 a 11 anos. Adolescentes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos correspondem, respectivamente, a 30,3% e 20,09% das denúncias. Quanto ao perfil do abusador, os homens representam 62,5%, sendo adultos entre 18 e 40 anos os principais autores dos casos noticiados.

Diante de todo esse cenário, a legislação só vem aumentando com o intuito de reprimir tal situação. Dentre outras, temos a Lei nº 13.440/2017, que estipula pena obrigatória de perda de bens e valores em razão da prática dos crimes tipificados como prostituição ou exploração sexual; a Lei nº 13.441/2017, que prevê a infiltração de agentes de polícia na internet com o fim de investigar crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes; a Lei nº 13.431/2017, que estabelece a escuta especializada e o depoimento especial para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Ocorre que, mesmo com impactantes propagandas e novas legislações, nada parece surtir o efeito almejado. Os casos de abuso sexual infantil têm aumentado! O que é mais grave: mais de 80% dos abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes acontecem dentro da casa da própria vítima. Pior: mais de 50% dos casos denunciados têm como autor do abuso o pai do adolescente ou seu padrasto. Isso é simplesmente terrível! Em alguns casos, a vítima pode, mais tarde, reproduzir o dano sofrido e tornar-se um abusador!

Não raras vezes me perguntam sobre qual a parte de meu trabalho que menos gosto de fazer. Sempre digo que são as operações que versam sobre pedofilia ou aquelas que envolvam crianças de alguma maneira. É uma coisa dolorida, que causa uma certa forma de ódio ao autor da barbárie. Não tem como não nos lembrarmos de nossos filhos.

Isso me remete à minha primeira operação policial, na região do Bico do Papagaio, no estado do Tocantins. Ao ingressar na casa de um traficante, a primeira figura que vi foi um menino (na época com a mesma idade e feição de meu filho), esfregando os olhos e assustado com a nossa entrada que acabara de o acordar. Aquela cena me marcou muito. Aprendi que por mais enérgica que deva ser uma ação policial, sempre encontraremos pessoas, seres humanos de carne e osso como cada um de nós. Premidos por alguma condição de vida, caíram no mundo do crime. Têm parentes próximos e merecem o nosso respeito!

Com o passar dos lustros, a gente acaba se anestesiando com algumas formas de maldade. Até se acostuma a ver as perversidades praticadas pelo bicho homem. Entretanto, toda ação em que crianças são usadas ou abusadas nos trazem um tristeza imensurável. As ações de combate à pedofilia são dessas que é difícil de acostumar. A indignação e a tristeza são enormes. Costumo dizer - ao ver essas insanidades - que o ser humano tem sido um projeto fracassado de Deus! Sei que estou errado! Mas é difícil de aceitar!

As redes sociais têm ajudado a banalizar as múltiplas formas de violência. Aos poucos, estamos legitimando linchamentos, torturas, abusos e sacrilégios. Quero aqui chamar a atenção, assim, para essa terrível forma de crueldade. Que sejamos capazes de identificar o mal e estender as mãos a quem mais necessita. Que crianças e jovens cresçam no caminho do bem e não venham a sofrer qualquer forma de abuso. A essência para se construir uma sociedade justa está na família! Preserve a sua e eduque os seus filhos no caminho do bem! Certamente teremos dias de glória, onde relatos de abuso sexual infantil sejam apenas histórias de livros de terror.

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83132
De: Ernesto Data: Sexta 23/2/2018 10:35:59
Cidade: Pirapora

Uma escola de marinheiros que funcionou no sertão de Minas, de 1913 a 1920, agora está tombada, isto é, preservada de ser destruída.
Trata-se da Escola de Aprendizes Marinheiros, que ocupa um importante e típico edifício às margens do Rio S. Francisco, em Buritizeiro, do lado oposto de Pirapora. Lá, estudaram políticos que depois fizeram história em Minas.
No ato de desapropriação, foi lembrado:
“O escritor Guimarães Rosa chama este prédio de ‘a fortaleza do sertão’”.



Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83131
De: Helvécio Data: Sexta 23/2/2018 09:59:15
Cidade: BH

O tombamento, de madrugada, de um carreta com combustível fechou a BR 040, na altura de Sete Lagoas, e o tráfego ficou parado até o início da manhã de hoje. Tanto o fluxo de carros que deixava BH em direção a Brasília, como o que se dirigia à capital, foi atingido, às vezes completamente. Depois das 7h, já liberadas as pistas, ainda se formavam longas filas dissipando o congestionamento. O movimento Moc/BH, claro, também foi atingido.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83130
De: Aécio Data: Quinta 22/2/2018 15:37:40
Cidade: Montes Claros

A Cidade Alta de M. Claros, que avança pelo lado leste pré e pós-aeroporto, vai incorporar mais uma loja do setor atacarejo. Será a quarta unidade da Rede Villefort Atacadista, agora nas instalações que inicialmente foram utilizadas pelo Makro Supermercado, na Avenida Magalhães Pinto, na altura do Bairro Planalto.
A inauguração está marcada para dia 1º de março.
O Makro fechou sua loja há mais de um ano e agora é substituído pelo Villefort. Grande parte do estacionamento foi coberto e a expectativa é de que o supermercado - brasileiro, nascido em BH - reúna mais clientes do que a rede Makro - holandesa, que teve dificuldades de adaptação no comércio local, especialmente por sua visão muito europeia de vendas.
O Villefort vai manter funcionando, além do atacarejo, o restaurante e o posto de gasolina, no horário de 7 às 22 horas. Antes do Villefort, a Rede Supermercados BH instalou uma unidade na beira do lago que fica ao pé do aeroporto local e, em poucos meses, a loja conquistou o primeiro lugar em vendas, suplantando as quase 10 unidades já instaladas em Montes Claros, o que sugere que a cidade efetivamente avança para o lado leste.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83129
De: José Carlos Data: Quinta 22/2/2018 15:24:46
Cidade: Montes Claros

Dentro de 3 ou 4 dias, Montes Claros deve ingressar na tecnologia 4,5 G de telefonia celular. Uma das empresas já está trocando os equipamentos e o resultado - segundo um técnico - será sentido nos próximos dias: a rede tende a ficar mais rápida.
A telefonia de 4,5 G já está instalada nas capitais, como BH, mas só agora chega a Montes Claros, colocando os serviços a níveis mais atuais. A mudança não envolve alterações físicas notáveis. Apenas um pequeno equipamento é substituído, mas ele altera substancialmente a qualidade - garante o técnico.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83128
De: Gregório Data: Quinta 22/2/2018 11:36:36
Cidade: Montes Claros

Todo o horizonte alpestre de Montes Claros, assim com grande parte do casario, está tomado pela "invernada" que começou há cerca de meia hora. Vou ao pluviômetro, um equipamento bastante utilizado, hoje, na cidade, e lá está: a fina chuva, típica chuva de invernada sertaneja, já acumula 5mm. Uma invernada de gala, bela, própria para o Natal. Quem sabe, remanescente das nossas noruegas mais adormecidas. Consulto os institutos de meteorologia. Lá vai escrito que entre 12 e 17h de hoje e de zero hora às 2h da madrugada próxima teremos os horários mais prováveis de chuva montesclarina. Torçamos todos para que ela fique, e por muitos dias. Por falar nisto: o que foi feito do mitológico avião da Copasa que faz chover, por preço bastante salgado? Avoou?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83127
De: Luís Ortiga Data: Quarta 21/2/2018 18:54:55
Cidade: Brasília

Fui contemporâneo do atual prefeito de Montes Claros, o Humberto Souto. Vinha eu um pouco atrás, pouco mais novo, mas vivenciamos a mesma Montes Claros. A Praça de Esportes era o ponto de encontro da juventude da minha(nossa) época. Modéstia à parte, uma juventude de campeões.Fomos campeões em varias modalidades esportivas, a saber: campeão brasileiro dos 100m rasos no nado de craw(recorde brasileiro da época):(Jeoválcio Maurício);campeões mineiros de natação em todas as modalidades ( os irmãos Veloso - Gilberto, Marco Antonio e Pedro), Reinine Canela, Haroldo Filpe e outros. Campeões de basquete masculino, voleibol feminino. Timaços de futebol como o Cassimiro de Abreu* e o João Rabelo(atual Ateneu). Memorável a vitória do J.Rebello:o Atlético Mineiro foi à Montes Claros para receber a faixa de campeão mineiro e teve a faixa "carimbada"com derrota para o nosso atual Ateneu. A Praça de Esportes para a minha (nossa) geração é e será sempre um templo de formação de jovens. Hoje arquiteto urbanista que sou, já aposentado, só tenho a agradecer à cidade a existência daquela praça que formou, não sou a parte física, mas o caráter de muita gente. Mestres como o sgt.Marino e o Ten. Pimenta são inesquecíveis professores de Educação Física a nós daquelas gerações, devemos a eles o muito que nos ensinaram no caminho do bem.Humberto sabe o que estou dizendo e excelente atleta que foi, também, com certeza, sabe o valor que a Praça de Esportes tem para as gerações que passaram, como a nossa e as que virão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83126
De: Glorinha Mameluque Data: Quarta 21/2/2018 17:07:19
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Padre Antônio Carlos – um homem de Deus

