Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 29 de março de 2024

Arcebispo de M. Claros, dom Justino é nomeado pelo Vaticano para a Arquidiocese Metropolitana de Goiânia

Quinta 09/12/21 - 10h06

Publicado pelo Vatican News:


O Santo Padre aceitou esta quinta-feira, 9 de dezembro, a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese Metropolitana de Goiânia - GO, apresentada por dom Washington Cruz, e nomeou dom João Justino de Medeiros Silva novo arcebispo de Goiânia, transferindo-o da Sé de Montes Claros - MG.
Dom João Justino nasceu em 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. Estudou Filosofia (1985-1988) e Teologia (1988-1992) no Seminário Santo Antônio da Arquidiocese Metropolitana de Juiz de Fora. Obteve o Bacharelado em Pedagogia no Centro de Ensino Superior em Juiz de Fora (1988); o Bacharelado e Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (1992-1993); a Licenciatura (1997) e o Doutorado (2003) em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.
Ordenação sacerdotal
Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992, e incardinado na mesma Arquidiocese, onde ocupou os seguintes cargos: vigário paroquial; Pároco; coordenador regional de Pastoral; coordenador do Conselho Presbiteral; professor, vice-reitor e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; professor e coordenador do curso de Teologia; vigário forâneo; vigário episcopal para a Cultura, Educação e Juventude. Foi também assessor e depois perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2.
Ordenação episcopal
Em 21 de dezembro de 2011 foi eleito bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte e consagrado em 11 de fevereiro seguinte.
Em 22 de fevereiro de 2017 foi nomeado arcebispo coadjutor de Montes Claros e tornou-se ordinário em 21 de novembro de 2018. É presidente da Comissão de Cultura e Educação e membro do Conselho Permanente da CNBB.

***


Publicado pela Arquidiocese de M. Claros:


Dom João Justino é nomeado arcebispo da Arquidiocese de Goiânia(GO)
5 Ler Menos

O Papa Francisco nomeou nesta manhã de quinta-feira, 09 de dezembro, Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros para a Arquidiocese de Goiânia (GO).

Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Gradou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Dom João Justino foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores.

Dom João Justino foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora (MG). Na cidade mineira, também foi pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e Paróquia do Bom Pastor. Também foi Vigário Paroquial na Paróquia de São Pedro.

Filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva, dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG)

Ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte: Dom João Justino de Medeiros Silva foi o bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), que abrange oito municípios, coordenando a ação evangelizadora e pastoral, o funcionamento e a infraestrutura da Cúria Regional. Esteve em permanente contato com os padres, religiosos e comunidades de fiéis desta Região para escuta, orientações e avaliações. Presidiu os Conselhos Pastoral Regional, Presbiteral Regional, Pastoral de Forania, Pastoral Paroquial, Paroquial de Administração e Pastoral de Comunidade na Região Episcopal.

A Rensp é formada pelos municípios de Caeté, Nova Lima, Rio Acima, Raposos, Sabará, Taquaraçu de Minas, Nova União e parte de Belo Horizonte. O bispo trabalhou na articulação do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) nessas cidades. Também realizou acompanhamento pastoral das unidades da PUC Minas, do Colégio Santa Maria (CSM) e demais instituições vinculadas presentes nessa Região. Discutiu e definiu com as instâncias competentes provisões e transferências.

Dom João Justino supervisionou e orientou trabalhos no Tribunal Eclesiástico, na Secretaria Geral de Relações Sociais (SGRS) e na Secretaria Geral de Relações Eclesiais (SGRE). Acompanhou a vida, a administração e a ação evangelizadora dos santuários da Arquidiocese, coordenando o Conselho Arquidiocesano de Reitores. Coordenou a administração da Mitra nos respectivos santuários, incentivando projetos evangelizadores e de infraestrutura.

Acompanhou o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (SACEJ). No Serviço de Animação Vocacional, orientou a equipe de coordenação, articulando o Conselho Arquidiocesano de Movimentos e Novas Comunidades (Camenc), além de outras instâncias para a promoção e animação das vocações.

Orientou o desenvolvimento dos trabalhos do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral. Supervisionou o andamento, participou de reuniões, orientou as coordenações, concede pareceres, incentivou promoções e novos projetos na Mitra Arquidiocesana e no Fundo de Solidariedade. No Comitê Gestor da Presidência (CGP), participou de reuniões, informa-se, faz indicações e responsabiliza-se pelas questões envolvendo orçamentos, metas, e auxiliando nas orientações.

Em 2015, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Também foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Educação, do Regional Leste 2 da CNBB (Minas e Espírito Santo). Dom João Justino foi nomeado, em março de 2016, membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), e responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

SIMBOLOGIA DO BRASÃO DE ARMAS: O fundo azul indica as virtudes que conduzem ao céu. A pomba representa o Espírito Santo; a estrela de ouro simboliza Maria, Estrela da Evangelização. Estes elementos sinalizam a formação teológica de dom João Justino, cuja tese de doutorado teve como pesquisa o Espírito Santo e Maria. A faixa ondulada e prateada representam a Igreja de Juiz de Fora, origem do prelado. O livro aberto refere-se às Sagradas Escrituras e recorda o ministério do teólogo, que encontra na Palavra de Deus a alma da teologia. As letras gregas “alfa” e “ômega” apontam para Jesus Cristo, o princípio e o fim de todas as coisas (Ap 1,8). O lema “Para dar testemunho da luz” (In testimonium de lumine) baseia-se no Prólogo do Evangelho de João (1,1-18) e refere-se a São João Batista. O ouro da cruz aponta para a inesgotável riqueza do mistério da cruz e da ressurreição. O escudo é coberto com o chapéu prelatício e franja de cor verde. As figuras indicam a dignidade episcopal.

Nascimento: 22/12/1966- em Juiz de Fora -MG
Ordenação Presbiteral: 13/12/1992 – em Juiz de Fora -MG
Ordenado Bispo em 11/02/2012 – em Juiz de Fora –MG
Nomeado Bispo Auxiliar de Belo Horizonte pelo Papa Bento VXI – 21/12/2011
Nomeado Arcebispo Coadjutor de Montes Claros pelo Francisco – 22/02/2017
Apresentação de Início do Ministério Episcopal em Montes Claros – 13/05/2017



***


Publicado por A Redaçao, de Goiânia:



Goiânia - O mineiro dom João Justino de Medeiros Silva será o novo arcebispo de Goiânia. A informação foi confirmada na quinta-feira (9/12), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele assumirá o lugar de dom Washington Cruz, que pediu renúncia do cargo por motivos de idade. A mudança foi acolhida pelo Papa Francisco.

O arcebispo de Montes Claros (MG), dom João Justino, é atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Washington Cruz, de 75 anos, nasceu no interior da Bahia e foi nomeado arcebispo para a arquidiocese de Goiânia em 2002. "Seu desejo é permanecer, como arcebispo emérito, em Aparecida de Goiânia, na grande região metropolitana da capital de Goiás", diz comunicado do CNBB.


****


Metrópoles:

Vaticano escolhe bispo progressista para Arquidiocese de Goiânia

Dom João Justino de Medeiros Silva, de 55 anos, vai substituir Dom Washington Cruz, de 75, no posto de arcebispo metropolitano de Goiânia

Goiânia – O papa Francisco nomeou Dom João Justino de Medeiros Silva, de 55 anos, conhecido pelo seu perfil progressista e hoje arcebispo de Montes Claros (MG), como o novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Goiânia. Ele assumirá o lugar do conservador Dom Washington Cruz, de 75, que entrega a missão ao seu sucessor após 19 anos no posto.

Quase sete meses depois de ter seu pedido de renúncia confirmado pela Igreja Católica, o arcebispo Dom Washington Cruz dirigiu-se, nesta quarta-feira (9/12), aos colaboradores da Cúria Metropolitana, anunciando a nomeação do seu sucessor, que também é conhecido por fazer interlocução com diversos segmentos da sociedade. Ele leu carta escrita pelo novo arcebispo com suas primeiras saudações e pedido de oração ao povo goiano.

Carta
Em um trecho da carta, Dom João Justino fez seu primeiro pronunciamento.

“Pela primeira vez dirijo-me a todos vocês, após dizer o meu Sim ao chamado que a Igreja me fez, na pessoa do querido Papa Francisco, de deixar a Arquidiocese de Montes Claros (MG) para ir servir ao Povo de Deus da Arquidiocese de Goiânia (GO)”.

“Meu coração está sereno porque, mais uma vez, poderei dizer como o Senhor: ‘Eu estou no meio de vós como aquele que serve’”, escreveu o novo arcebispo, citando trecho do livro de Lucas”, afirmou.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais