Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 3 de maio de 2024

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
67487
Por Efemérides - Nelson Vianna - 3/5/2011 07:43:55
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

3 de maio

1862 — Nomeados Comissários locais da Instrução Pública, o Vigário Antônio Gonçalves Chaves, Justino de Andrade Câmara e Vicente dos Santos, tomam posse daquelas funções na cidade de Montes Claros.
1900 — Falece o tte. cel. Gregório José Velloso. Nasceu no arraial de Montes Claros de Formigas, a 4 de janeiro de 1825, filho de Antônio Agostinho Velloso e Francisca Rodrigues Cardoso de Sousa. Estabeleceu-se como negociante, em sua terra natal, onde, mais tarde, adquirindo a fazenda das Quebradas, ali residiu por mais de trinta anos, como fazendeiro. Tornou-se industrial como um dos fundadores da fábrica de tecidos do Cedro, componente da firma Rodrigues Soares, Bittencourt, Velloso & Cia., da qual foi o primeiro Diretor. Filiado ao Partido Conservador, eleito Presidente do seu Diretório, a 19 de outubro de 1884. Exerceu vários cargos de eleição e nomeação, tais como o de vereador à Câmara Municipal, Juiz de Paz e outros. Espírito generoso e caritativo, socorria permanentemente a pobreza, especialmente na terrível sêca de 1889 a 1890. Casou-se com dona Joana Batista de Aguiar Godinho.
1913 — Ocorre a tragédia da fazenda de Canoas, no município de Montes Claros, onde são assassinados, a golpes de facão, seus proprietários, cel. Marciano José Alves, sua espôsa, dona Antônia Josefina Alves, sua esposa, dona Antônia Josefina Alves e mais a empregada do casal, de nome Rita.
O cel. Marciano José Alves, que contava 70 anos de idade, nasceu em Mendanha, município de Diamantina, filho de Honorato José Alves e dona Ana Elisa Alves. Era fazendeiro, tendo-se casado com dona Antônia Josefina Alves, a 30 de junho de 1907. Dona Antônia Josefina Alves contava 64 anos de idade e era natural de S. João Batista, Minas, filha de João José de Oliveira e dona Angélica de Oliveira.
1926 - Por decreto de S. Exc. Revma. Dom João Pimenta, Bispo Diocesano, é elevado à dignidade de Cônego Honorário da Sé Catedral de Montes Claros o padre Augusto Prudêncio da Silva que, por várias anos, foi Vigário da Freguesia de Montes Claros.
1941 — O major Alcides índio do Brasil é nomeado para o cargo de Delegado de Polícia Especial do município de Montes Claros.
1946 — Inaugura-se o HoteI Santa Cruz, em Montes Claros. Acha-se instalado em edifício de três pavimentos, à rua Lafetá, n.° 116, fazendo esquina com as ruas Altino de Freitas e Simeão Ribeiro. A bênção das instalações foi oficiada pelo cônego Marcos Van In. O Hotel Santa Cruz é de propriedade do sr. Custódio Rodrigues Pinheiro.
1947 — Chegam em visita a Montes Claros, os membros da comissão de cientistas americanos, suecos, canadenses e finlandeses que vieram ao Brasil a fim de observar, na vizinha cidade de Bocaiitva, o eclipse total do sol, que se dará no dia 20 de maio de 1947. Recepcionados pelas autoridades locais, são-lhes prestadas várias homenagens. A embaixada é chefiada pelo dr. George Briasboreck, do Observatório de Ierkes, e Willians Bay, de Wisconsin, que é astrônomo das Fôrças Aéreas do Exército dos E.E.U.U., e da Expedição da Sociedade de Geografia Nacional.
1955 — São inaugurados os refletores do Estádio João Rebelo, em Montes Claros.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Ivana Ferrante Rebello
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Isaías Caldeira Brant
Isaías Caldeira Veloso
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
montesclaros.com
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira