Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
68711
Por Efemérides - Nelson Vianna - 1/9/2011 07:22:01
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

1.º de setembro

1841 — Conquanto a houvesse festejado, a 23 de maio de 1841, o ato da Sagração e Coroação de SA. M. o Imperador Dom Pedro Segundo, na ignorância de que a data antes fixada havia sido transferida, a Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas resolve, em sessão extraordinária, comemorá-lo mais uma vez, no dia novamente determinado, organizando o seguinte programa: “No dia 7 de setembro, ao amanhecer, ao meio dia e ao anoitecer, se salvam com repiques de sino, fogos de artifiício e bandas de música; no dia 8, a mesma salva ao amanhecer, Missa do Espirito Santo com sermão às 11 e meia, Cavalhadas às 3 da tarde, Te Deum com sermão às 5 e, às 6, cortejo no Paço da Câmara. E’ permitida toda a sorte de espetáculos públicos nos três dias que se seguirem, convidando o povo por edital para iluminar a frente das casas e apresentar todos os divertimentos honestos que não ofendam à moral pública, nem agravem a responsabilidade que a Câmara sobre si tomou concedendo esta licença genérica”.
1858 - Serafim Gonçalves Guimarães toma posse do cargo de vereador à Câmara Municipal de Montes Claros.
1886 - Pela Diretoria Geral de Higiene é concedida licença a Ensébio Alves Sarmento para estabelecer-se com larmácia na cidade de montes Claros, visto não haver farmácia alguma dirigida por profissional e ‘a falta aludida se estende a um raio de 40 léguas”.
1888 — Pela lei mineira n.° 3648, o Govêrno da Província fica autorizado a contratar com a companhia organizada pelo tenente-coronel Cypriano de Medeiros Lima a construção de uma estrada de ferro de Januária, pôrto da Extrema ou outro pôrto à margem do rio São Francisco entre os designados cidade de Montes Claros, passando pela Paróquia de Coração de Jesus, mediante garantia de juros de ‘7% sôbre 3.ooo:000$000, no máximo e privilégio de 50 anos.
- Pela lei n° 3650 da Assembléia Legislativa Provincial, fica a Câmara Municipal de Montes Claros autorizada a contratar com quem melhores condições oferecer, o serviço de abastecimento de água potável à cidade, mediante 12 cláusulas. Entre elas, o concessionário teria o privilégio por 30 anos, para o serviço, não poderia cobrar taxa anual que ezoedesse a 15$000 por pena dágua, todos os prédios sujeitos ao imposto predial ficariam obrigados a arrendar pelo menos uma pena dágua; o concessionário se obrigaria a fornecer à Câmara Municipal, sem quaisquer ônus para a Municipalidade, 24 penas dágua para chafarizes públicos e a concluir todos os trabalhos de abastecimento dágua, no prazo de dois anos a datar da aprovação do contrato.
1916 - È fundado, na cidade de Montes Claros, o Mineiro Foot-Ball Club que tem como seu primeiro Presidente José Magno de Alkimim Câmara.
1926 — Inaugura-se, na cidade de Montes Claros, a Estrada de Ferro Central do Brasil. O Ministro da Viação Francisco Sá, partindo de Bocaiuva com sua comitiva, em trem oficial, inaugura sucessivamente as Estações de Engenheiro Dolabela, no quilômetro 1.058; Pires e Albuquerque, no quilômetro 1.075; Juramento, no quilômetro 1 088 e Antônio Olyntho, no quilômetro 1.107, chegando ao final dos 72 quilômetros do percurso de Bocaiuva a Montes Claros, isto é, à estação desta última cidade às 14 horas e dez minütos. Ao dar entrada o comboio, à frente do qual vinha o carro conduzindo o dr. Francisco Sá, sua Senhota e vários membros da comitiva, espoucaram os foguetes e uma girândola de 50 dúzias de fogos, ao mesmo tempo que se faziam ouvir as bandas de música Euterpe Montes-clarense e a do 3º Batalhão da Policia Mineira. Milhares e milhares de pessoas que aguardavam a chegada do especial na esplanada prorromperam em delirantes aplausos e aclamações ao nome do grande Ministro.
APÓS o discurso de recepção e respectiva resposta, o dr. Francisco se dirigiu por entre arcos festivos e faixas de saudação que enfeitavam as ruas, ao Palácio Episcopal, onde ficaria hospedado.
Às 19 horas, partia da praça Dr. João Alves densa multidão, organizando imponente marche aux flambeaux, tendo à frente a banda de música do 3º Batalhão da Polícia Mineira, a fim de cumprimentar o Ministro da Viação, no Palácio da praça Dr. Chaves. Em nome do povo falou o dr. Urbino de Sousa Viarina, cujo discurso foi respondido pelo dr. Francisco Sa.
As 21 horas, teve início o banquete de 150 talheres, em que, além das pessoas gradas da cidade e da comitiva ministerial, tomaram parte as representações de todas as Municipalidades norte-mineiras, especialmente convidadas para assistirem ao magno acontecimento que se festejava na comuna irmã.
Ao champanhe, o Deputado Camilo Prates, em nome da Câmara Municipal de Montes Claros, ofereceu o banquete ao dr. Francisco Sá. O homenageado respondeu agradecendo com um dos discursos mais eloquentes, mais belos e emotivos até então jamais ouvidos pela enorme assistência, em religioso silêncio. Falou, por fim, o Deputado Honorato Alves, que levantou o brinde de honra ao Presidente da República, dr. Arthur da Silva Bernardes, e ao Presidente do Estado, dr. Fernando de Melo Viana.
Houve cinema à noite, ao ar livre, assistido por cêrca de 4.000 pessoas.
O primeiro agente da Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil’, em Montes Claros, foi Carlos Catão de Oliveira Prates.
1933 — Pelo decreto municipal n.° 98, é criada a Inspetoria de Veículos, ao municipio de Montes Claros.
1951 — Sai o primeiro número de ‘O Jornal de Montes Claros”, sob a direção do dr. Luis Pires Filho, impresso em linotipo. A bênção das instalações foi ministrada, às 10 horas, por S. Exc. Revma. Dom Antônio de Almeida Morais Júnior, Bispo Diocesano, falando logo depois o dr. Bilton Fonseca, Redator do periódico.
A principio, “O Jornal de Montes Claros” circulava três vêzes por semana. Em julho de 1954, era adquirido pelo dr. Oswaldo Alves Antunes. Trazia como lema e programa, “Igualdade de ânimo diante da adversidade e da prosperidade”. Jornal noticioso, da atenção notadamente aos problemas locais, que analisa com percuciência nêles interferindo do modo que lhe parece construtivo, ora sugerindo aos poderes oompetentes medidas oportunas e práticas, ora combatendo atos e fatos que julga prejudiciais ao bem estar da comunidade, campo êsse em que disserta com absoluta independência, expendendo os seus pontos de vista de maneira clara e incisiva.
1954 – Inaugura-se o Serviço de Traumatologia e Ortopedia no Hospital Santa Teresinha, na cidade de Montes Claros.
1962 – Toma posse a nova Diretoria do Sindicato dos Empregados Bancários de Montes Claros para o biênio 1962- 1964, tendo como presidente Raymundo Lyrio Brant.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Ivana Ferrante Rebello
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Isaías Caldeira Brant
Isaías Caldeira Veloso
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
montesclaros.com
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira