Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 24 de abril de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: As sapatadas de D. Tiburtina

Manoel Hygino

Esta história caminha para oitenta anos. Aconteceu em 6 de fevereiro de 1930, quando uma caravana política da Concentração Conservadora, que apoiava Washington Luís na Presidência da República e seu candidato à sucessão Júlio Prestes, passava pela praça em que residia João Alves, um dos líderes da oposição em Montes Claros e favorável à Aliança Liberal.
Em meio ao foguetório, quando destilavam prestigiosas figuras da política federal, estadual e municipal, ocorreu um grave incidente, que resultou em mortos e muitos feridos. Pelo calor da campanha, pela significação dos visitantes, exaltaram-se os ânimos e o tiroteio alcançou as páginas dos jornais da capital da República.
Na comitiva oficial; dentre outros estava Melo Viana, vice-presidente da República e candidato ao Governo de Minas, que antes já ocupara. Assis Chateaubriand, contrário ao Catete, encontrou no episódio motivo para sua imprensa. Mais recentemente, Fernando Morais, conceituado jornalista e apreciado pesquisador, inseriu na biografia da chatô registros sobre o 6 de fevereiro.
Aparecem os nomes de João Alves, médico querido na cidade, sua esposa Tiburtina Alves, “fanática militante da Aliança Liberal”, e “a caravana foi atacada a tiros - supostamente por jagunços a mando da mulher do deputado”. Está no livro.
Segue o texto: “Em meio ao tiroteio, a mirrada Tiburtina aproximou-se do vice-presidente da República e aplicou-lhe sucessivas sapatadas, ferindo-o com violência no rosto e na cabeça”. Chateaubriand quis fazer de Tiburtina a Joana D’Arc do sertão, da Aliança Liberal, a Anita Garibaldi do Vale do São Francisco.
Morais observou: “Por maiores que fossem os desejos do jornalista, Tiburtina Alves eram apenas uma enfermeira gorducha que um dia, por mera casualidade, dera uma surra de sapato no vice-presidente da República.”
A agressão a sapatos, contudo, não existiu. Em muitos anos de trabalho, encontrei referência aos episódios de fevereiro, ouvi depoimentos de muitas pessoas da época, li artigos e livros, escutei comentários de meu pai, tudo demonstrando que o ataque enfurecido de Tiburtina Alves não houve. Em meio ao tiroteio, quem teria coragem de avançar na direção do grupo político recém-chegado, fortemente armado, para tentar ferir um ex-presidente de Minas e então vice-presidente da República?
De princípio, a versão seria simplesmente inverossímil. Os depoimentos no processo policial que se abriu nada revelou a respeito, confirmando as informações divulgadas e pessoalmente colhidas.
Há de advertir que Tiburtina não era “apenas uma enfermeira gorducha”, até porque não existia na época cursos de enfermagem em Minas. Apenas ajudara o marido-médico a levar assistência aos vitimados pela gripe espanhola, em 1918, visitando-os, de cada em casa, solidariamente.
Para um dos depoentes, inserido seu testemunho em livro de Milene Antonieta Coutinho Maurício, Tiburtina tinha “todos os dotes da mulher espartana. Quando jovem diziam que era de peregrina beleza”. E eu a conheci em Belo Horizonte, já idosa, mas uma mulher com traços de rara personalidade, bela ainda quando chegava a velhice.
Quando veio de sua cidade para Montes Claros, Tiburtina viveu dos serviços que prestava como costureira. Até que, encontrando-se com João Alves, começaram uma nova etapa de vida, que, pelo visto, entrou para a história.

Jornalista e escritor
[email protected]

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima