Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Em 10 anos, 152 milhões de bebês nasceram prematuramente no mundo e OMS alerta sobre “emergência silenciosa”. Importante saber

Quarta 10/05/23 - 7h02

Um novo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta terça-feira (9) revelou que o nascimento prematuro se tornou a principal causa de mortes infantis, representando um em cada cinco de todos os óbitos antes dos 5 anos de idade.

O mundo registrou 152 milhões de partos de bebês prematuros entre 2010 e 2020, sendo que 13,4 milhões de bebês nasceram antes do tempo previsto em 2020, e quase 1 milhão morreu de complicações.

Isso equivale a cerca de 1 em cada 10 bebês nascidos precocemente, antes de 37 semanas de gravidez, em todo o mundo.

Além disso, os sobreviventes prematuros podem enfrentar consequências para a saúde ao longo da vida, com maior probabilidade de incapacidade e de atrasos no desenvolvimento.

O relatório alerta sobre uma “emergência silenciosa” de nascimento prematuro que impede o progresso na melhoria da saúde e sobrevivência das crianças e conclui que as taxas de parto prematuro não mudaram em nenhuma região do mundo na última década.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais