Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: RUAS VERDES

Verde eh a palavra da moda aqui na europa. Especificamente, aqui na Inglaterra essa palavra eh ´Green´. Verde da um sentido de limpo, puro, organico, ecologico. Verde vende. E uma prova disso eh a McDonald`s, que comeca a mudar os designs de seus estabelecimentos na Inglaterra para a cor verde, introduzindo tambem no cardapio algumas mudancas como: mais saladas, frutas e sucos naturais.
E nessa onda verde, literalmente algumas ruas de londres estao sendo pintadas de verde para sinalizar as ciclovias. Isso mesmo, uma parte do asfalto negro ganha agora uma camada de cor verde sinalizada com simbolos de bicicletas indicando que ali eh uma ciclovia, destinada a veiculos de duas rodas ´nao motorizados´. Ou seja, a moto nesse espaco nao tem vez!
E quem ganha com isso? A populacao eh claro. Mais bicicletas implica em menos carros nas ruas, que induz a menos consumo de combustivel fossil e portanto um ar menos poluido. Mais bicicletas, quer dizer que ha mais gente praticando exercicios e portanto menos gente lotando hospitais por causa de problemas cardiovasculares. Menos obesos e com isso menos problemas que esta doenca conleva.
O proprio autor destas linhas optou por este tipo de transporte para o seu dia-a-dia e foi mais alem, entrou numa profissao onde cada vez mais ganha novos adeptos por empresas de transportes e entregas, aqui conhecimo como ´pushbiker courier´.
Mas para ser ter ´ruas verdes´ eh preciso ter planejamento e uma boa educacao. Mais ciclovias em cidades nao planejadas implica em menos espacos, ou para carros ou para pedestres. Implica em mais estacionamentos para bicicletas. O que se pode esperar de cidades onde carros estacionam em passeios destinados a pedestres? Estariam eles preparados para respeitar as ciclovias?
Por isso que antes de qualquer planejamento, o mais importante eh uma boa educacao. Um pedestre tem que saber que deve atravessar a rua sobre uma faixa de pedestre e os condutores tem que saber que devem respeitar essa faixa. E me veio agora a memoria de um fato, no Japao a educacao viaria comeca a ser ensinada no jardim de infancia e lembro-me do quanto ficava admirado ao ver criancinhas de aproximadamente 5 anos de idade indo para a escola que ficava perto de onde morava e quando queria atravessar uma rua ou avenida e que nesta nao tinha semaforos para pedestres, entao elas erguiam o braco para cima ou levantavam uma bandeirinha, entao os carros paravam e elas atravessavam a rua com a mao ou bandeira estendida para o alto, ate o outro lado da rua e ao chegar do outro lado, paravam para agradecer os carros que tinham parado, curvando-se para frente no tradicional gesto de agradecimento dos japoneses.
Portanto sejamos educados e nos respeitemos mutuamente. E ja que eh uma tendencia mundial que bicicletas se tornem cada vez mais o meio de transporte preferido das cidades que sofrem problemas de congestionamentos, criemos entao mais ´ruas verdes´ e eduquemos nossos pedestres, ciclistas e condutores para um transito mais harmonioso e pacifico.


(Marden Carvalho, de 34 anos, nasceu em Montes Claros, imigrou aos 21 anos para o Japão, onde morou por dois anos. Depois de breve retorno à terra natal, foi para Portugal, onde permaneceu por 5 anos, seguindo para a Espanha (3 anos). Atualmente, está na Inglaterra onde trabalha em duas áreas: computadores, reparacao, e como barman)

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima