Um olhar sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros
(38) 3229-9800
 
Conheça-nos
Principal
Mural
Eu te procuro
Clamor & Broncas
Músicas de M. Claros
Hoje na história
 de M. Claros
Montes Claros
 era assim...
História
Memorial de
 João Chaves
Memorial de
 Fialho Pacheco
Reportagens
Concursos
Colunistas Convidados
Notícias por e-mail
Notícias no seu site
Fale conosco
 
Anuncie na 98 FM
Ouça e veja a 98 FM
Conheça a 98 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 98
Previsão do tempo
 
Anuncie na 93 FM
Ouça a 93 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 93
Publicidade
 
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Davidson Caldeira
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz de Paula
Luiz Ortiga
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Ruth Tupinambá Graça
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 
Atuais
Panorâmicas
Antigas
Pinturas
Catopês
Obtidas por satélite
No Tempo de Lazinho
Estrada Real Sertão
Mapa de M. Claros
 

10/9/2014 -"...teve até o desfile de um mendigo novo, supostamente drogado, que andou pelo centro, o quarteirão fechado da rua Simeão Ribeiro, completamente nu, exibindo-se". A crescente degradação da Praça da Matriz e vizinhança pede:

»1 - Policiamento mais rigoroso
»2 - Redefinição do uso da praça que é o marco zero da cidade
»3 - Outra reforma física
»4 - Maior empenho das autoridades no cumprimento das leis
»5 - Uma recuperação em todos os sentidos

» Ver resultados «




Buscar no Site


Previsão do tempo

Digite uma cidade:

Busca no



 
 

Ir para data:


           Efemérides - Nelson Vianna   

68711
Por Efemérides - Nelson Vianna - 1/9/2011 07:22:01
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

1.º de setembro

1841 — Conquanto a houvesse festejado, a 23 de maio de 1841, o ato da Sagração e Coroação de SA. M. o Imperador Dom Pedro Segundo, na ignorância de que a data antes fixada havia sido transferida, a Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas resolve, em sessão extraordinária, comemorá-lo mais uma vez, no dia novamente determinado, organizando o seguinte programa: “No dia 7 de setembro, ao amanhecer, ao meio dia e ao anoitecer, se salvam com repiques de sino, fogos de artifiício e bandas de música; no dia 8, a mesma salva ao amanhecer, Missa do Espirito Santo com sermão às 11 e meia, Cavalhadas às 3 da tarde, Te Deum com sermão às 5 e, às 6, cortejo no Paço da Câmara. E’ permitida toda a sorte de espetáculos públicos nos três dias que se seguirem, convidando o povo por edital para iluminar a frente das casas e apresentar todos os divertimentos honestos que não ofendam à moral pública, nem agravem a responsabilidade que a Câmara sobre si tomou concedendo esta licença genérica”.
1858 - Serafim Gonçalves Guimarães toma posse do cargo de vereador à Câmara Municipal de Montes Claros.
1886 - Pela Diretoria Geral de Higiene é concedida licença a Ensébio Alves Sarmento para estabelecer-se com larmácia na cidade de montes Claros, visto não haver farmácia alguma dirigida por profissional e ‘a falta aludida se estende a um raio de 40 léguas”.
1888 — Pela lei mineira n.° 3648, o Govêrno da Província fica autorizado a contratar com a companhia organizada pelo tenente-coronel Cypriano de Medeiros Lima a construção de uma estrada de ferro de Januária, pôrto da Extrema ou outro pôrto à margem do rio São Francisco entre os designados cidade de Montes Claros, passando pela Paróquia de Coração de Jesus, mediante garantia de juros de ‘7% sôbre 3.ooo:000$000, no máximo e privilégio de 50 anos.
- Pela lei n° 3650 da Assembléia Legislativa Provincial, fica a Câmara Municipal de Montes Claros autorizada a contratar com quem melhores condições oferecer, o serviço de abastecimento de água potável à cidade, mediante 12 cláusulas. Entre elas, o concessionário teria o privilégio por 30 anos, para o serviço, não poderia cobrar taxa anual que ezoedesse a 15$000 por pena dágua, todos os prédios sujeitos ao imposto predial ficariam obrigados a arrendar pelo menos uma pena dágua; o concessionário se obrigaria a fornecer à Câmara Municipal, sem quaisquer ônus para a Municipalidade, 24 penas dágua para chafarizes públicos e a concluir todos os trabalhos de abastecimento dágua, no prazo de dois anos a datar da aprovação do contrato.
1916 - È fundado, na cidade de Montes Claros, o Mineiro Foot-Ball Club que tem como seu primeiro Presidente José Magno de Alkimim Câmara.
1926 — Inaugura-se, na cidade de Montes Claros, a Estrada de Ferro Central do Brasil. O Ministro da Viação Francisco Sá, partindo de Bocaiuva com sua comitiva, em trem oficial, inaugura sucessivamente as Estações de Engenheiro Dolabela, no quilômetro 1.058; Pires e Albuquerque, no quilômetro 1.075; Juramento, no quilômetro 1 088 e Antônio Olyntho, no quilômetro 1.107, chegando ao final dos 72 quilômetros do percurso de Bocaiuva a Montes Claros, isto é, à estação desta última cidade às 14 horas e dez minütos. Ao dar entrada o comboio, à frente do qual vinha o carro conduzindo o dr. Francisco Sá, sua Senhota e vários membros da comitiva, espoucaram os foguetes e uma girândola de 50 dúzias de fogos, ao mesmo tempo que se faziam ouvir as bandas de música Euterpe Montes-clarense e a do 3º Batalhão da Policia Mineira. Milhares e milhares de pessoas que aguardavam a chegada do especial na esplanada prorromperam em delirantes aplausos e aclamações ao nome do grande Ministro.
APÓS o discurso de recepção e respectiva resposta, o dr. Francisco se dirigiu por entre arcos festivos e faixas de saudação que enfeitavam as ruas, ao Palácio Episcopal, onde ficaria hospedado.
Às 19 horas, partia da praça Dr. João Alves densa multidão, organizando imponente marche aux flambeaux, tendo à frente a banda de música do 3º Batalhão da Polícia Mineira, a fim de cumprimentar o Ministro da Viação, no Palácio da praça Dr. Chaves. Em nome do povo falou o dr. Urbino de Sousa Viarina, cujo discurso foi respondido pelo dr. Francisco Sa.
As 21 horas, teve início o banquete de 150 talheres, em que, além das pessoas gradas da cidade e da comitiva ministerial, tomaram parte as representações de todas as Municipalidades norte-mineiras, especialmente convidadas para assistirem ao magno acontecimento que se festejava na comuna irmã.
Ao champanhe, o Deputado Camilo Prates, em nome da Câmara Municipal de Montes Claros, ofereceu o banquete ao dr. Francisco Sá. O homenageado respondeu agradecendo com um dos discursos mais eloquentes, mais belos e emotivos até então jamais ouvidos pela enorme assistência, em religioso silêncio. Falou, por fim, o Deputado Honorato Alves, que levantou o brinde de honra ao Presidente da República, dr. Arthur da Silva Bernardes, e ao Presidente do Estado, dr. Fernando de Melo Viana.
Houve cinema à noite, ao ar livre, assistido por cêrca de 4.000 pessoas.
O primeiro agente da Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil’, em Montes Claros, foi Carlos Catão de Oliveira Prates.
1933 — Pelo decreto municipal n.° 98, é criada a Inspetoria de Veículos, ao municipio de Montes Claros.
1951 — Sai o primeiro número de ‘O Jornal de Montes Claros”, sob a direção do dr. Luis Pires Filho, impresso em linotipo. A bênção das instalações foi ministrada, às 10 horas, por S. Exc. Revma. Dom Antônio de Almeida Morais Júnior, Bispo Diocesano, falando logo depois o dr. Bilton Fonseca, Redator do periódico.
A principio, “O Jornal de Montes Claros” circulava três vêzes por semana. Em julho de 1954, era adquirido pelo dr. Oswaldo Alves Antunes. Trazia como lema e programa, “Igualdade de ânimo diante da adversidade e da prosperidade”. Jornal noticioso, da atenção notadamente aos problemas locais, que analisa com percuciência nêles interferindo do modo que lhe parece construtivo, ora sugerindo aos poderes oompetentes medidas oportunas e práticas, ora combatendo atos e fatos que julga prejudiciais ao bem estar da comunidade, campo êsse em que disserta com absoluta independência, expendendo os seus pontos de vista de maneira clara e incisiva.
1954 – Inaugura-se o Serviço de Traumatologia e Ortopedia no Hospital Santa Teresinha, na cidade de Montes Claros.
1962 – Toma posse a nova Diretoria do Sindicato dos Empregados Bancários de Montes Claros para o biênio 1962- 1964, tendo como presidente Raymundo Lyrio Brant.




Selecione o Cronista abaixo:
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Davidson Caldeira
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz de Paula
Luiz Ortiga
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Ruth Tupinambá Graça
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 



Voltar à Página Inicial

 






Um olhar de Montes Claros sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros


Clique e acesse nosso Twitter
Siga o montesclaros.com


Últimas Notícias

25/01/15 - 13h09
Seis homens, "todos de capacetes fechados", às 7 e meia da noite, contra supermercado na área central de Montes Claros. Fugiram em 3 motos


24/01/15 - 17h02
Jornais de BH repercutem a interdição do presidio de M. Claros, por superlotação. Com 592 vagas, mantém 1.035 presos - 3 centenas deles vindos de outras regiões

24/01/15 - 18h05
Este noticiário será retomado na segunda-feira, às 7 horas, a não ser que aconteça fato extraordinário

24/01/15 - 18h
Abono do PIS já exige 6 meses seguidos de trabalho neste ano

24/01/15 - 17h
Asteróide passará "raspando" na Terra segunda-feira e poderá ser visto até por binóculo

24/01/15 - 16h
Sem correção da tabela de Imposto de Renda, brasileiro pagará mais de tributo neste mês do que deveria

24/01/15 - 15h
Brasil tem um terço das 50 cidades mais violentas do mundo. João Pessoa é a 4ª e, BH, a de nº 42 - consulte a lista

24/01/15 - 14h37
"...quando a exploração do minério terminar as adjacências do distrito Vale das Cancelas ficará com um buraco - se é que se poderá chamar apenas de buraco - de cerca de 400 metros de profundidade"

24/01/15 - 14h35
"A lua também tem o prumo dela, o seu nascer e o seu minguar costumeiro, só muda o horário. Mas cada um bebe e fuma o que quer e vê o que credita. Tomou papudo!"

24/01/15 - 14h33
"Apesar dos pesares, o fuzilamento de um brasileiro vale como advertência: não podemos conviver ou contemporizar com o crime e os criminosos"

24/01/15 - 14h
Manchetes dos jornais: “Planalto vê cenário ´crítico´ da água e pede ajuda à população” - “Copasa decide racionar água e multar desperdício no Estado”

24/01/15 - 13h
Sem os 10 milímetros de sexta, meteorologia prevê 10mm de chuva neste sábado, 2 domingo e 10 segunda-feira - em M. Claros

24/01/15 - 12h
Só vai chover metade do previsto no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil – projeta Operador Nacional do Sistema

24/01/15 - 11h
Indústria têxtil diz que 20 mil postos de trabalho foram fechados no Brasil em 2014

24/01/15 - 10h
34 milhões na Mega-Sena deste sábado, acumulada há 4 concursos. (Apostador de Sorocaba ganhou, sozinho, com os nºs 01 - 03 - 05 - 10 - 20 - 42)

24/01/15 - 9h
Pai também vai para a cadeia, condenado no desdobramento da morte do filho da atriz Cissa Guimarães

24/01/15 - 8h
Brasileiro apanhado como terrorista é extraditado, tem prisão incondicional e pode pegar até 12 anos de cadeia

24/01/15 - 7h
Custo alto da energia, já acima do limite, recomenda racionamento de 5% do consumo - define norma


23/01/15 - 18h
Nova regra do INSS deve reduzir cálculo do auxílio-doença

23/01/15 - 17h
ONU pede a países que enviem planos climáticos após calor recorde em 2014

23/01/15 - 16h
Itamaraty afirma não ter como pagar contas das embaixadas

23/01/15 - 15h
Investimento dos empresários em 2015 será menor, aponta Confederação Nacional da Indústria

23/01/15 - 14h
Contas de luz de janeiro estão mais caras, e as de fevereiro devem seguir no mesmo caminho, aponta jornal

23/01/15 - 13h
Sisu bate recorde com 2,7 milhões de inscritos; 1ª chamada sai na próxima segunda-feira

23/01/15 - 12h
“Relógio do Apocalipse” agora marca 3 minutos para a meia-noite, hora fatal; 17 premiados com o Nobel monitoram os riscos de “catástrofe mundial”

23/01/15 - 11h
Jornais espanhóis repercutem venda de Lucas Silva ao Real Madrid, pelo Cruzeiro

23/01/15 - 10h
Ladrões armados assaltam cartório perto do prédio da Prefeitura, pela hora do almoço

23/01/15 - 8h11
"Sol com muitas nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde. À noite a chuva pára" - diz a meteorologia para M. Claros, hoje. (E, à tarde, a chuva antevista para este sábado subiu de 2 para 10mm)

23/01/15 - 8h
Copasa admite multa em contas, rodízio e racionamento de água em Minas

23/01/15 - 7h
Ministro já fala em racionamento de energia elétrica se o nível dos reservatórios cair ao limite "prudencial " de 10%; o nível atual - no Sudeste - é de 17%


22/01/15 - 18h
Pesquisa mostra que um terço das pessoas ficaria um ano sem sexo, mas não sem celular

22/01/15 - 17h
Em menos de 2 anos, carro popular financiado fica 3.425 reais mais caro com alta da taxa de juros – avaliam economistas

22/01/15 - 16h
Número de inscritos no Sisu passa de 2,3 milhões. Prazo de inscrição acabará hoje à meia-noite

22/01/15 - 15h
Manchetes dos jornais: “Rodízio de água em BH entra na pauta da Copasa” - “Ministro diz que não falta, mas Brasil importa energia” - “Argentina socorre o Brasil”

22/01/15 - 14h
Justiça de S. Paulo condena dona a pagar 20 mil reais de indenização por repreender beijo gay no seu restaurante

22/01/15 - 13h
Cristina Kirchner agora admite, pelo twitter, que morte de promotor "não foi suicídio"

22/01/15 - 12h
Brasileiro escolheu ser executado em pé; médico marcou na camiseta branca o coração a ser fuzilado

22/01/15 - 11h
Saiu do Bairro Todos os Santos e acabou trancado no porta-malas, perto de escola

22/01/15 - 9h26
Com o céu sem nuvens, meteorologia acena (desde ontem) com esperanças de 10 milímetros de chuva, hoje, e 10mm amanhã, em M. Claros. E diz que as chances são de 60%

22/01/15 - 9h
Alta de ontem, de 0,5%, deixa a taxa de juros no maior patamar desde 2011

22/01/15 - 8h
Ministro da Fazenda diz na Suíça que economia do Brasil deve ter desempenho negativo no curto prazo

22/01/15 - 7h
Nível das águas em 85% das hidrelétricas do Brasil é menor do que em 2001, ano do apagão - aponta Operador


21/01/15 - 18h
Maiores clubes de futebol do Brasil devem mais de 1,5 bilhão de reais à União

21/01/15 - 17h53
Prefeitura X Copasa: "Isso significa que o contrato tem vigência até abril de 2015, quando então a Copasa perde o direito à concessão para prestação do serviço. A Prefeitura de Montes Claros já está preparando o processo licitatório para a seleção da empresa que vai assumir os serviços no município"

21/01/15 - 17h22
"...estão com o abastecimento comprometido: Ibituruna, São Luiz, Morada do Sol, Morada do Parque, região do Grande Major Prates e Chiquinho Guimarães. A previsão é de que o abastecimento (...) volte à normalidade a partir das 2h desta quinta-feira..."

21/01/15 - 17h
Atlético faz hoje, contra o Shakhtar, seu primeiro jogo na temporada

21/01/15 - 16h
Mega-Sena sorteia hoje prêmio de 27 milhões de reais

21/01/15 - 15h
Preço da gasolina pode subir mais de 8% com aumento da tributação sobre os combustíveis

21/01/15 - 14h30
Manchetes dos jornais: “Economia terá pela frente seca e energia cara” - “Carnaval em Minas terá racionamento de água” - “Dilma barra nova tabela e aumenta o Imposto de Renda”

21/01/15 - 14h
A partir de amanhã, crédito fica 3% mais caro para o consumidor

21/01/15 - 13h
Meteorologia vê alguma chuva em M. Claros desta quinta ao dia 30, mas calor alto vai seguir. (Às 14h, a previsão aumentou - para 10mm - a chuva de amanhã e depois)

21/01/15 - 12h
Janeiro deste ano é o mais quente e seco desde 1917. Índice médio da temperatura é de 36,8 graus

21/01/15 - 11h
Inflação em 2015 pode passar de 7% com aumento de impostos

21/01/15 - 10h
Brasil perde 37% da água disponível para consumo, aponta relatório do governo

21/01/15 - 9h
Indonésia nega pedido final de clemência ao segundo brasileiro condenado a fuzilamento por tráfico de drogas

21/01/15 - 8h
Ministro Braga espera de Deus "um pouco de umidade e chuva" para enfrentar risco de novos apagões

21/01/15 - 7h
Ministro do Supremo chama de “confisco” o novo aumento de impostos dos brasileiros


20/01/15 - 18h
Educação quer mais rigor para novos cursos de Direito; 89 pedidos aguardam parecer

20/01/15 - 17h
Diretor da Aneel diz que custo extra nas contas de luz pode superar 23 bilhões de reais

20/01/15 - 16h
Manchetes dos jornais: “Governo ‘desliga a luz’ em quatro regiões sem avisar” - “Falhas no sistema e consumo podem causar novos apagões” - “Pico de consumo causa apagão e caos em 10 estados e Distrito Federal”

20/01/15 - 15h
Maior parte dos aumentos de impostos entrará em vigor no mês de junho

20/01/15 - 14h
Vetado trecho da medida provisória que corrigia em 6,5% a tabela do Imposto de Renda

20/01/15 - 13h
Meteorologia passa a ver pingos de chuva em M. Claros de quinta-feira desta semana à quarta da semana que vem

20/01/15 - 12h56
"É penoso redigir estas linhas sobre um homem de bem, e que partiu como ele o fez: de supetão. Em artigos ou crônicas para os periódicos locais, redigiu o necrológio daqueles que pelo sertão mineiro passaram e a ele serviram com desprendimento e carinho"

20/01/15 - 12h
Empresário é seguido e interceptado por ladrões, em carro de S. Paulo e moto, na Av. Plínio Ribeiro, às 3h da tarde

20/01/15 - 11h
Para a OIT, desemprego no Brasil vai aumentar em 2015 e 2016

20/01/15 - 10h
FMI já reduz expectativa de crescimento do Brasil - de 1,4% para 0,3%, em 2015

20/01/15 - 9h55
"...efetuou uma manobra marcha à ré, sem auxilio de terceiros, momento em que atropelou uma criança de 4 anos, que se encontrava dependurada na traseira do referido caminhão"

20/01/15 - 9h
Reajuste final no preço da gasolina para o consumidor poderá ficar entre 5 e 7%

20/01/15 - 8h
Ministro culpa falha em transmissão por falta de luz, ontem, em Minas e outros 10 estados

20/01/15 - 7h
Governo da Indonésia deporta repórter e cinegrafista da TV Globo


19/01/15 - 18h
Começa beatificação do médico carioca de 34 anos que morreu enquanto surfava

19/01/15 - 17h
Aumento de juros terá impacto de até 14,3% na prestação da casa própria

19/01/15 - 16h
Vence hoje parcela única (ou 1ª parcela) do IPVA 2015 em Minas

19/01/15 - 15h
Manchetes dos jornais: “Ajuste fiscal gera impasse com setor de ensino privado” - “’Saco de regalias’ para juízes prevê até auxílio-creche” - “Petrobras culpa ex-diretor por aumento de custos de refinaria”

19/01/15 - 14h
Cada deputado federal receberá, no mínimo, 136 mil reais de salário e benefícios em janeiro, mesmo nas férias

19/01/15 - 13h
Temperaturas entre 23 e 33 °C em M. Claros, até o dia 27; a pouca chuva que a meteorologia vê, até lá, não diminui o calorão

19/01/15 - 12h
Cruzeiro acerta contratação de armador uruguaio por 5 anos

19/01/15 - 11h
Começam hoje e vão até quinta-feira inscrições para 205 mil vagas do Sisu

19/01/15 - 10h
Riqueza mundial de 1% deve superar a dos restantes 99% até 2016, explica estudo



OUÇA E VEJA A 98 FM
Todos direitos pertecentes a Rádio Montes Claros 98,9 FM. O material desta página
não pode ser publicado, transmitido por broadcasting, reescrito ou distribuído
sem prévia autorização