Consumir mais potássio reduz o risco de derrame, indica estudo da Organização Mundial de Saúde
Sexta 05/04/13 - 10hConsumir mais frutas e legumes frescos e reduzir a ingestão de alimentos industrializados podem aumentar a presença do potássio na dieta e levar a uma redução de 24% no risco de derrames cerebrais na população. A indicação vem de uma revisão de estudos liderada por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde. O trabalho envolve dados de quase 130 mil pessoas saudáveis e mostra que, entre as que consumiam mais potássio (de 3,5 gramas a 4,7 gramas por dia), o risco de derrame era 24% menor do que no grupo que ingeria menos desse nutriente. O potássio é essencial para o funcionamento celular e serve como contraponto à ação do sódio, componente do sal fortemente ligado à hipertensão, que é fator de risco para derrames e outras doenças cardiovasculares.