Glorinha Mameluque

Acabamos de perder um homem, cuja marca principal era a humildade, onde se escondia a sua grande sabedoria : Padre Antônio Carlos Silva. Nessa manhã, a cidade se entristecia com sua partida, mas os céus se alegravam por mais uma alma boa que chegava por lá.
Há muitos anos, ele era o coordenador de vários grupos de jovens, que contavam com sua direção espiritual. Sempre fiel à sua vocação sacerdotal e obediente às normas superiores, fazia-se notar por seu grande cuidado e zelo com as coisas sagradas, por todos os lugares por onde passou.
Padre Antônio Carlos tinha 82 anos. Em 1979 foi ordenado padre na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Montes Claros, pelas mãos do então Bispo Dom JoséAlves Trindade. Passou por várias Paróquias, sendo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação – Cintra, onde seu corpo foi velado; foi ainda Administrador paroquial de várias Paróquias, como: Senhor Bom Jesus, de Claro dos Poções; Quase Paróquia Santos Reis de Engenheiro Navarro; Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Bocaiúva; Quase Paróquia São João Batista em Guaraciama; Quase Paróquia Nossa senhora do Carmo, em Montes Claros. Foi também Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, Santa Rita, Nossa Senhora do Carmo e São José Carpinteiro e Maria de Nazaré, em Montes Claros.Era Diretor Espiritual Diocesano do Apostolado da Oração.
Formado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior; curso de Iniciação Teológica na Universidade Católica de Minas Gerais. Foi professor de Sociologia e Teologia, professor do curso de Teologia para leigos; professor do curso Fundamentos da Educação; Professor e Vice-diretor da Escola Estadual Dulce Sarmento, 1º e 2º grau; professor de matérias pedagógicas, Sociologia geral e Filosofia Educacional na Escola Estadual Dulce Sarmento e Diretor da Escola Estadual Delfino Magalhães, em Montes Claros.
“Ecce homo” - são as palavras que Pôncio Pilatos disse, em latim, ao apresentar Jesus Cristo aos judeus de acordo com o Evangelho. Em português, a frase significa "Eis o Homem".
Eis o homem, Padre Antônio Carlos Silva, com uma enorme folha de serviços, mas que por sua humildade e doação talvez pouco seja lembrado, a não ser por aqueles que com ele conviveram de muito perto e aprenderam a admirar sua sabedoria e seu exemplo de vida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83125
De: Manoel Hygino Data: Quarta 21/2/2018 10:32:06
Cidade: Belo Horizonte

Aqui e agora, o desafio

Manoel Hygino

Aconteceu o que se esperava. A intervenção militar no Estado do Rio de Janeiro se tornara imperativa pelas próprias razões que determinaram a medida presidencial extrema, embora não a última. Apesar do interventor general Braga Neto não aceitar a ideia de tanta gravidade, considerando a existência de “muita mídia” em torno do assunto, o Brasil inteiro admite e reconhece a situação a que chegou aquele Estado, como julgou o governo federal.
O fato, aliás, é percebido pelo comandante do Exército, general Villas Boas, ao advertir que os problemas enfrentados pelo Estado vão além da segurança pública e exigem ações mais efetivas. “Os desafios enfrentados pelo Rio de Janeiro ultrapassam o escopo de segurança pública, alcançando aspectos financeiros, psicossociais, de gestão e comportamentais”; impõem a “necessidade de uma honesta e efetiva ação integrada dos poderes federais, estaduais e municipais”.
As primeiras providências são para atender ao ritual legal para fazer funcionar o que se pretende, começando pela aprovação da Câmara e do Senado. O planejamento se iniciou imediatamente, para que se tenha realmente sucesso no que se propõe empreender em área tão complexa e abrangente até final de dezembro.
A situação a que chegou o Estado do Rio não é a única e primeira, sequer restrita ao território em que se encontra encravada a imagem da cidade considerada cartão-postal nacional. O que se fará ali poderá ser extensivo a todas as regiões do país, estigmatizado por crime e corrupção, propagados a todas as unidades da Federação. Não se trata de um desafio localizado em suas causas e efeitos, pois dolorosamente sentidos em todos os rincões.
Vive a nação uma fase dificílima e não há como negar. A medida drástica adotada com relação ao estado litorâneo atinge, em última análise, toda a nação, exposta a organizações criminosas de alto poder e inteiramente contrárias aos interesses nacionais. Combatê-las em todas suas fortalezas e seus escalões é uma imposição, nesta hora já abalada por outras situações não menos embaraçosas à vida nacional e ao exercício pleno da democracia.
Dispenso-me de enunciá-las. A opinião pública, o cidadão, sabem.
Mutatis mutandis, evoco aqui o que se disse, em 1870, quando se publicou o manifesto do Partido Republicano, em 3 de dezembro: “A imprevidência, as contradições, os erros das usurpações governamentais, influindo sobre os negócios internos e externos da nossa pátria, vão criando esta situação deplorável, em que as inteligências e os caracteres políticos parecem fatalmente obliterados por um funesto eclipse”.
Poderia soar estranho, mas se permitiria repetir, aqui e agora, que a sociedade brasileira, após tão extenso tempo de existência como coletividade nacional independente, encontra-se, em face do problema de sua organização e funcionamento políticos, como se surgisse do caos colonial.
É triste a constatação, mas pelo menos aponta para a necessidade de todos os brasileiros se incorporarem a uma obra de regeneração nacional, em clima tão plúmbeo e confuso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83124
De: Prefeitura Data: Quarta 21/2/2018 09:11:59
Cidade: M. Claros

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 20, o prefeito Humberto Souto falou sobre o projeto de revitalização da Praça de Esportes, que será iniciado nos próximos dias. Ao lado de secretários, o prefeito detalhou o estudo para revitalização total de um dos locais mais importantes da cidade.
Antes da entrevista, Humberto Souto mostrou as instalações da Praça aos jornalistas e explicou que a deterioração do local é resultado de anos de abandono do poder público. Pensando em revitalizar este histórico ponto da cidade, o projeto de revitalização feito pelo município irá recuperar toda a área, sem que seja retirado nenhum local de prática esportiva.
De acordo com o prefeito Humberto Souto, foi constituída uma autarquia que irá gerir o espaço. O restaurante da Praça será licitado, já que hoje o estabelecimento é utilizado sem nenhum ganho para o município. O prefeito explicou ainda que um novo ginásio será construído, com recursos que já estão garantidos oriundos de uma emenda parlamentar. Contornando todo o local, um muro será erguido para impedir o avanço da criminalidade.
Para a recuperação das demais áreas esportivas da Praça de Esportes, um estacionamento será feito nos espaços não utilizados, áreas que hoje já são usadas por diversos motoristas sem nenhuma regulamentação. O dinheiro com as vagas do rotativo será suficiente para a reforma de quadras, piscinas e vestiários. O prefeito Humberto Souto destacou ainda que as reformas nos banheiros já foram iniciadas, assim como a melhoria na sede do local.
“Nosso objetivo é reconstruir esse histórico local de Montes Claros. Não iremos vender terrenos, como algumas pessoas maldosamente têm inventado. Nenhum local da praça será destruído. Ao contrário disso, esse projeto irá garantir que todos os equipamentos esportivos sejam revitalizados, dando novamente vida a este importante centro esportivo da região central. O estacionamento não irá destruir nada, pois apenas utilizaremos áreas livres. Tenho certeza que em breve teremos uma Praça de Esportes limpa, bonita, com alunos e esportistas de todas as áreas, como era há tempos atrás”, concluiu o prefeito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83123
De: Rogério Data: Terça 20/2/2018 18:12:00
Cidade: Montes Claros

Uma segunda perda para a Montes Claros mais veterana: às 4 horas da tarde, partiu Raimundo Mendes. Ray, filho de Ducho do Bandolim, neto de Chiquinho Guimarães, o construtor da Catedral, do Clube Montes Claros e de tanta coisa mais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83122
De: Marcelo Data: Terça 20/2/2018 14:38:16
Cidade: Montes Claros

Faleceu na manhã de hoje Edilson Colen aos 89 anos de idade. Edilsom foi jogador de futebol -goleiro, defendeu brilhantemente as camisas do Ateneu em Montes Claros e do Flamengo do Rio de Janeiro,no futebol era apelidado carinhosamente como Marta Rocha. Era casado com a primeira professora formada em Educação Física de Montes Claros Dona Naide Veloso Colen, deixa três filhas, A Jornalista Cláudia Colen, A também Professora de Educação Física Sandra Cole e a Advogada e Pedagoga Martha Veloso Colen. O Velório de Edílson será na Santa Casa a partir das 17:00 de hoje e o sepultamento ocorrera amanha às 11:00 no cemitério Parque dos Montes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83121
De: Nilton Data: Terça 20/2/2018 11:21:59
Cidade: Pirapora

Era casado, tinha 2 filhos, o soldado PM Temístocles Machado da Fonseca Júnior, de 30 anos, que morreu lutando contra um assaltante na madrugada de segunda-feira, em restaurante no centro de M. Claros. Todo mundo viu e se chocou com as gravações.
Temístocles era destacado no Jaíba, mas sua família é de Pirapora, onde o enterro foi realizado na manhã desta terça-feira. Uma chuva persistente também foi ao cemitério bater continência ao soldado morto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83120
De: Polícia Militar Data: Terça 20/2/2018 09:36:03
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar prende suspeitos de participação de homicídio de militar em Montes Claros - A Polícia Militar prendeu no início da tarde de ontem, dois homens suspeitos de participação no crime de homicídio de um policial militar em Montes Claros. Outros dois suspeitos foram alvejados, mas não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito. Em decorrência do homicídio que vitimou o Sd PM Machado, na madrugada da manhã de ontem em uma lanchonete no bairro Cidade Santa Maria, em Montes Claros, foi realizada uma operação com viaturas da 11ª RPM com o intuito de identificar e localizar os suspeitos do crime. Durante levantamentos, ao visualizar imagens de câmeras de vídeo-monitoramento, foi visualizado marcas de sangue no asfalto. Os militares seguiram as marcas de sangue por várias ruas e bairros chegando até uma casa na rua Anita Malveira, no bairro Vila Oliveira. No local, os militares encontraram e prenderam(...)., de 31 anos, que já possui passagens nos meios policiais por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Ele disse aos militares que 02 (dois) indivíduos chegaram à sua residência por volta das 01h45min e pediram um apoio para que auxiliasse no socorro de (...)., de 21 anos, que havia levado um tiro em uma das pernas. Relatou que os indivíduos chegaram até sua casa em uma moto modelo Titan azul, 125 cilindradas. Disse ainda que o suspeito ferido estava acompanhado de (...), de 18 anos, e que ambos são moradores daquelas imediações. No referido imóvel foram localizados pássaros da fauna silvestre e 06 (seis) munições calibre 28. Os militares colheram mais informações e conseguiram levantar o endereço onde os suspeitos do homicídio estariam homiziados, uma casa na rua “B”, bairro Santos Dumont. As equipes deslocaram até o referido local e realizaram o cerco do quarteirão de modo que após certificar o imóvel, foi determinado pelas equipes que os suspeitos abrissem o portão, contudo eles ignoraram a ordem. Os militares arrombaram o portão, se identificaram como policiais e determinaram que eles saíssem da casa com as mãos para cima, contudo, foram recebidos a tiros por (...). Perante a ação dele, foi necessário repelir a injusta agressão por meio de disparos de arma de fogo. O suspeito só encerrou os disparos após cair ao solo. Foi possível ainda, perceber um segundo homem adentrar em um quarto, sendo novamente determinado que obedecesse à ordem policial e saísse de lá com as mãos para cima, contudo as ordens emanadas pelos policiais não foram acatadas, de modo que a equipe policial entrou no quarto e identificou (...), que estava com a arma em punho, apontada em direção aos militares, sendo nesse momento repelida a injusta agressão. Os suspeitos foram levados até o HPS da Santa Casa, mas não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito. A residência onde estavam homiziados é de propriedade de (...)., que também foi preso. Os suspeitos foram entregues a autoridade judiciária juntamente com as armas e demais objetos.Com relação à conduta dos policiais militares, foi confeccionado um novo registro de ocorrência destinado à Autoridade de Polícia Judiciária Militar competente e responsável pela área territorial onde se deu o fato para providências cabíveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83119
De: Alves Data: Segunda 19/2/2018 21:22:00
Cidade: Montes Claros

"Seg 19/02/18 - 10h19 - PM de folga, de 30 anos, reage a assalto e é morto em restaurante de M. Claros: "A placa do veículo foi anotada..."

É neste clima, e nesta dor, que Montes Claros vê passar hoje o 4º mês sem o consolo da presença física de Padre Henrique.

A proximidade dele, o calor de sua autoridade, o desprendimento, a altíssima renúncia que é a mais alta expressão do Amor, tudo nele atenuava os embates.

Que Padre Henrique, Santo Padre Henrique, interceda por nós, no Vale de Lágrimas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83118
De: Polícia Militar Data: Segunda 19/2/2018 18:54:22
Cidade: Montes Claros

Na tarde de hoje, 19/02, a Polícia Militar, por meio da 11ª RPM, prendeu 03 homens acusados de envolvimento no homicídio de um policial militar, ocorrido nesta madrugada. Na intervenção para as prisões, 02 homens que reagiram à abordagem policial, utilizando-se de armas de fogo, vieram a óbito.
O rastreamento teve início quando das primeiras informações da ocorrência de uma tentativa de roubo havida à av. Deputado Esteves Rodrigues, no Centro, quando 01 infrator, armado com uma arma de fogo, roubou vários celulares, momento em que um policial militar, de folga, identificou-se como tal, tentando evitar o roubo, porém, foi alvejado pelo assaltante e veio a óbito. O infrator evadiu do local em uma motocicleta que fazia a cobertura da ação criminosa.
De posse das informações, foi iniciada operação policial na busca pela prisão dos infratores e, durante as diligências, denúncias foram juntadas ao tirocínio policial, levando os militares ao bairro Vila Mauricéia, onde estaria um dos envolvidos no crime. Os policiais militares localizaram um homem que teria acobertado a ação delituosa dos infratores responsáveis pelo crime, apoiando-os em sua casa, no bairro Santos Dumont. Ao chegarem ao referido bairro, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo por(...)., de 21 anos; com passagem por direção perigosa e sem habilitação, e (...)., 18 anos; com passagem por tráfico de drogas, autores do roubo, não restando alternativa para conter a injusta agressão, a não revidar os disparos.
Dois infratores foram alvejados e socorridos com vida ao hospital, mas não resistiram e vieram a óbito. Na residência foram encontrados 02 revólveres (.32 e .38).
Foram presos, ainda, 03 homens suspeitos de envolvimento no crime: (...), 31 anos, sem passagem pela Polícia), (...), de 22 anos; com passagem por dirigir sem habilitação e (...), 28 anos; sem passagem Polícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83117
De: Polícia Militar Data: Segunda 19/2/2018 16:31:13
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar concederá coletiva à imprensa sobre o desfecho da ocorrência que vitimou fatalmente um policial militar nesta data. A coletiva ocorrerá às 17 horas, na sede da 11ª RISP, à Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 301, bairro Ibituruna, nesta cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83116
De: Eustáquio Data: Segunda 19/2/2018 16:00:02
Cidade: M. Claros

A PM ainda nao confirmou oficialmente a morte de 2 homens, hoje, em M. Claros. Mortes que teriam alguma ligação com o assassinato de um soldado PM, durante assalto, nesta madrugada, em restaurante da Avenida Sanitária, quase na esquina com Mestra Fininha.
Teria havido troca de tiros com a PM no Bairro Santos Dumont, na parte leste, entre o Independência e Primavera, com 2 mortes. O tiroteio teria começado com a chegada da polícia.
A versão disponível, ainda não confirmada oficialmente, diz que 3 outros personagens - entre eles um suposto cabo - teriam sido presos por auxiliar os 2 envolvidos no assalto.

***

Estado de Minas - BH -Suspeitos de matar soldado em Montes Claros são baleados em troca de tiros com a PM - O policial Temistocles Machado da Fonseca Júnior, de 30 anos, foi morto depois de reagir a um assalto na madrugada desta segunda-feira. Duas armas foram apreendidas com os suspeitos - JH João Henrique do Vale LR Luiz Ribeiro - Militar foi morto depois de reagir a assalto na madrugada desta segunda-feira - Uma troca de tiros entre policiais militares e dois suspeitos de matarem um soldado da PM em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, acabou com os dois homens baleados. A ação aconteceu no Bairro Santos Dumont. Duas armas de fogo foram apreendidas com a dupla. Os dois morreram ao dar entrada na Santa Casa da cidade. O policial Temistocles Machado da Fonseca Júnior, de 30 anos, foi morto depois de reagir a um assalto na madrugada desta segunda-feira.
De acordo com as primeiras informações da PM, durante as buscas para chegar aos autores do assassinato, os policiais receberem denúncias indicando sobre a possível localização dos criminosos. Ao chegarem no Bairro Santos Dumont, abordaram os dois suspeitos e houve troca de tiros, que terminou com a dupla baleada. Os dois foram socorridos para um hospital da cidade. A Polícia Militar de Montes Claros confirmou que a troca de tiros e que os suspeitos foram baleados. Eles foram levados para a Santa Casa da cidade, que confirmou as mortes. Uma nota será emitida pela corporação ainda nesta segunda-feira.
O assassinato do soldado aconteceu nesta madrugada e foi flagrada por câmeras de segurança do restaurante onde ele estava. Testemunhas contaram que, por volta de 1h30, o soldado Machado Junior estava em um conhecido restaurante na Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Avenida "Sanitária), na Região central da cidade. Um homem de capacete, armado com um revólver, chegou ao local, anunciou o assalto e roubou celulares de fregueses que estavam sentados em mesas do estabelecimento.


***

O Tempo -Suspeitos de matar PM em Montes Claros são mortos em troca de tiros - Conforme a corporação, os militares foram verificar uma denúncia e a dupla os recebeu à tiros 19/02/18 - 15h21 - ALINE DINIZ E JOSÉ VITOR CAMILO - Dois suspeitos de ter envolvimento no homicídio do militar acabaram morrendo nesta segunda-feira em uma troca de tiros com a Polícia Militar (PM). Conforme a corporação, os militares foram verificar uma denúncia e a dupla os recebeu à tiros. Duas armas de fogo foram apreendidas.
O policial trabalhava há dois anos na corporação. O velório dele acontece nesta segunda-feira em Montes Claros. A cerimônia vai continuar em Pirapora, cidade natal do militar. O corpo será levado para o município às 20h. O enterro será às 10h desta terça-feira. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83115
De: Polícia Militar Data: Segunda 19/2/2018 11:41:02
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar busca mais informações que possam levar à prisão autores de homicídio - A Polícia Militar, nesta data, 19, por volta das 01h30min, compareceu à Av. Dep. Esteves Rodrigues, bairro Cidade Santa Maria, nesta cidade, em um estabelecimento comercial, onde teria ocorrido um roubo que vitimou fatalmente um policial militar. Segundo as vítimas e testemunhas estavam no local quando foram surpreendidas por 01 (um) indivíduo, usando capacete, que armado com 01 (uma) arma de fogo, anunciou o assalto e subtraiu seus aparelhos celulares, bem como de 01 (um) policial militar, também vítima, que, após se identificar, tentou impedir a ação criminosa, buscando desarmar e prender o indivíduo, porém este não acatou às ordens e efetuou 02 (dois) disparos contra o policial militar, tendo 01 (um) dos disparos o atingido na perna direita e o outro no peito. A vítima, T. M. F. J., 30 anos, policial militar, foi socorrida por equipe do Corpo de Bombeiros ao HPS, onde deu entrada já sem vida. Segundo testemunha foram ouvidos 05 (cinco) disparos. Após o crime o indivíduo evadiu em companhia de um comparsa que o aguardava nas proximidades em uma motocicleta Titan, cor escura, placa GSW-6232 (segundo o sistema pertence a um veículo Fiat Idéia, da cidade de São Paulo/SP. No local foram localizadas 03 (três) cápsulas, calibre .40. O rastreamento teve início e continua na busca pela prisão dos infratores responsáveis por este crime.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83114
De: Terra Data: Segunda 19/2/2018 11:08:45
Cidade: São Paulo

Militar é morto depois de reagir a assalto em Minas Gerais - Diego Torres Diego Torres – 19/02/18 - 11h02 - Imagens do circuito interno de segurança de uma lanchonete de Montes Claros, cidade no norte de Minas Gerais, registraram a morte de um policial militar na madrugada desta segunda-feira (19). Temístocles Machado Júnior tinha 30 anos e estava de folga quando foi morto depois de reagir a um assalto na área central do município. As imagens divulgadas pela polícia mostram que o PM senta na entrada do estabelecimento, com as costas voltadas para a rua. A mesa tem quatro pessoas sentadas com ele e é segunda a ser assaltada pelo bandido. O criminoso estava roubando a terceira mesa quando é surpreendido pelo policial. Ele não atira contra o bandido e começa uma luta corporal com o assaltante ainda de capacete. O momento do tiro não foi captado pelas câmeras e, logo após os disparos, o assassino do PM foge numa moto na qual um comparsa aguardava na rua. Os três tiros acertaram seu peito, a perna e a virilha do policial, que foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros, mas morreu ao entrar na Santa Casa de Montes Claro. Temístocles Júnior havia entrado na PM de Minas Gerais um ano atrás e trabalhava na cidade de Jaíba, distante pouco mais de 200 quilômetros de onde morreu. Ninguém foi preso suspeito de participação no crime até o momento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83113
De: Estado de Minas Data: Segunda 19/2/2018 10:04:46
Cidade: Belo Horizonte

Soldado da PM reage a assalto e é morto em Montes Claros; - Luiz Ribeiro - 19/02/2018 09:34 - Um soldado da Polícia Militar foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira em Montes Claros, no Norte de Minas, ao reagir a um assalto em um restaurante. A vítima, Temistocles Machado da Fonseca Júnior, de 30 anos, estava à paisana. Ele era havia formado e entrado para a corporação há ano. O crime, que aconteceu por volta de 1h30 desta madrugada, foi registrado por câmeras do sistema de segurança do estabelecimento. Conforme testemunhas, o soldado Machado Junior estava em um conhecido restaurante na Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Avenida "Sanitária), na Região central da cidade. Um homem usando camiseta cor clara e com um capacete, armado com um revólver, chegou ao local, anunciou o assalto e roubou celulares de fregueses que estavam sentados em mesas do estabelecimento. Conforme mostram as imagens do vídeo, o soldado Machado Junior reagiu, tentou desarmar e entrou em luta corporal com o assaltante. O soldado foi atingido com três tiros que atingiram a perna direita, virilha e um na altura do peito. O autor fugiu na garupa de uma moto conduzida por um comparsa, que já aguardava por ele. O policial Temístocles Machado Junior foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levado para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Montes Claros e morreu ao dar entrada no hospital. Ele trabalhava no destacamento da PM em Jaíba (na mesma região) e estava de folga em Montes Claros. A família dele seria de Pirapora, também no Norte de Minas. A Polícia Militar informou que faz intenso rastreamento na tentativa de prender o autor do homicidio e o seu comparsa, mas ainda não tem pistas dos envolvidos. As buscas continuam.

***

O Tempo - Policial militar morre ao reagir a assalto em lanchonete; - 19/02/18 - 10h05 – José Vítor Camilo - Um soldado da Polícia Militar (PM) de 30 anos morreu, na madrugada desta segunda-feira (19), após reagir a um assalto na lanchonete onde estava e acabar sendo baleado pelo assaltante, em Montes Claros, no Norte de Minas. Toda a ação foi filmada pelas câmeras de segurança do local. Era por volta de 1h30 quando o suspeito, que usava um capacete de moto na cabeça, chegou ao estabelecimento que fica na avenida Deputado Esteves Rodrigues, no bairro Santa Maria. Armado de um revólver, o homem foi até uma das mesas e passou a pedir celulares dos clientes. Logo em seguida o suspeito foi até a mesa onde estava o soldado Temistocles Machado da Fonseca Junior, pegando inclusive o celular do militar. Porém, quando o suspeito vira as costas, o PM saca sua arma e o aborda pelas costas. Neste momento, o assaltante reage e também aponta a arma para o policial, momento que o militar entra em luta com o suspeito para tentar desarmá-lo. Durante a confusão, alguns disparos foram feitos, atingindo o soldado na perna direita, na região da virilha e no peito do lado direito. Após o tiroteio, o suspeito conseguiu fugir na garupa de uma moto Titan preta que já o esperava do lado de fora da lanchonete. A placa do veículo foi anotada por testemunhas, mas era referente à um Fiat Idea da cidade de São Paulo. Buscas foram feitas na região, mas ninguém foi preso. Temistocles foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) da Santa Casa, mas já chegou à unidade de saúde sem vida. Ainda foi tentado a manobra de ressuscitação, porém, os médicos não conseguiram salvar o militar. No local foram recolhidas três cápsulas de calibre .40, assim como a arma do soldado que era da carga da PM.

***

Hoje em Dia - Policial reage a assalto e é morto após lutar com bandidos; - Gabriela Sales - 19/02/2018 - 09h59 - A polícia procura por dupla suspeita de matar um policial militar que reagiu a um assalto na madrugada desta segunda-feira (19), na avenida Deputado Esteves Rodrigues, em Montes Claros, na região Norte de Minas. Câmeras de segurança do estabelecimento comercial registraram toda a ação. De acordo com a Polícia Militar, o soldado de 30 anos estava de folga na companhia de amigos em um bar, quando dois homens chegaram e anunciaram o assalto, fazendo a "limpa" na mesa de que estava no local. O militar se identificou e acabou entrando em luta corporal com os suspeitos. Um deles acabou atirando no soldado, que ficou ferido na perna e peito, fugindo em seguida em uma motocicleta. Ainda de acordo com a corporação, o policial foi socorrido por militares do Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital de pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A PM informou ainda que antes do ataque ao militar, a dupla havia feito um verdadeiro arrastão nos bares e restaurantes da avenida, levando celulares, dinheiro e joias das vítimas. O militar tinha um ano de formado e estava lotado em Jaíba, que fica a 200 quilômetros de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83112
De: Isaias Caldeira Data: Sábado 17/2/2018 23:42:26
Cidade: Montes Claros- Minas Gerais

Por descuido escreveu- se progon, quando a palavra da Rússia Czarista é " progom". Peço desculpas. Sem revisor, acontece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83111
De: Isaias Caldeira Data: Sábado 17/2/2018 20:43:18
Cidade: Montes Claros-MG

Isaias: no princípio era o caos

Isaías Caldeira *

Tardo, mas não falto. Dizem que depois que tentaram me processar, criminal e administrativamente, por artigos que escrevi aqui, sob acusação de crimes contra a honra ( ?) - embora nunca tenha nominado em meus textos as pretensas vítimas, até porque as conheço “en passant” e nem as tenho como dignas de citação- teria deixado o ofício da opinião escrita, premido pelo medo comum nacional de afrontar esses que, sem prestar contas a ninguém, arvoraram-se em polícia universal e a todos intimidam, inocentes e culpados. Não! Abjuro tais maledicências. Sim, fui o primeiro a denunciar o “ monstro” que emergia, no mesmo formato de sempre,com o mesmo discurso , neste devir histórico, que nos obriga ao eterno retorno ou ao pêndulo de Tocqueville, onde a prostituta das construções sofistas, a tal moralidade pública , em permanente cornucópia com todos os governos, em todos os tempos, empala alguns em praça pública, sob ovação da massa ignara e de aproveitadores políticos, e tem aí sua epifania. Agora, agindo como “ justiceiros” oficiais, desgraçadamente amparados em um “ cumpra-se “ de algum juiz infenso aos rigores ínsitos ao devido processo legal , nada e nem ninguém os intimida, nem um Ministro do Supremo, pois não hesitam em críticas ácidas e mesmo mal-educadas às decisões proferidas pela Instância Superior do Judiciário. Tomam a história de assalto, e não podendo incriminar judeus , como outros já fizeram em passado recente , elegem a classe política como alvo, não aleatoriamente, mas de caso pensado, com um “progron” a ser cumprido, onde o extermínio moral tomou o lugar da morte física, sem deixar de ser horroroso e infame. Sim, também fui o primeiro a denunciar a tal “ condução coercitiva” de quem nunca se recusou a comparecer perante autoridade. Como juiz criminal por mais de 10 anos, nenhum Promotor ou Delegado teve meu amparo a tal ignomínia jurídica, pois sem qualquer previsão no Código de Processo Penal. Entendo, data venia, que diante de tal ilegalidade, todo o processo deveria ser anulado, mesmo ao custo de se absolverem criminosos confessos e seus séquitos, pois o que se busca preservar é maior que o mal porventura feito e não punido- a garantia do processo amparado na lei, sob pena de qualquer casa ser assaltada por agentes estatais, fortemente armados, encapuzados, para levar um pai de família inofensivo à Autoridade, sem que ele saiba sequer de qual crime é acusado, sob regozijo da turba . É o que temos visto país afora. Nunca faltam aplausos quando a guilhotina é acionada na casa do vizinho. Nem no regime militar vi coisas assim. Quando alguém era retirado de sua casa , e foram raros, geralmente pessoas envolvidas na luta armada, isso era feito de forma clandestina, sem o conhecimento ou aprovação das instâncias superiores de poder. O Presidente Geisel pôs termo a esses atos, exonerando generais e outras autoridades que praticavam ou toleravam esses abusos. Basta comparar o número de mortos e desaparecidos nos governos militares do Brasil com os governos Chileno, Argentino e Uruguaio, estas, sim, ditaduras cruéis. Pouco mais de uma centena aqui. Milhares lá. Claro, não faço defesa daqueles atos dos nacionais, como não defendo os atos de hoje. Tudo igual e infame. A diferença é que hoje tem a chancela institucional, o que é trágico. Quando as instituições patrocinam ou autorizam a barbárie, é sinal que a democracia claudica, e que um tempo de desesperança e medo permeia o vento que se avizinha. Sim, a história é pendular, nunca um evoluir permanente. Pessoas sempre estarão na busca de um “ déjà vu”, repetindo a história, mesmo ignorantes disso, pois poucos se ocupam do passado, e cada nova geração acredita que a civilização começa com ela. Enfim, agora outros se ocupam em dizer o que já verbalizei há anos neste espaço, não estou mais sozinho. As reações começam, partindo de pessoas que não querem mais violações das garantias Constitucionais e que têm instrumentos e poder para retirá-las do cotidiano nacional, acabando com o dantesco espetáculo das execrações publicas. Já era tempo. Aos protagonistas das cenas lamentáveis, que jactavam-se de seus feitos nas redes sociais e na mídia em geral, os aplausos diminuem. Logo os excessos serão posto na balança, e por causa deles, se a história repetir-se, como é de sua natureza, serão execrados, da mesma forma como fizeram a tantos nessas condenações prévias e sem processos, que foram a marca destes tempos. Não lhes desejo o final do “ Duce” ou do” Furher”: seus cabedais são poucos, míseros arlequins animando a pantomima, e seus atos não passam de um traço no livro da História, embora acreditem, como os bobos da corte, que o reino não prescinda deles. A eles, ao final,tenho certeza, um epitáfio lhes prestará a última homenagem em seus túmulos: vanitas finis.

* Isaias Caldeira é Juiz de Direito em Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83110
De: Manoel Hygino Data: Sábado 17/2/2018 08:18:53
Cidade: Belo Horizonte

A tragédia da BR-251

Manoel Hygino

O grave – gravíssimo – acidente na manhã de 13 de janeiro, foi mais – muito mais – do que mero desastre rodoviário no Norte de Minas. O número de mortos e feridos equivaleria ao de vítimas dos atentados perpetrados no Oriente Médio pelos fanáticos religiosos que anualmente deixam saldos de dolorosas memórias.
O tópico inicial da imprensa escrita, o lead, dava a síntese da tragédia: caminhão desgovernado invade a contramão, provoca batida entre cinco veículos e causa pelo menos 13 mortos e 29 feridos. Local: BR-251, Norte de Minas, próximo à histórica Grão Mogol, rodovia das mais intensas em tráfego de carga pesada.
A Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal expediu, na época, nota confirmando os dados e a dinâmica do acidente, que começou quando carreta, com outro veículo na carroceria, viajando Salinas a Montes Claros, perto do KM 413, invadiu a faixa contrária, em uma reta, e desencadeou a sucessão fatal.
De quem é a culpa? A pergunta surge naturalmente, mas a resposta exige cuidados especiais. No trecho extenso de estrada que liga à rede rodoviária nacional, a muitas vezes fatídica Rio-Bahia, BR-116, dezenas e dezenas de pessoas ficaram mutiladas para sempre. Ou simplesmente perderam a vida.
Poderia a tragédia ser evitada?
Evidentemente, sim. Já há sinalização e o perigo era ali mesmo, não morava ao lado. É uma região enorme, percorrida por cargas transportadas para o Nordeste ou passageiros que descem o mapa
para o Sul e Sudeste, ou por nordestinos que vão matar saudades na terra natal.
Quem acompanha os fatos, através de qualquer meio de comunicação, sabe perfeitamente que não é o primeiro, nem será o último acidente com muitas vítimas naqueles rincões. A máquina de produzir defuntos funciona sistematicamente e é frequente a falta de consciência dos que dirigem veículos por aqueles pedaços do Brasil. O Estado, como poder público, aparentemente fizera o que devia, para evitar acidentes, ao que se depreende da descrição.
O atendimento às vítimas é demorado, sobretudo pelas longas distâncias. A rede hospitalar não está preparada à suficiência para tragédias dessa grandeza e consequências. A sucessão de choques, o capotamento, o tombamento e o incêndio dos veículos, de mais de um Estado, demonstraram que toda precaução é pequena em tais lugares e circunstâncias.
Os hospitais locais, com ênfase a Santa Casa de Montes Claros, a cidade de maior importância do Norte, fizeram o possível, com os meios disponíveis, no sábado quente já pela manhã. O Samu foi chamado à emergência e um helicóptero da Polícia Militar participou do trabalho, em local remoto, esforçando-se ao máximo em benefício do próximo. No entanto, o resgate da vida não está disponível muito perto. Tudo se transforma, enfim, num doloroso e imprevisível episódio.
A tragédia também relembra os mortos no já histórico rompimento da Barragem do Fundão, a partir do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, há mais de dois anos. As estatísticas são insaciáveis. E o Brasil ostenta o nono lugar no cômputo mundial de acidentes de acidentes de trânsito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83109
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 17/2/2018 06:20:36
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

O candidato paraquedista, o atentado à democraciae a desgraça que assola o Norte de Minas

* Marcelo Eduardo Freitas

Em tempos onde as “irmãs siamesas” ética e moral agonizam em nossa República, confesso que pensei em escrever algo que realmente pudesse impactar o leitor, não apenas pela razão, antes, contudo, por força da emoção. Proponho aqui um exercício dialético com as vozes que ecoam do coração. O essencial, por vezes, é invisível aos olhos!
Nasci e fui criado na zona rural. Estudei em escolas públicas durante toda a minha vida. Na infância, os cadernos ainda tinham fotos de candidatos. Era a única maneira de escrevermos em papel. Sem eles, só nos sobravam o quadro, as paredes e as pedras na beira do rio, onde escrevíamos com o toá, uma espécie de torrão que saciou a fome anêmica de muitos de minha geração. Eram tempos de muitas águas. Confesso, no entanto, que jamais vi ou ouvi os candidatos com os quais estudei. Eram todos de locais distantes que, admito, nunca imaginei estar.
O tempo, no entanto, não só cura a alma, mas também nos reconcilia com o futuro que logo vira passado. Não sem razão, em Esaú e Jacó, Machado de Assis o define como “um rato roedor das coisas, que as diminui ou altera no sentido de lhes dar outro aspecto”. O estudo deu uma outra feição à minha vida!
Hoje, homem feito talvez, ainda observo com um olhar nostálgico os tempos idos. Mas sinto no peito a mesma tristeza de outrora. Uma dor aguda. A situação do Norte de Minas ainda permanece inalterada! Os incautos dessas bandas, acreditem, ainda elegem barões de outros lados de nosso Estado e da capital. Alguns, registro, nunca sentiram o calor do norte, a poeira vermelha, a seca, a fome, a exclusão, a ausência de saúde, o sofrimento do sertanejo.
Caro leitor, Dante Alighieri, "o sumo poeta" italiano, dizia que “no inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise”. É inaceitável o silêncio de homens e mulheres considerados de bem, quando confrontados com o que se denomina “candidato paraquedista”, assim considerado aquele que só aparece em época de eleição. Em uma linguagem bem simples, são aqueles candidatos que residem em uma região bem longe da nossa e, sem pudor, vêm pedir votos em nossas casas. Passada a apuração, nunca mais o veremos!
É deprimente e causa náuseas observar diversos prefeitos apoiarem candidatos de fora, sem qualquer compromisso com a região. Não tenho receio em afirmar que a miséria que historicamente causa desgraça aos cidadãos dessas bandas pode ser tributada à baixíssima representatividade que historicamente ostentamos. Quem é de fora, meus amigos, não tem compromisso com a sua saúde pública, com a segurança pública de sua cidade, com a educação pública de seus filhos.
Incontáveis vezes vi e ouvi relatos de pessoas que, por absoluta inexistência de Atenção Básica à Saúde (ABS), presenciaram a dor da morte em ambulâncias a caminho da cidade de Montes Claros. Crianças que faltam às aulas por ausência de merendas nas escolas. Famílias que se findam em trágicos acidentes causados pela escassez de boas estradas. Segurança pública sendo enaltecida com o aporte de uma viatura policial à “frota” da cidade. É simplesmente ultrajante! E nesse período do ano a desgraça aumenta! Observo em redes sociais e em jornais impressos a cara de pau de vereadores, prefeitos e líderes comunitários que se gabam em receber uma ambulância, um trator, um caminhão como se fosse um verdadeiro benefício para a comunidade. Isso é, em verdade, uma tremenda vergonha!
Meus amigos, isso não melhora em absolutamente nada as suas cidades! É um engodo, uma grande enganação, uma farsa para buscar novamente o seu voto e entregar-lhe a forasteiros, gente de fora. Se querem discutir saúde pública, indaguem a seus representantes sobre quem irá atender a sua família quando faltar-lhes a saúde. Para qual hospital serão levados os seus entes queridos quando sobrevier a doença. Perguntem a seu prefeito sobre o índice de desenvolvimento humano de sua cidade, sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola de seus filhos e o que, concretamente, tem sido feito para melhorá-los.
“Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos”. Entretanto, em nossa região, a coisa tem sido muito feia! Há uma maneira, contudo, de enfrentar esse quadro. Comece vomitando na cara de quem engana o povo, de quem mente deslavadamente para o eleitor, de quem não respeita a consciência do cidadão e compra votos como se fosse bananas. Basta!
É possível mudar! É preciso renascer de forma muito parecida com o que faz a nossa vegetação todos os anos, mesmo quando as vidas pareçam áridas. Como o espaço é curto, a revolta é grande e a esperança persevera, só nos resta concluir essa provocação ao debate com as palavras de José Saramago: “Eu tinha dito que iria propor tirar a palavra utopia do dicionário. Mas, enfim, não vou a tanto. Deixe ela lá estar, porque está quieta. O que eu queria dizer, é que há uma outra questão que tem de ser urgentemente revista. Tudo se discute neste mundo, menos uma única coisa: a democracia. Ela está aí, como se fosse uma espécie de santa no altar, de quem já não se espera milagres, mas que está aí como referência. E não se repara que a democracia em que vivemos é uma democracia seqüestrada, condicionada, amputada”. É assim nestes sertões das gerais!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83108
De: Prefeitura Data: Sexta 16/2/2018 10:32:40
Cidade: Montes Claros

Praça de Esportes será revitalizada e devolvida ao povo - A Prefeitura de Montes Claros já iniciou ações para transformar a Praça de Esportes em um verdadeiro cartão postal. Abandonada por várias administrações há anos, a Praça de Esportes se transformou em um grande problema em pleno centro da cidade. Um desses problemas é que, ao longo dos anos, ela tem sido ocupada por usuários de drogas que invadem as piscinas, depredam as quadras e afugentam as pessoas com ameaças e agressões.
O pacote de obras e ações autorizado pelo prefeito Humberto Souto para a revitalização da Praça de Esportes conta com os seguintes itens:
- Construção de um novo modelo de cercamento, para oferecer segurança ao local, aos esportistas e aos frequentadores;
- Manutenção e limpeza constante do local;
- Reforma dos banheiros do Ginásio Darcy Ribeiro;
- Reforma do local que servirá como sede da autarquia que vai gerir a praça e outras áreas de prática esportiva do município;
- Construção de um novo e moderno Ginásio Poliesportivo, com edital já publicado no Diário Oficial;
- Criação de um estacionamento rotativo como nos modernos projetos dos complexos esportivos de todo o país.
Segundo o secretário de Esportes, Igor Dias, a constituição da autarquia permitirá uma gestão ágil e autossustentável do local. Cabe ressaltar que, por determinação do prefeito Humberto Souto, a estrutura da praça não será afetada pela criação do futuro estacionamento, que será um modelo de arrecadação para reinvestimento na infraestrutura dos estabelecimentos esportivos do município.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83107
De: Alberto Sena Data: Sexta 16/2/2018 10:10:16
Cidade: BH

A repetição da "bestage", sete anos depois

Alberto Sena

A “bestage” que o ex-prefeito Luiz Tadeu Leite queria fazer com a Praça de Esportes – Montes Claros Tênis Clube (MCTC) – em 2011, sete anos atrás, o atual prefeito, Humberto Souto quer repetir, agora. Em vez de revitalizar ou requalificar a Praça de Esportes, devolver a ela a dignidade quase perdida, o prefeito vai transformar o espaço, latente no cerne da memória dos montesclarinos, em estacionamento de veículos.
A notícia chegou, aqui, nos píncaros da Serra do Curral, por meio de um artigo assinado por Farley Soares Menezes, advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário. Segundo ele, “Humberto inicia a destruição da Praça de Esportes e resolve transformá-la em estacionamento”. Publicou, no início do maior Carnaval de Montes Claros, o decreto 3645, de 9 de fevereiro.
Hoje, vejo a notícia publicada no jornal Gazeta Norte Mineira, com o secretário Municipal de Esportes, Igor Dias, explicando, entre outras coisas, que a Praça de Esportes é deficitária. Gasta por mês R$ 10 mil de energia elétrica e R$ 10 mil de água sem possuir nenhuma fonte de renda. Os 79 estandes do chamado “Calçadão Popular” não pagam aluguel, e nem mesmo o restaurante local.
Mas será que não há uma outra maneira de tornar o espaço privilegiado da Praça de Esportes em algo na mesma linha esportiva para se tornar superavitário? Sem desvirtuar a finalidade daquela área tão presente na memória de gerações de homens e mulheres, a maioria ainda presente, graças a Deus, para ver o fim do cenário de suas muitas histórias?
Neste ponto me recordei da crônica dirigida ao então prefeito Luiz Tadeu Leite, ocasião em que me utilizei da expressão “bestage” usual em Montes Claros, para criticar a tentativa de destruição da Praça de Esportes, espaço privilegiado antes, nas décadas de 50/60/70, e mais ainda nos dias atuais devido à sua localização na paisagem urbana.
Certos pontos da crônica escrita em 2011 encaixam direitinho no caso do prefeito Humberto Souto. “Naquelas manhãs e naquelas tardes de décadas atrás, em Montes Claros, desde a infância, passando pela adolescência e a fase adulta, será que o prefeito em algum momento pensou no desastre à memória física da cidade, o fim da Praça de Esportes como patrimônio público? Será que ele avaliou o dano à memória cognitiva e transcendental de milhares de montesclarinos?”
“Não me recordo de nenhuma vez ter encontrado o prefeito naqueles embates aguerridos em torno das mesas de pingue-pongue da Praça de Esportes. Nem nas saborosas peladas daquelas tardes e nos domingos, depois da missa na Catedral ou na Matriz.
Ele pode até ter vivido a Praça de Esportes de antes. E em algum ponto pode até ter a marca dele, mas se ele não tem a noção real do que faz, isto é o suficiente para duvidar do amor que ele possa ter por Montes Claros. Transformar um lugar daquele em estacionamento é algo tão indigno da Praça de Esportes. Visa atenuar um problema e poderá criar muitos outros.
Fazer o que o prefeito intenta fazer sinaliza claramente, como os claros montes ao redor, o desamor pela memória da cidade. As histórias de Montes Claros se vão perdendo por falta de atenção. Seria o caso de o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros tomar uma atitude a respeito.
O Automóvel Clube, com meio século de existência, um lugar onde aconteceram encontros memoráveis, tanto festivos quanto políticos, da noite para o dia foi desativado e sabe lá o que poderá acontece ao imóvel, a essa altura correndo todos os riscos, inclusive o de vir abaixo para dar lugar a um edifício. Afinal, a cidade está crescendo para cima.
A memória de Montes Claros vai indo de popa ao vento. Dilui feito fumaça. O clássico exemplo é a Rua Doutor Santos. A transformação da principal rua da cidade aconteceu em menos de 40 anos. Até a década de 70, ela possuía graça. Casarões antigos, que, se preservados, dariam um toque especial à hoje desfigurada Rua Doutor Santos.
O prefeito Humberto Souto poderá ficar marcado na história de Montes Claros como o prefeito que deu o golpe mortal na nossa memória. Na memória de quem deu braçadas na piscina olímpica; de quem fez acrobacias ao pular dos trampolins; de quem fez a galera gritar de emoção no Ginásio Darcy Ribeiro; de quem furtivamente, escolhia a Praça de Esportes como recanto para namorar.
Nem vou repetir aqui quesitos importantes tratados por outros defensores da manutenção da integridade da Praça de Esportes. Nem me julgo no direito de crucificar a administração pública porque há décadas não vivencio o dia a dia da cidade. E, é claro, quem defende a medida do prefeito para considerar nossa reação como “saudosismo”. Se achar isso, é porque não entende da importância da memória coletiva. Prefere o “alzheimer urbano”.
Mas, alertar o prefeito, sugerir a ele utilizar-se da medida do bom senso para não cometer “bestage” que o marcará para sempre, isto eu posso fazer daqui dos píncaros da Serra do Curral, como fiz quando o prefeito era Luiz Tadeu Leite. Posso e faço-o, agora, em bom “montesclarês”: prefeito deixa de “bestage”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83106
De: Polícia Militar Data: Sexta 16/2/2018 07:23:29
Cidade: Montes Claros

Polícia Militar registra óbito de uma criança de 02 anos em Janaúba - A Polícia Militar registrou, às 19h54 de ontem, 15Fev, o óbito de uma criança de 02 anos, ocorrido à av. Marechal Deodoro, no bairro São Gonçalo. Policiais militares foram acionados a comparecer em um hospital da cidade, onde, segundo relatos de testemunhas, teria dado entrada um senhor em desespero, trazendo sua filha, uma menina de dois anos de idade, nos braços, inconsciente e com o mínimo de sinais vitais. A criança foi imediatamente atendida pela médica de plantão, que tentou reanimá-la, porém, a menina não resistiu e veio a óbito. O pai da criança relatou que teria saído de casa, com a filha, para levá-la à escola, momento em que parou em frente ao seu estabelecimento comercial. Ao estacionar o veículo, seu telefone celular tocou e ele então desceu atendendo a ligação e, em ato contínuo, entrou para a loja, por volta das 12h30, permanecendo ali até as 15 h, quando se lembrou da sua filha. Neste instante, o homem correu desesperado até o seu veículo, deparando-se com a filha já inconsciente e com vômito na roupa. Com a ajuda de uma testemunha, levou a criança para o hospital, onde foi feita tentativa de reanimação, porém sem sucesso. O corpo foi encaminhado ao IML local. O Sr. Franklin não foi conduzido devido a sua fragilidade emocional e de saúde.


***

Estado de Minas - Menina de dois anos é esquecida dentro de carro e morre em Janaúba - postado em 15/02/2018 19:45 / atualizado em 15/02/2018 21:37- Janaúba, Norte de Minas, entra, uma vez mais, em choque. Nesta quinta-feira, uma menina de 2 anos morreu após ter sido esquecida no carro pelo seu pai, que deveria levá-la para a escola. A criança ficou trancada no veículo. O pai da criança entrou em estado de choque e foi atendido no Hospital Fundajan. Conforme informações de vizinhos da família, o comerciante saiu para levar a filha a uma escolinha particular da cidade. Quando estava saindo de casa, o homem atendeu a uma ligação e acabou indo para o escritório de sua empresa, do ramo de material de construção. Ele acabou esquecendo a filha trancada dentro do veículo, que ficou parado perto da loja. Cerca de três horas depois, um conhecido do comerciante perguntou pela família. Neste momento, relatam testemunhas, o pai saiu desesperado em direção ao carro. A menina estava desacordada e ainda dava sinais vitais. Em desespero, o pai levou a filha imediatamente para o Hospital Fundajan. Os médicos fizeram todos os procedimentos para reanimar a garota, que chegou a ser entubada, mas não resistiu e morreu duas horas após dar entrada na unidade de saúde.A menina era filha de uma enfermeira e ex-secretária municipal de Saúde, que ajudou a atender as crianças vítimas da tragédia da creche Gente Inocente, em outubro de 2017. Na ocasião, o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, invadiu o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e, após espalhar combustível no chão, ateou fogo na unidade, matando a si próprio e provocando a morte de 10 crianças, de uma professora e de duas auxiliares de professora. Mais de 40 pessoas ficaram feridas.
Sul de Minas
Nesta semana, um bebê, de aproximadamente 1 ano, quase morreu asfixiado após ter sido esquecido no interior de um carro com os vidros fechados, em Bom Sucesso, no Sul de Minas. Os pais da criança foram encontrados com sinais de embriaguez, curtindo o carnaval da cidade. A Polícia Militar (PM) recebeu informações de que havia uma criança abandonada e chorando muito no interior de um Fiat Uno estacionado na área central da cidade. Na chamada, testemunhas contaram que o bebê se debatia "aparentando estar se asfixiando". O veículo estava em uma rua paralela ao local onde ocorriam as festividades de carnaval. A criança foi resgatada pelos militares já com risco de morrer. Segundo a PM, o casal recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia da cidade. A criança foi entregue ao Conselho Tutelar.


***

O Tempo - Pai esquece filha dentro de carro e menina morre em Janaúba - 15/02/18 - 21h46 – Ailton do Vale com Mariana Nogueira e Thalita Marinho - Uma menina de 2 anos morreu nesta quinta-feira (15) depois que foi esquecida pelo próprio pai trancada dentro do carro dele por cerca de três horas, em Janaúba, no Norte de Minas. A garota é filha de um empresário e de uma enfermeira, que foi secretária de saúde do município e ajudou a socorrer diversas crianças vítimas do incêndio na creche “Gente Inocente”, em outubro do ano passado. Segundo familiares, a menina, que se chama Mariana, teria morrido por asfixia. De acordo com a secretária de promoção social de Janaúba, Rosana Barbosa da Rocha, os pais da menina estão em estado de choque. Ela contou que o empresário estava a caminho da escola com a filha, quando recebeu uma ligação do trabalho e mudou a rota para a loja de materiais de construção que é dono. Foi no momento em que chegou ao local, que o homem esqueceu a filha no carro. O pai só teria lembrado da filha depois que um funcionário perguntou a ele como estava a família. O empresário então correu para o carro e encontrou a menina desacordada. “Eles estão muito abalados, chorando muito. Uma situação muito, muito triste. A mãe dela foi uma das pessoas que mais ajudou a atender as vítimas da creche e agora acontece isso”, lamentou Rosana. "Estamos desolados, em choque. É mais uma tragédia. Só Deus para consolar estes pais que nunca mediram esforços para fazer a nossa Mari feliz. Infelizmente, a Cecilia salvou muitas vidas na `Gente Inocente`, mas hoje viu a vida dela ser desfeita. Não sabemos o que está acontecendo em Janaúba, mas parece até uma maldição, pois depois da tragédia em outubro, vários casos envolvendo crianças estão acontecendo", disse uma amiga da família que pediu para não ser identificada. Segundo o pediatra e diretor técnico do Hospital Fundajan, Helvécio Campos de Albuquerque, a criança deu entrada na unidade com parada cardiorrespiratória por volta das 14h carregada nos braços pelo pai, que também estava acompanhado da mãe da criança. O médico disse que a menina teve várias paradas cardiorrespiratórias e as tentativas de reanimação duraram mais de uma hora. “O corpo clínico tentou fazer as manobras de reanimação, mas, infelizmente, em virtude do quadro de intensa dificuldade de recuperação pela própria idade da criança, ela não conseguiu sobreviver. Tentamos muito, mas constatamos o óbito por volta das 15h30”, afirmou. O diretor relatou ainda que o pai não conseguiu explicar aos médicos o que havia acontecido, pois estava muito abalado. "Ele, inclusive, precisou ser sedado. Está muito abalado. A mãe dela também acompanha, mas também se encontra emocionalmente abalada". Pelo Facebook, o Rotary Club, do qual o empresário faz parte, informou que o velório está marcado para as 22h desta quinta-feira em Janaúba.

***

Hoje em Dia - Menina de 2 anos morre após ser esquecida dentro de carro em Janaúba - Paula Bicalho - 15/02/2018 - 22h40 - Atualizado 23h01 - Mais uma tragédia em Janaúba, no Norte de Minas, foi registrada nesta quinta-feira (15). Uma criança de dois anos morreu por asfixia depois de ter ficado trancada dentro de um carro. Segundo a Polícia Militar, o pai da menina, de 38 anos, levava a filha para a escola, por volta das 12h30. No meio do caminho, porém, ele entrou em uma loja, onde ficou por aproximadamente 3 horas. Após esse período, o homem lembrou-se que havia deixado a filha no carro e correu até o veículo. A menina estava inconsciente, mas como apresentava sinais vitais, foi levada para o Hospital Fundajan. Na unidade de saúde, os médicos tentaram reanimá-la, no entanto, a criança não resistiu e morreu. O pai, em estado de choque, teve uma crise hipertensa e precisou ser internado. A mãe da menina é enfermeira e ex-secretária municipal de saúde da cidade. Ela ajudou a atender as crianças vítimas da tragédia na creche Gente Inocente, em outubro do ano passado, que matou 10 alunos da educação infantil, além de docentes. O corpo da criança foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83105
De: Calculista Data: Quinta 15/2/2018 22:33:34
Cidade: Montes Claros/MG

Conforme divulgado hoje, o número de mortos nas estradas federais caiu 31% durante o Carnaval de 2018, em relação ao mesmo período de 2017, baixando de 150 para 103 mortos. No entanto, considerando uma média de 20,6 por dia (103/5), seriam 7519 mortes em um ano (20,6 x 365), muito elevada, por exemplo, em comparação ao número real de mortos em 2017, também nas rodovias federais, de 6.244 (média de 17,1 por dia). Assim sendo, percebe-se que a redução de 150 para 103, do Carnaval de 2017 para o de 2018, não é tão significativa ou confiável quanto parece, exigindo que sejam tomadas sempre, ao longo de todo o ano, com muito empenho, dedicação e responsabilidade as medidas preventivas necessárias para se evitar os acidentes, tanto pelos motoristas, como pelas autoridades do trânsito, nas rodovias federais, estaduais e municipais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°83104
De: Saturnino Data: Quarta 14/2/2018 16:20:52
Cidade: Brasília

Da série "está tudo dominado".
Fato verídico acontecido ontem, em Maceió, capital das Alagoas. Transcrevo:

Em Maceió, ladrões armados tomaram caminhoneta Amarok, oficial, a serviço do comandante geral da PM, enquanto ele comia, com os filhos, em lanchonete do Bairro Trapiche da Barra.
Foi às 2h desta terça feira de Carnaval. O comandante disse que preferiu não reagir e deixou levar o carro da PM, embora descaraterizado.

A PM narrou: "um homem armado entrou no local e anunciou o assalto, além de levar o veículo, roubou pertences das pessoas que estavam no local, inclusive o celular do filho dele".

Disse o próprio comandante: "O carro estava parado e enquanto eu lanchava, eles chegaram, anunciaram o assalto e levaram o carro. Eu não reagi, porque nós orientamos a população que não reajam a esse tipo de crime. O assaltante fugiu sem ferir ou agredir ninguém”, disse o comandante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: