Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 24 de abril de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Além da Macedônia

Manoel Hygino (Jornal ´Hoje em Dia´)

Adalmo Leão da Paixão era comerciante e nascido em São José do Jacuri. Com menos de 62 anos, pescava no São Francisco, entre Januária e Itacarambi. Cidadão tranqüilo e de sincero sorriso, equipava-se para o agradável esporte. No dia 30 de junho último, as grandes águas, quando a noite descia, o levaram consigo. Para sempre.
Quando a embarcação submergia, ainda salvou um amigo que o acompanhava. Muitas homenagens lhe foram tributadas, porque era um bom, dedicado a belas causas e costumes, que começavam no lar. Restaram lembranças e lembrancinhas, que entretanto não o trazem de volta ao convívio, a que muita falta faz.
O curioso no episódio é que, no colete protetor não utilizado naquele dia, de pescaria, havia um texto atribuído a Alexandre, o Grande. O filho de Felipe, da Macedônia, discípulo de Aristóteles, o filósofo, faz pensar, sobretudo diante das circunstâncias do infausto acontecimento do mês findo.
São os três últimos desejos do poderoso monarca. À beira da morte, ele convocou seus generais e seu escriba oficial, para revelar seus últimos desejos e anseios. Ei-los:
1 - Que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicos da época; 2 - que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas): que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Quando um dos seus generais, surpreso com os desejos insólitos, perguntou-lhe a razão ou razões de seu testamento, Alexandre explicou:
1 - Quero que os mais eminentes médicos carreguem meu caixão, para mostrar aos presentes que estes não têm poder de cura nenhuma diante da morte; Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem; Quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos, de mãos vazias partimos.
O cinema já mostrou Alexandre Magno em guerra contra povos adversários e povos contrários a seu planos. Por suas ações, é uma das figuras universais da história, pelo influxo extraordinário que a sua vida, obra e personalidade exerceram no mundo inteiro.
Não quis simplesmente ser o filho do grande Felipe. Sua inclinação se revela, ao convocar a seu lado Aristóteles, que lhe abriu e ensinou todos os ramos do saber humano. Ainda príncipe, guerreou contra os trácios, os gregos e os ilírios. A sétima arte recriou imagens da época, de seus costumes, das imensas regiões que percorreu.
Em assembléia, foi eleito chefe supremo dos helenos, submeteu os bárbaros do Norte da Mesopotâmia, arrasou Tebas de assalto poupando Atenas. Depois se encaminhou para a Ásia, com 5 mil ginetes e 30 mil homens a pé.
Desbaratou o exército persa e, atingindo o Górdio, cortou com a espada o nó célebre, que - segundo o oráculo - conferia o império da Ásia a quem o desatasse. Jamais estagnou. Entrou em Tarso, onde quase morreu, atravessou as portas da Cilicia, contornou o golfo de Issus e esmagou o exército que Dario lhe opôs, capturando a própria família do rei persa.
Entrou na Síria, cercou duas vezes Tiro, na Fenícia, durante sete meses, e Gaza, dali partindo para o Egito, onde fundou Alexandria. Granjeou o afeto do povo por sua magnanimidade e tolerância política e religiosa.
Continuava seu projeto, quando quase repentinamente morreu. Não consolidou a sua política, mas legou uma obra civilizadora sem par pelo desenvolvimento das riquezas, do comércio e da navegação, progressos extraordinários nas ciências na técnica e na indústria.
Sua figura se pode medir pelos três últimos desejos a ele atribuídos. Por seus atos e posições agigantou-se e toma as proporções de um dos gênios da humanidade.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima